Exibir Ação

Campus:
CAMPUS SOBRAL
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
IF mais Empreendedor: Turismo e Gastronomia: apoio à empreendimentos de Alimentação Fora do Lar da Serra da Meruoca
Área Temática:
Trabalho
Linha de Extensão:
Empreendedorismo
Data de Início:
02/06/2023
Previsão de Fim:
06/12/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
11
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
20
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Programa IF Mais Empreendedor
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Semi-Presencial
Formas de Avaliação:
Reunião
Frequência
Relatório
Participação
Formas de Divulgação:
Articulações institucionais
Redes sociais
Site institucional
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Cristiane de Sousa Florencio
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Camila Franco IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/09/2023 01/10/2023
Cristiane de Sousa Florencio IFCE Coordenador Docente IFCE Sim 7 02/06/2023 01/12/2023
Gerlene Silva Freire IFCE Integrante Discente IFCE Sim 15 02/06/2023 06/12/2023
Gutemberg Carvalho Quarto de Ideias Integrante Sem vínculo Não 5 01/08/2023 01/09/2023
Iran Tabosa Lima IFCE Integrante Discente IFCE Sim 15 02/06/2023 06/12/2023
Jéssica dos Santos Teixeira IFCE Integrante Discente IFCE Sim 15 02/06/2023 06/12/2023
João Marcos Dutra IFCE Integrante Discente IFCE Sim 15 02/06/2023 06/12/2023
Joel Carneiro Rosalino Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Sim 15 02/06/2023 06/12/2023
Maria Elisangela de Sousa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/07/2023 01/08/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Sebrae Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 14.000,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 7.050,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) foi implantado no município de Sobral em 2008, para atender as demandas de toda a Região Norte do Estado, por meio da formação profissional gratuita e de qualidade. O campus Sobral conta com dezesseis cursos, oferecidos semestralmente à comunidade, nas modalidades de técnicos, tecnológicos distribuídos em quatro Eixos Tecnológicos: Ambiente, Saúde e Segurança, Controle e Processos Industriais, Produção Alimentícia e Recursos Naturais, além de cursos de Especialização em Gestão Ambiental, Especialização em Gestão da Qualidade e Segurança dos Alimentos, o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física e as licenciaturas: Física e Matemática. A missão principal do campus Sobral é produzir, disseminar e aplicar o conhecimento tecnológico e acadêmico para formação cidadã, por meio do Ensino, da Pesquisa e Inovação e da Extensão, contribuindo para o progresso socioeconômico local, regional e nacional, na perspectiva do desenvolvimento sustentável e da integração com demandas da sociedade e com o setor produtivo. O IFCE - campus Sobral possui o Departamento de Extensão, Pesquisa, Pós Graduação e Inovação (DEPPI), e tem como meta no Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023, desenvolver e apoiar práticas de empreendedorismo entre seus alunos e servidores juntamente com a comunidade. Nesse sentido, procuramos ampliar as parcerias com os ecossistemas empreendedores em âmbito local, estadual e nacional, além de fortalecer as ações de fomento à cultura empreendedora no âmbito institucional. O incentivo à atitude empreendedora no Brasil tem sido crescente nos últimos anos, dentro de um contexto em que as instituições de ensino superior estão inserindo em suas matrizes curriculares o ensino da disciplina Empreendedorismo em conjunto com as práticas didático-pedagógicas. O Empreendedorismo, é um tema frequentemente abordado em pesquisas na América Latina, onde esses estudos têm identificado a relação entre o termo empreendedorismo e a criação de oportunidades de emprego, o incentivo ao processo de inovação, o crescimento econômico, a geração de riqueza e a criação de valor. Essa relação pode ser observada no âmbito de uma empresa, em setores da economia, em uma região e até mesmo em um país (FARAH, CAVALCANTI e MARCONDES, 2017). Em diversas situações, o empreendedor depende de ajuda externa para criar oportunidades favoráveis ao desenvolvimento do empreendedorismo, principalmente as pequenas e médias empresas, que, por suas características estruturais, têm dificuldade de empreender (STEWART; GAPP, 2014). Nesse contexto, investimento em educação empreendedora, capacitação para empresas e empreendedores são considerados fatores formais que facilitam o surgimento do empreendedorismo. Mas também é possível destacar fatores informais, como o desenvolvimento de uma cultura empresarial e sua disseminação (SAHUT, 2014).
