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Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Dançar é Lazer
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Desporto e Lazer
Data de Início:
07/12/2019
Previsão de Fim:
19/12/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Matriz Orçamentária do Campus
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Maracanaú
Fortaleza
Formas de Avaliação:
Reunião
Relatório
Questionário
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Sistema acadêmico
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Allana Joyce Soares Gomes Scopel
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Allana Joyce Soares Gomes Scopel IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 10/01/2020 19/12/2020
Arielle de Lima Resende IFCE Integrante Discente IFCE Sim 8 07/12/2019 19/12/2020
Bianca Steffan de Sousa Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 07/12/2019 19/12/2020
Emmanuel Alves Carneiro IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 07/12/2019 19/12/2020
Felipe Queiroz da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Sim 8 07/12/2019 19/12/2020
Francisco Robervalter Soares dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Sim 8 07/12/2019 19/12/2020
Gustavo Davi Bezerra Ferreira IFCE Integrante Discente IFCE Sim 8 07/12/2019 19/12/2020
Jahi Mota Cabral Filho IFCE Integrante Discente IFCE Sim 8 07/12/2019 19/12/2020
Tatiana Leite Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 07/12/2019 19/12/2020
Wendel Sousa Barbosa IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 07/12/2019 19/12/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Universidade Estadual do Ceará (UECE) Não
Universidade Federal do Ceará (UFC) Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 21.600,00
Vínculos:
Ação Tipo
PROGRAMA SAUDE E CONSCIENCIA Programa
Apresentação
Partindo do pressuposto de que o lazer é uma dimensão da cultura e uma necessidade humana, ele pode se manifestar em variados tempos e espaços sociais, e estabelece relações com outras dimensões da vida. Ademais, a maioria dos adeptos da Dança de Salão a pratica por lazer (RIED, 2003). Pensando nisso o Projeto Dançar é Lazer surgiu a partir da iniciativa de duas alunas do curso de Gestão Desportiva e de Lazer que possuem também formação na área de dança. A ideia inicial do projeto foi incentivar a prática da dança de salão aos alunos e servidores do IFCE - Campus Fortaleza. Assim iniciaram-se as práticas de dança, que acontecia no pátio em horários de intervalo de aulas, o projeto chamava-se "Sexta Dançante". Posteriormente o projeto se transformou em cursos de iniciação à dança de salão, divididos em módulos, de acordo com os variados ritmos. Dessa vez dando prioridade ao público externo à instituição, já com o nome de "Dançar é Lazer". As aulas se iniciaram em 08 de abril de 2011, às sextas feiras, divididos em duas turmas. O projeto vem se desenvolvendo até os dias atuais, agora com duas bolsas para alunos monitores, com ajuda de custo para outros cinco alunos voluntários, além de alunos de outras IES que se voluntariam para dar aulas no projeto.
Justificativa
A proposta do projeto Dançar é Lazer é proporcionar um espaço onde os alunos do curso possam desenvolver suas habilidades de gestão de ações de lazer, além de promover a socialização entre alunos, servidores e comunidade externa, aliando ensino, pesquisa e extensão. Além disso, que venha a desenvolver as várias dimensões do ser humano, promovendo qualidade de vida: a parte física com o ganho de equilíbrio, coordenação e consciência corporal; a parte afetiva por estímulo ao convívio social; a desinibição, propiciando a criação de novas amizades; no campo sociológico pela apreensão de regras de etiqueta e convívio social e ainda congregando outras atividades socioculturais e recreativas. O referido projeto justifica-se ainda por se configurar como um espaço de vivência prática, pesquisa e extensão para alunos e professores do curso de gestão Desportiva e de Lazer. Servindo também como meio de divulgação do curso e estímulo aos alunos.
Público Alvo
Pessoas oriundas de diferentes bairros de Fortaleza de de cidades vizinhas, Homens e mulheres, de idades variadas, que tenham pouca ou nenhuma experiência em dança de salão. Alunos/alunas e servidores de outras instituições de educação pública.
Objetivo Geral
Conhecer e praticar a dança de salão, sendo despertado o hábito desta atividade, proporcionando, dessa maneira, um espaço/tempo para exercitar o corpo e alcançar satisfação através dos movimentos coordenados da dança.
Objetivo Específico
Incentivar a prática de gestão em projetos de lazer e cultura; Promover atividades de lazer por meio da dança de salão à alunos, servidores e comunidade externa do IFCE.
Metodologia
O projeto acontece por meio de aulas de Dança de Salão para iniciantes. As aulas acontecem semanalmente divididas por módulos, em cada módulo são ofertados dois ritmos de dança de salão diferente, um em cada turma. Os ritmos variam de acordo com a disponibilidade de professores voluntários e pela demanda da população. Cada módulo é composto por quatro aulas práticas, mais uma aula reservada apenas para a vivência livre da dança aprendida. Serão ofertadas 100 vagas para duas turmas, 50 vagas para cada turma, sendo 25 para condutores/as e 25 para conduzidos/as. As vagas são divididas nas três modalidades de participantes: membros da comunidade externa, alunos e servidores, sendo priorizado a comunidade externa ao IFCE. As aulas acontecem todas as sextas-feiras, sendo a turma 1 no horário de 19h às 20h e a turma 2 de 20h às 21h. Observação 1: Pela grande demanda apresentada, ao final de cada módulo serão ofertadas novas vagas, geradas a partir das desistências.