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Campus:
CAMPUS UMIRIM
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Residência profissional agrícola: qualificação em assistência técnica e extensão rural para egressos das ciências agrárias
Área Temática:
Trabalho
Linha de Extensão:
Educação Profissional
Data de Início:
24/04/2023
Previsão de Fim:
31/10/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
80
Local de Atuação:
Rural
Fomento:
Projeto AgroIFNordeste
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Umirim
Formas de Avaliação:
Reunião
Relatório
Participação
Formas de Divulgação:
Folder
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Francisco Carlos de Sousa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Francisco Carlos de Sousa IFCE Coordenador Docente IFCE Sim 6 24/04/2023 31/10/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 6.000,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 27.000,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Este projeto integra o Programa Residência Profissional Agrícola (PRPA) do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), regulamentado pela Portaria No 193, de 16 de junho de 2020. O projeto tem enfoque na atuação junto a grupos produtivos da agricultura familiar no município de Umirim, Ceará, em geral, unidades produtivas de alimentos, visando potencializar sua produção e beneficiamento, bem como os processos de comercialização e acesso aos mercados. Seu objeto principal é contribuir na capacitação técnica e qualificação profissional de jovens recém-egressos das Ciências Agrárias e áreas afins, bem como mediar vivências e experiências profissionais concretas em unidades produtivas da agricultura familiar. Entende-se por unidade produtiva a propriedade ou espaço, rural ou urbano, onde se desenvolvam atividade agrícola, pecuária, pesca ou extrativismo. Um conjunto de unidades produtivas compõe a unidade residente. A unidade residente, por sua vez, é composta por associações e cooperativas de produtores (as) rurais, instituições públicas de assistência técnica e extensão rural, empresas de assistência técnica, nacionais ou internacionais, da administração direta e indireta e a sociedade civil organizada.
Justificativa
A agricultura familiar tem dinâmica e características distintas em comparação à agricultura não familiar. Nela, a gestão da propriedade é compartilhada pela família e a atividade produtiva agropecuária é a principal fonte geradora de renda. Além disso, o agricultor familiar tem uma relação particular com a terra, seu local de trabalho e moradia. A diversidade produtiva também é uma característica marcante desse setor. A agricultura familiar é um modelo com ênfase na conservação dos recursos naturais, utilização de insumos da própria propriedade (leguminosas e gramíneas), geração de emprego e renda com baixo custo de investimento. Além disso, possui a capacidade de garantir o desenvolvimento do município e ao mesmo tempo, o crescimento de todo o entorno socioeconômico, mantendo a população em sua localidade, evitando o deslocamento para os grandes centros urbanos, com êxodo rural. Conforme a Lei nº 11.326/2006, é considerado agricultor familiar e empreendedor familiar rural aquele que pratica atividades no meio rural, possui área de até quatro módulos fiscais (cuja dimensão varia de acordo com o município onde está localizada a propriedade), mão de obra da própria família, renda familiar vinculada ao próprio estabelecimento e gerenciamento do estabelecimento ou empreendimento pela própria família. Também são considerados agricultores familiares: silvicultores, aquicultores, extrativistas, pescadores, indígenas, quilombolas e assentados da reforma agrária (BRASIL, 2006). No Nordeste do Brasil, a agricultura familiar tradicional é composta de pequenos e médios produtores, com possibilidades limitadas de acesso aos modernos instrumentos de produção, caracterizadas principalmente pela produção de alimentos para subsistência em suas próprias terras. Além disso, os agricultores familiares, muitas vezes, ainda carecem de informações e de assistência técnica e extensão rural (ATER), a qual é primordial para melhorar, aumentar e qualificar ainda mais a sua produção (SOUZA et al., 2011; DE PAULA et al., 2014). Para que os produtores familiares tenham acesso a um serviço de ATER de qualidade é importante destacar a necessidade de propiciar espaços de formação e de qualificação de jovens egressos dos cursos de Ciências Agrárias e afins, em que possam se qualificar profissionalmente no debate da produção e do abastecimento de alimentos da agricultura familiar. Neste sentido, é importante destacar o papel da educação profissional que integra o trabalho, à ciência e à tecnologia como uma estratégia de acesso ao desenvolvimento tecno-científico, conforme a Lei das Diretrizes e Bases da Educação (Lei no 9.394/96), no Artigo 39. Logo, as iniciativas correlatas se constituem em espaços que possibilitam o exercício profissional sob orientação na relação entre a instituição de ensino e as unidades residentes. Iniciativas como o PRPA, garantem a capacitação técnica dos profissionais extensionistas quanto a necessidades específicas da agricultura familiar, qualificando os jovens recém-egressos e formandos a utilizarem tecnologias que se adequem a realidade local.