Justificativa
Desta forma, a referida proposta visa auxiliar no desenvolvimento do turismo gastronômico da região Norte do Ceará, por meio da assistência a seis empreendimentos do setor de bares e restaurantes situados na região da Serra da Meruoca. O suporte será dado a partir da promoção de ações voltadas ao atendimento, apoio, orientação e remodelagem destes negócios, alguns deles afetados negativamente pela Pandemia da Covid-19. Optou-se em atuar no setor de bares e restaurantes devido a sua relação com o turismo e o potencial de crescimento que a atividade econômica tem na região. Além do fato de que o IFCE Campus Sobral, disponibiliza em sua grade de cursos, os cursos dos eixos Tecnológicos de Produção Alimentícia e Recursos Naturais, Meio Ambiente, Saúde e Segurança, além de Controle e Processos Industriais, que poderão contribuir com esses empreendimentos. A atuação dos alunos neste projeto possibilitará sua compreensão quanto a realidade local e do mundo do trabalho, auxiliará na prática e experiência relacionadas aos conhecimentos adquiridos em sala de aula, bem como possibilitará que esses estudantes deem sua contribuição para a sociedade. Em termos de articulação entre ensino, pesquisa e extensão, a realização da referida proposta possibilitará a consolidação de dados por meio de pesquisas desenvolvidas durante o projeto que poderão dar suporte à tomada de decisão pelo IFCE e por outros órgãos de fomento do setor, visto que existe carência de informações sobre a participação do setor de bares e restaurantes especificamente da Serra da Meruoca, tais como: quantidade de estabelecimento formais e informais, perfil de qualificação dos empresários, índice de geração de emprego e renda, entre outros. Quanto ao ensino, o material gerado pelo projeto possibilitará a formatação de um programa de capacitação empreendedora, que poderá, posteriormente, ser conduzido em periodicidade semestral ou anual no formato de cursos de formação inicial e continuada (FIC) pelos docentes do Campus e convidados externos. Os benefícios e resultados advindos do projeto serão comunicados às comunidades acadêmica e externa, objetivando apresentar a importância do empreendedorismo, da atividade de extensão e produção de conhecimento para a formação e carreira dos estudantes, além de contribuir com uma imagem favorável do IFCE Campus Sobral como um espaço de geração de conhecimento e contribuição com a comunidade.
Público Alvo
6 Micro e pequenas empresas do setor de alimentação fora do lar situadas na Serra da Meruoca, região circunvizinha ao Campus Sobral-CE.
Objetivo Geral
O objetivo geral desta proposta é realizar ações voltadas ao atendimento, apoio, orientação e remodelagem de Micro e Pequenos Empreendedores e Empreendedores Individuais do Setor de Bares e restaurantes da Região Norte do Ceará, promovendo o desenvolvimento do turismo gastronômico na região.
Objetivo Específico
 Conceder apoio aos empresários relacionados ao setor de bares e restaurantes em parceria com instituições de fomento ao empreendedorismo;  Exercitar nos alunos bolsistas os conhecimentos sobre empreendedorismo, consultoria e assessoria técnica às empresas assistidas pela proposta;  Possibilitar a aproximação entre alunos bolsistas, micro e pequenos empreendedores, montando um modelo de projeto que poderá ser desenvolvido posteriormente junto a outros empreendimentos da cadeia de turismo da região.
Metodologia
As fases iniciais estão voltadas a seleção de estudantes para composição da equipe de bolsistas a partir de edital público sendo oriundos dos cursos de tecnologia em Mecatrônica Industrial, em Alimentos, licenciatura em Matemática, técnico em panificação e técnico em meio ambiente. Após este momento houve a seleção de empreendimentos para participação na referida proposta e seguindo os critérios descritos anteriormente. Tais etapas foram realizadas em momento anterior a submissão desta proposta, conforme orientação da chamada pública. Posterior a integração da equipe de trabalho, serão desenvolvidas ao longo de 6 meses as seguintes fases do projeto: I. Participação em capacitações sugeridas pelo Coordenador Geral do Programa. As capacitações serão realizadas de acordo com a coordenação geral e a participação se dará pela coordenação da equipe ou por outro membro que faz parte do projeto. II. Reuniões mensais com a Coordenação Institucional, e, quando necessário, com a Coordenação Geral do Programa; O coordenador de equipe participará de todas as reuniões que forem convocadas pela Coordenação Institucional e/ou pela Coordenação Geral do Programa, e na impossibilidade, outro servidor o substituirá. III. Reunião com os empreendedores para apresentação dos projetos e início das atividades de elaboração do Diagnóstico Empresarial; IV. Apresentação e discussão do Diagnóstico Empresarial para cada uma das empresas selecionadas; V. Construção do Plano de Apoio para cada uma das empresas e apresentação aos empreendedores; VI. Acompanhamento do desenvolvimento do Plano de Apoio; VII. Apresentação de resultados aos empreendimentos atendidos; VIII. Apresentação dos resultados em evento de encerramento