Exibir Ação

Campus:
CAMPUS MORADA NOVA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Implantação de Unidade Demonstrativa de Aquaponia na COOPERSHOES - Morada Nova-CE
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Tecnologias para Cidades Sustentáveis
Data de Início:
12/06/2023
Previsão de Fim:
11/09/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
2000
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
2500
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Morada Nova
Formas de Avaliação:
Trabalhos Escritos
Relatório
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Leonardo Freitas Galvao de Albuquerque
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Anderson Rubens dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 12/06/2023 11/09/2023
Felipe Kuroski IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 12/06/2023 11/09/2023
Fernando Batista Fernandes IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 12/06/2023 11/09/2023
Francisca Larissa Girão IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 12/06/2023 11/09/2023
Kisia Amanda Cavalcante IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 12/06/2023 11/09/2023
Leonardo Freitas Galvao de Albuquerque IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 12/06/2023 11/09/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Uma Unidade Demonstrativa de Aquaponia será implantada pelos alunos na COOPERHOES, em Morada Nova, sob a orientação do professor Leonardo Galvão. A Unidade fará parte do setor de Gestão Ambiental da COOPERSHOES.
Justificativa
A aquicultura é conhecida como a atividade de cultivo de organismos aquáticos, e se mostra como uma das modalidades produtivas que mais crescem no mundo atualmente, e suas perspectivas de crescimento continuam devido ao grande potencial dessa atividade, que visa atender a demanda crescente por pescado, tendo em vista o quadro atual de estagnação da pesca extrativa. Dados estatísticos mostram que a partir de 2016, a aquicultura passou a contribuir com mais de 50% da oferta mundial de pescado, colocando a pesca extrativa em segundo lugar no ranking produtivo. Assim como todas as atividades produtivas, a aquicultura causa alguns impactos ambientais que podem ser minimizados através de modelos sustentáveis de produção. Um dos principais impactos que podem ser citados é o uso excessivo de água para os cultivos, assim como o descarte de efluentes ricos em nutrientes que podem causar a eutrofização de corpos hídricos receptores. Tendo em vista a crise hídrica que atinge o mundo inteiro atualmente, e de forma ainda mais contundente as áreas de clima semiárido, é imprescindível que a aquicultura adote sistemas que reutilizem a água de cultivo, minimizando os impactos relacionados ao uso da água. A aquaponia surge como uma alternativa sustentável de produção de peixes, já que nessa modalidade produtiva, os efluentes do cultivo de peixes são reaproveitados e servem para nutrir as plantas cultivadas, de forma semelhante ao que acontece na hidroponia, onde as plantas são alimentadas por soluções nutritivas comerciais. Nesse sentido, a aquaponia se mostra como um sistema de recirculação de água, onde a água de cultivo passa por diferentes etapas de filtração, até que na etapa final os nutrientes remanescentes são absorvidos pelas plantas que são cultivadas no sistema, fazendo com que a água seja tratada antes de voltar ao tanque dos peixes, o que pode minimizar ou até mesmo eliminar a necessidade de trocas de água, que são comuns em outras modalidades de produção aquícola. Unidades Demonstrativas de Aquaponia, certamente contribuem para que mais pessoas conheçam a Aquicultura não só em suas formas convencionais, mas também em formatos alternativos, que possam minimizar os impactos inerentes às atividades tradicionais. A aquaponia também pode surgir como alternativa produtiva de pequeno porte para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, o que é mais um fato que demonstra a importância de ações como a proposta neste projeto.
Público Alvo
Público geral que poderá conhecer e visitar a unidade demonstrativa, ganhando conhecimento sobre tecnologias de produção sustentáveis.
Objetivo Geral
Implantar uma Unidade Demonstrativa de Aquaponia na COOpershoes
Objetivo Específico
Fazer uma reunião com a equipe de Gestão Ambiental da Coopershoes; Montar com os alunos um pequeno projeto de Aquaponia com base nos materiais já existentes na empresa; Implantar a unidade demonstrativa a partir dos ensinamentos e orientações do professor, que irá acompanhar os trabalhos a partir de reuniões periódicas no IFCE Morada Nova
Metodologia
A atividade terá início a partir da demanda da COOPErshoes, que em reunião irá demandar qual o tipo de unidade produtiva deverá ser implantada, e partir desta reunião, juntamente com o professor responsável, os alunos irão elaborar um pequeno projeto de produção integrada de Aquaponia. Após a aprovação do projeto, a unidade será implantada pelos alunos, que farão a montagem da unidade e acompanharão os primeiros meses de produção. Também por parte dos alunos será feita uma capacitação para que o sistema possa ser mantido em funcionamento.