Público Alvo
- Público-alvo direto: Egressos de cursos de ciências agrárias e áreas afins. - Público-alvo indireto: produtores familiares.
Objetivo Geral
Promover a qualificação técnica de profissionais dos cursos de ciências agrárias e áreas afins para acesso ao mercado de trabalho, com atuação junto aos empreendimentos da agricultura familiar na produção de alimentos, contribuindo em assessoria técnica e em inovações tecnológicas.
Objetivo Específico
- Qualificar alunos concluintes ou recém-egressos dos cursos de ciências agrárias e afins, em Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), para assistirem aos produtores rurais, em todo o processo de produção, comercialização e gestão da produção agropecuária. - Propiciar aos estudantes residentes uma vivência concreta e experiência de trabalho junto aos empreendimentos da agricultura familiar e às organizações de prestação de serviço de ATER; - Qualificar tecnicamente os residentes, jovens profissionais recém-egressos para que possam alcançar o mercado de trabalho, a partir da vivência indissociável entre ensino, pesquisa e extensão na relação entre Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e Unidades Residentes; - Desenvolver ações nos campos de assessoria técnica na produção, processamento e comercialização de alimentos junto às Unidades Residentes das organizações vinculadas à agricultura familiar, por meio da inovação tecnológica, aumentando sua eficiência e rendimentos; - Possibilitar a integração entre o IFCE e Unidades Produtivas da agricultura familiar, promovendo o intercâmbio de conhecimentos técnicos, práticos e teóricos, voltados para o desenvolvimento rural sustentável, a segurança alimentar, a geração de renda e trabalho no município de Umirim.
Metodologia
O Programa Residência Profissional Agrícola (PRPA) foi criado por meio da Portaria n.º 193, de 16 de junho de 2020, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O Programa é destinado à qualificação de jovens estudantes e recém-egressos dos cursos de ciências agrárias e afins. Conforme o manual de operações do programa, a Residência Profissional Agrícola se caracteriza pela inserção dos residentes das áreas de ciências agrárias e afins no ambiente real de trabalho, por meio de treinamento prático, orientado e supervisionado, propiciando o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao exercício profissional. Além de proporcionar a qualificação dos residentes, o programa visa aproximar e fortalecer a relação do universo acadêmico com a realidade da agricultura brasileira, contribuindo para a formação de profissionais capazes de dar respostas às demandas colocadas pelos diferentes segmentos do setor produtivo agrícola. No âmbito do Projeto AgroIFNordeste, o presente projeto irá qualificar cinco técnicos. A residência profissional consistirá em treinamento prático orientado e supervisionado pelo docente orientador lotado no campus ofertante, na qual os técnicos irão prestar assistência técnica aos produtores por um período de 6 meses. Os diálogos entre orientador e residente poderão ocorrer presencialmente ou de forma virtual, de acordo com as condições do contexto e de deslocamento. As diretrizes pedagógicas do programa serão definidas em conformidade com as orientações da Pró-Reitoria de Ensino do IFPI, em documento específico, de acordo com legislação vigente para o ensino e com o manual de operações do Programa de Residência Profissional Agrícola, publicado pelo MAPA. E os processos de seleção e distribuição de vagas do campus Umirim será detalhado em edital específico. Por meio deste projeto, a Unidade Administrativa irá capacitar cinco alunos de nível técnico, que darão assistência a no máximo 75 unidades produtivas da agricultura familiar, em todo o processo de produção, beneficiamento e comercialização dos produtos agropecuários. Nessa ação, cada residente irá acompanhar de 5 a 15 produtores por um período de 6 meses. As metodologias ativas de aprendizagem irão focar na participação ativa dos estudantes, de forma colaborativa e resolutiva, a partir de problemas e situações reais. Por meio de visitas técnicas, os residentes prestarão assistência técnica aos produtores rurais, caracterizada por orientações práticas quanto ao gerenciamento da propriedade, escrituração zootécnica e descarte orientado de animais, manejo nutricional, manejo sanitário, manejo reprodutivo dos rebanhos, dentre outros. O projeto da Residência Profissional terá um caráter metodológico de diálogo entre os conhecimentos científicos e as experiências de vida e profissionais, trazendo esse elemento do contexto específico dos residentes para o momento pedagógico. O professor coordenador desta proposta irá ministrar um curso de curta duração em sua área de formação, visando contribuir para a formação técnica dos residentes.