Exibir Ação

Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
EDITORAÇÃO DE PARTITURAS NACIONAIS: Projeto de perpetuação e acesso à música brasileira
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Música
Data de Início:
09/06/2023
Previsão de Fim:
14/06/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1000
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Semi-Presencial
Formas de Avaliação:
Trabalhos Escritos
Relatório
Formas de Divulgação:
Articulações institucionais
Redes sociais
Site institucional
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Joao Victor Miranda Leao dos Santos
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Artur Menezes França IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 09/06/2023 14/06/2023
Benjamim Lopes Pinto Neto IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 09/06/2023 14/06/2023
Clarisse Melo Colares IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 09/06/2023 14/06/2023
Iraneide Monteiro de Medeiros Andrade IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 09/06/2023 14/06/2023
Jefferson Sampaio dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 09/06/2023 14/06/2023
Joao Victor Miranda Leao dos Santos IFCE Coordenador Docente IFCE Não 2 09/06/2023 14/06/2024
Lucas Oliveira Laurindo IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 09/06/2023 14/06/2023
Macilene Mauricio Ribeiro IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 09/06/2023 14/06/2023
Manuela Nascimento de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 09/06/2023 14/06/2023
Ricardo Melo Cubas Corcuera IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 09/06/2023 14/06/2023
Vanessa Aléxia Lima Vidal IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 09/06/2023 14/06/2023
Weberton de Araujo Garcez IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 09/06/2023 14/06/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Universidade Federal do Ceará Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
II Jornada de Música e Tecnologia do IFCE Evento
Apresentação
O presente projeto já foi aprovado no passado sob o número 915 O projeto visa atuar na preservação de partituras de músicas brasileiras que já se encontram em domínio público, perpetuando-as através de sua editoração, ou seja, escrevendo-as digitalmente. Tais partituras serão apresentadas por meio de evento a definir e disponibilizadas gratuitamente ao público em bancos de partituras, permitindo, assim, o acesso do público às mesmas. É grande o número de partituras que se encontram em acervos digitais que ainda não foram editoradas, o que acaba limitando e dificultando o acesso a estas, assim como a feitura de adaptações e arranjos. Somente na Biblioteca Nacional Digital há mais de mil e quatrocentas partituras digitalizadas cuja parcela considerável ainda não foi editorada. É com o intuito de atenuar essa problemática que este projeto é apresentado. Através desse trabalho, poderemos garantir o acesso de grupos musicais, compositores, arranjadores, bandas e orquestras a uma diversidade de peças musicais que permanecem na escuridão de grandes compositores brasileiros que estão sumindo em uma nuvem de anonimato e esquecimento.
Justificativa
Inúmeros são os compositores brasileiros cujas obras já se encontram em domínio público, posto que já faleceram há mais de sete décadas; obras essas que estão livres para execuções musicais, para criação de arranjos, para a realização de gravações, etc. Entretanto, uma quantidade considerável dessas obras ainda permanece sob difícil acesso, pois não foram editoradas. Faz-se necessário e importante, portanto, que esse trabalho seja executado, beneficiando nacionalmente e internacionalmente a nossa música e nossa cultura, atingindo diversos públicos direta e/ou indiretamente, principalmente a capital do estado do Ceará, onde será realizado o labor. Assim, colabora-se na perpetuação do legado desses compositores e agrega-se valor à nossa cultura.
Público Alvo
- Músicos e estudantes de música da cidade de Fortaleza; - Comunidade externa ao campus que tenha interesse na área cultural e musical; - Comunidades atingidas indiretamente: grupos de música brasileira em todo o território nacional.
Objetivo Geral
Atuar na editoração (escrita digital) e publicização de partituras de peças musicais brasileiras em domínio público, perpetuando o legado de diversos compositores nacionais renomados internacionalmente.
Objetivo Específico
- Realizar, através da extensão curricularizada na disciplina Informática Musical Básica (MUS003), a editoração de manuscritos de peças musicais; - Alimentar o repertório de grupos musicais da região fortalezense e de todo o território nacional, como corais, orquestras e bandas e eventuais outros grupos pertinentes interessados, estando de acordo, assim, com a diretriz de Interação Dialógica da Política Nacional de Extensão Universitária; - Publicizar e disponibilizar as partituras editoradas por meio de sítios e/ou outras mídias virtuais, mais uma vez reforçando e permitindo o trabalho de interação dialógica, de acordo com o instruído no documento de Política Nacional de Extensão Universitária e o artigo oitavo da Política de Extensão do IFCE.
Metodologia
A ação já vem acontecendo desde o semestre 2022.2 -- mas sem formalização no sistema Sigproext -- estudantes da disciplina Informática Musical Básica. Com a finalidade de efetivar os objetivos descritos, bem como promover o desenvolvimento do projeto de extensão, estão sendo realizadas as seguintes atividades: I. Treinamento em programa editor de partituras (MuseScore) realizado pelo prof. João Victor Miranda Leão dos Santos durante a disciplina Informática Musical Básica, contemplando, desta forma, a diretriz de Indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão presente tanto na Política Nacional de Extensão Universitária como na Política de Extensão do IFCE (art. 11º), pois tal prática acadêmica se vincula ao processo de formação dos estudantes e demais participantes e põe o estudante como protagonista e agente ativo de sua própria formação técnica; II. Levantamento de compositores brasileiros cujas obras estejam em domínio e que ainda não foram editoradas; III. Coleta de partituras manuscritas em formato físico ou digital das mesmas; IV. Editoração das partituras supracitadas. Os quatro pontos acima já vem sendo executados na disciplina como parte da curricularização da disciplina, como supra explicado. Além desses quatro pontos, uma quinta atividade encerrará o projeto: V. Disponibilização on-line das partituras concluídas pelo projeto, contribuindo direta e indiretamente no impacto e na transformação social através do acesso à cultura, cumprindo, assim, a diretriz Impacto e Transformação Social, como instruído na Política de Extensão do IFCE e na Política Nacional de Extensão Universitária.