Exibir Ação

Campus:
CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
QUINTAIS AGROECOLÓGICOS
Área Temática:
Meio Ambiente
Linha de Extensão:
Agroecologia e Agroextrativismo
Data de Início:
06/09/2023
Previsão de Fim:
05/09/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Juazeiro do Norte
Crato
Barbalha
Formas de Avaliação:
Participação
Formas de Divulgação:
Convite
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Francisco Hugo Hermogenes de Alencar
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonio Lucas Costa Soares IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 06/09/2023 10/06/2024
Francisco Hugo Hermogenes de Alencar IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 06/09/2023 05/09/2024
Girlaine Souza da Silva Alencar Aposentada Integrante Sem vínculo Não 2 06/09/2023 05/09/2024
Jose Lucas Gomes de Sales IFCE Integrante Discente IFCE Não 16 06/09/2023 05/09/2024
Vitoria Regia Ferreira Sales de Melo IFCE Integrante Discente IFCE Não 16 06/09/2023 10/06/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A sociedade contemporânea baseia-se em princípios da ecologia rasa, centralizada no ser humano e na exploração dos recursos naturais para manter o crescente consumo de bens e serviços, gerando inúmeros impactos negativos refletindo na perda da biodiversidade e doenças. Por este motivo, é urgente e necessário reestabelecer o convívio harmônico do Homem com a natureza, disseminando princípios como cooperação, harmonia, igualdade, solidariedade e o entendimento de que os recursos naturais são finitos e que o Homem faz parte de um Sistema maior, não é o centro de tudo. Neste contexto, a Educação Ambiental no universo escolar se configura como uma importante ferramenta para quebra de paradigmas além de contribuir para a formação de cidadãos conscientes e engajados com questões ambientais. A agroecologia se constitui como uma alternativa importante na disseminação de saberes, por ser uma ciência holística e apresenta-se como um contraponto ao modelo de produção convencional de alimentos, sem a utilização de agrotóxicos e fertilizantes químicos. Busca transformar os sistemas alimentares e agrícolas, integrando práticas orgânicas, biodinâmicas e permacultura, contribuindo para a segurança alimentar e nutricional restaurando os serviços ecossistêmicos e a biodiversidade, essenciais para a agricultura sustentável. O objetivo deste Projeto é colaborar com a formação de cidadãos conscientes, engajados e reconectados com a Natureza, disseminando práticas de produção sustentáveis, que poderão ser multiplicadas nas suas escolas e nos quintais das suas comunidades. Nessa perspectiva, alunos do Ensino Fundamental I e II farão vivências quinzenais na Horta do Campus, onde aprenderão os princípios básicos da produção sustentável e terão a oportunidade de conhecer ervas e condimentos utilizados na culinária do Cariri cearense.
Justificativa
A mudança da relação Homem e Meio Ambiente, especificamente na agricultura, é urgente, pois as consequências negativas da exploração dos recursos naturais e do uso indiscriminado de insumos químicos são evidentes como: destruição de florestas, intoxicações alimentares, desenvolvimento de doenças crônicas causadas pela adição de agroquímicos em plantações, perda da biodiversidade e de recursos naturais devido a contaminação da água e do solo. Para mudar este comportamento, é fundamental que haja discussões sobre a Educação Ambiental, especialmente no ambiente escolar para que oriente as futuras gerações sobre a produção limpa e hábitos de consumo mais sustentáveis. É nessa perspectiva, que o Projeto Quintais agroecológicos, foi pensado. Quinzenalmente, crianças do Ensino Fundamental I e II visitarão a Horta do Campus para vivenciar o cultivo de hortaliças, frutíferas, erva condimentares e compartilharão saberes sobre utilização de mezinhas tradicionais. Nesta oportunidade, serão abordados princípios agroecológicos, baseados na sistematização e consolidação dos saberes e conhecimentos populares (empíricos e tradicionais) e científicos, visando o manejo ecologicamente responsável dos recursos naturais, a sociodiversidade, o resgate dos princípios naturais de cultivo e o redirecionamento da agricultura convencional, sem o uso de insumos químicos. Assim, poderão multiplicar a prática em suas escolas, nos quintais das suas comunidades e desta forma, contribuir com a formação de cidadãos conscientes, engajados e reconectados com a Natureza.
Público Alvo
Alunos da rede pública e particular de Ensino Fundamental I e II de Juazeiro do Norte - CE , Crato-CE e Barbalha - CE.
Objetivo Geral
Colaborar com a formação de cidadãos conscientes, engajados e reconectados com a Natureza.
Objetivo Específico
• Localizar escolas de Ensino Fundamental que tenham interesse de participar do Projeto; • Realizar Vivências na Horta; • Conhecer ervas e condimentos utilizados na culinária do Cariri cearense; • Compartilhar os saberes de produção sustentável adquiridos ao longo do tempo; • Incentivar a implantação de Hortas Escolares; • Estimular a interação das crianças com a natureza.
Metodologia
Inicialmente serão selecionados no mínimo dois estudantes voluntários do curso de Engenharia Ambiental e em seguida será realizado um treinamento para atuarem no Projeto. Posteriormente será realizado um levantamento das Escolas de Ensino Fundamental I e II que tem interesse de participar do Projeto. Quinzenalmente, serão oferecidas vivências na Horta do Campus com grupos de 15 crianças, onde aprenderão os princípios básicos sobre da produção sustentável de hortaliças, frutíferas, e terão a oportunidade de conhecer ervas, compartilhar saberes sobre utilização de mezinhas tradicionais e condimentos utilizados na culinária do Cariri cearense. Também aprenderão a fazer preparo e aplicação de misturas naturais para o combate a pragas e e ao final, plantarão sementes em vasos confeccionados a partir de embalagens pet reutilizadas para levarem para casa, e neste sentdo, o Projeto também gerará impacto na família.