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Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Educação ambiental e Empreendedorismo – ações para reflexões críticas e decisões participativas
Área Temática:
Meio Ambiente
Linha de Extensão:
Questões Ambientais
Data de Início:
26/04/2023
Previsão de Fim:
27/03/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
60
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
120
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Eusébio
Formas de Avaliação:
Trabalho em grupo
Reunião
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Marieta Maria Martins Lauar
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Jose Mateus de Morais IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 26/04/2023 27/03/2024
Marieta Maria Martins Lauar IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 26/04/2023 27/03/2024
Thalita Lima Souza IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 26/04/2023 27/03/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A preocupação ambiental é vista como impulso para o surgimento de iniciativas da comunidade com o propósito de desenvolver atividades e projetos cujo principal objetivo é educar a sociedade como um todo, sensibilizando-a nas questões referentes ao meio ambiente. Acredita-se que somente fomentando a participação comunitária, de forma articulada e consciente, um projeto de Educação Ambiental atingiria seus objetivos. Este deve prover os conhecimentos necessários a compreensão de seu ambiente, de modo a suscitar uma consciência ambiental e social que possa gerar atitudes capazes de afetar comportamentos (FERNANDES e SILVA, 2017). Portanto, busca-se aproximar a real necessidade de conscientização e aprofundamento sobre o que é Educação Ambiental e qual responsabilidade de cada um e como jovens, adultos e toda comunidade pode ser protagonista de mudança com atitudes simples a realizar ações que melhore as condições de vida no nosso planeta. Todos devem sentir comprometimento e responsabilidade com o ambiente, refletir sobre suas escolhas e consequências. Atualmente, a educação empreendedora possui grande relevância e atende a necessidade da sociedade que hoje se apresenta. Uma instituição de ensino com práxis empreendedora forma cidadãos autônomos, capazes de exercer liderança, inovar, criar, desenvolver habilidades e assumir responsabilidades. Na educação ambiental empreendedora verifica-se o empoderamento do indivíduo, a fim de capacitá-lo e qualificá-lo para exercer sua cidadania de forma consciente e responsável. Sendo assim, os valores e os princípios orientadores da educação ambiental empreendedora demarcarão o projeto que possui finalidades transversais aos temas mencionados, de forma a darem sentido à prática, legitimando-a.
Justificativa
O presente projeto justifica-se pela necessidade de despertar para reflexões críticas e decisões participativas no IFCE campus Fortaleza acerca do papel da Educação Ambiental com a Educação Empreendedora, pensando na realização de ações que promovam mudanças de hábitos e atitudes que favoreçam o processo educativo que conduz a um saber ambiental ético, baseado em um convívio social sustentável. Que por meio da comunidade interna e externa ao IFCE campus Fortaleza sejam possibilitadas melhorias das competências necessárias para que ações e intervenções pedagógicas garantam às comunidades a percepção para escolhas ambientalmente corretas, priorizando o meio ambiente em relação aos demais interesses, tornando-os protagonistas e agentes de transformação.
Público Alvo
• Comunidade externa: consumidores que tem preocupação ambiental e gostariam de informações para tomada de decisão durante a aquisição de produtos e/ou serviços ecologicamente corretos
Objetivo Geral
Realizar ações ligadas à educação ambiental empreendedora, no intuito de despertar reflexões críticas e decisões participativas no IFCE campus Fortaleza, permitindo que os alunos do ensino técnico e superior aliem teoria à prática.
Objetivo Específico
Levantamento de temas primordiais, ligados à ideia central e orientadora do projeto; Criação de “banco de dados” relacionado à educação ambiental empreendedora: • Locais/empresas que promovem formação profissional na área; • Oportunidades de estágio e/ou emprego na área; • Empresas e/ou indústrias que praticam o empreendedorismo sustentável; • Movimentos ecológicos, sociais e sindicais municipais e/ou estaduais; • Eventos municipais e/ou estaduais; • Locais de turismo ecológico municipais e/ou estaduais. Possibilidade do desenvolvimento de produção científica, cultural, artística e/ou tecnológica para criação de “jornais” que comunicará o que fora cadastrado no “banco de dados” Realização de workshops, oficinas e/ou minicursos relacionados à educação ambiental empreendedora (como exemplo: Alterações climáticas, Energias renováveis, Economia ecológica, Economia regenerativa, Negócios de impacto socioambiental, Elaboração de projetos, entre outros); Contextualizar e realizar análise crítica sobre marketing verde e/ou greenwashing das empresas e/ou produtos cadastrados no “banco de dados”; Integração do conhecimento científico e da “sabedoria popular” às práticas de educação ambiental; Motivar os alunos para iniciativas de conscientização e responsabilização ambiental.
Metodologia
Este projeto será desenvolvido com uma abordagem predominantemente qualitativa, do tipo descritiva. Os métodos de coleta de dados utilizados, serão: observação, entrevista e pesquisa ou análise documental (LUDKE e ANDRÉ, 1986) A abordagem qualitativa refere-se a uma contribuição investigativa que permite uma discussão mais aprofundada, com possibilidade de descobertas que expressam as reais particularidades temporal e local das pessoas em seus contextos (DENZIN e LINCOLN, 2006). Já a abordagem do tipo descritiva é utilizada com o propósito de descrever características de grupos, estimar a proporção de elementos, numa população específica, com características ou comportamentos semelhantes, com o intento de descobrir ou verificar relação entre as variáveis (MATTAR, 2001). A pesquisa bibliográfica e documental constitui uma fonte poderosa de onde podem ser retiradas evidências que fundamentem afirmações e declarações do extensionista. Ao incluir também a pesquisa de campo, com a coleta de dados, ampliamos o poder de analisar de forma crítica a conscientização e responsabilização ambiental dos envolvidos. A coleta de dados ocorrerá através da observação direta, entrevistas e pesquisa/análise documental para criação do banco de dados. Todos os dados coletados serão categorizados no intuito de organização e clareza de entendimentos sobre as ações relacionadas ao objetivo do projeto. Considerando que a motivação é despertar para reflexões críticas e decisões participativas no IFCE campus Fortaleza, possibilitando a participação da comunidade externa e interna, quando se alia teoria à prática.