Exibir Ação

Campus:
CAMPUS MORADA NOVA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
III Mostra de Física IFCE-MN
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acesso à Educação
Data de Início:
10/12/2019
Previsão de Fim:
10/12/2019
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
150
Carga Horária de Execução do Evento:
6
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Morada Nova
Formas de Avaliação:
Trabalho em grupo
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Cartaz
Atividades Realizadas:
Exposição
Feira
Mostra
Apresentação
Nome do Responsável:
Nadia Ferreira de Andrade Esmeraldo
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Nadia Ferreira de Andrade Esmeraldo IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 10/12/2019 10/12/2019
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
IFCE - Campus Fortaleza Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A III Mostra de Física do IFCE campus Morada Nova tem o objetivo de trazer participação ativa dos alunos das disciplinas de Física dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Aquicultura. Tendo em vista a ampla participação dos alunos diante das últimas duas edições, este ano teremos uma observação astronômica associada à atividade realizada pelos alunos. O evento portanto ocorre com a exposição de experimentos envolvendo os conhecimentos de Física adquiridos pelos alunos ao longo do semestre, juntamente com um momento de observação astronômica com um colégio convidado para participar da atividade.
Justificativa
A justificativa na aplicação deste projeto se dá pela importância das atividades experimentais para o ensino da Física. Estas por sua vez permitem o desenvolvimento das habilidades dos alunos, além de proporcionar ao professor momentos de troca e aprendizagem. Associar à isto a oportunidade de os alunos utilizarem um telescópio para uma observação astronômica traz vivências únicas para os discentes envolvidos.
Público Alvo
A comunidade externa, constituída por alunos do ensino médio de uma escola pública, se faz necessária para divulgação das atividades do campus e pela oportunidade que estes alunos terão em participar de um momento único. Tanto um aprendizado prático será estabelecido como uma vivência que amplia os horizontes e os conhecimentos dos discentes envolvidos.
Objetivo Geral
O objetivo geral desta mostra de física é trazer a física para mais perto da realidade dos alunos, desmistificando a ideia de que a disciplina de física é muito difícil e constituída de um aglomerado de contas e equações para se resolver.
Objetivo Específico
O objetivo específico da mostra de física é oportunizar aos alunos tanto do campus quanto da escola convidada a observação astronômica e a exploração de diferentes experiências, diferente do tradicional e convencional explorado em sala de aula.
Metodologia
Para a realização desta mostra de física teremos dois telescópios emprestados do IFCE campus Fortaleza, onde teremos um espaço de observação astronômica com monitores fazendo o acompanhamento dos alunos. Além disso, teremos alguns banners auto explicativos onde algumas informações úteis sobre o sistema solar e a historia da astronomia serão expostos. Em outro ambiente teremos um espaço para que os alunos observem por meio de um óculos de realidade virtual o ambiente interno da estação espacial internacional. Em paralelo ocorre a exposição de experimentos de física preparado pelos alunos que estão cursando as disciplinas de física. Este momento integra diferentes atividades e insere os alunos dentro de um contexto único de aprendizado e experiência.