Exibir Ação

Campus:
CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Ensino de piano para iniciantes baseado no modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Música
Data de Início:
21/06/2023
Previsão de Fim:
21/06/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Carga Horária de Execução do Evento:
3
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Tabuleiro do Norte
Russas
Quixeré
Morada Nova
Limoeiro do Norte
Jaguaruana
Alto Santo
Formas de Avaliação:
Relatório
Questionário
Participação
Formas de Divulgação:
Convite
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Oficina
Nome do Responsável:
Bruno Caldeira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Bruno Caldeira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 2 21/06/2023 21/06/2023
Cristina Ferreira Gino IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 21/06/2023 21/06/2023
Fernanda de Moura Estevao Peroba IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 21/06/2023 21/06/2023
Jose Paulo Pereira IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 21/06/2023 21/06/2023
Marcio de Albuquerque Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 21/06/2023 21/06/2023
Paulo Batista de Lima IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 21/06/2023 21/06/2023
Thaise Cristina Marcelino Matias IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 21/06/2023 21/06/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Nesta oficina, a docente convidada Cristina Gino (IFCE campus Paracuru) apresentará o modelo C(L)A(S)P, do educador musical britânico Keith Swanwick, como uma ferramenta para as práticas de ensino e aprendizagem de piano. Cristina Gino é mestre em Artes pelo IFCE, especialista em Musicoterapia pela FACPED/GRADUALE e bacharel em piano pela UECE. Pianista e professora, atua na área de música no IFCE campus Paracuru.
Justificativa
A Semana de Música é uma ação que ocorre desde 2019 e objetiva, entre outros aspectos, auxiliar na exposição das diferentes perspectivas profissionais da área da música, oportunizando a comunidade interna e externa ao campus conhecer as diversas possibilidades artísticas, pedagógicas e mercadológicas de cada um dos instrumentos musicais que serão ofertados ao longo do curso. Assim, a realização desta oficina visa propiciar aos
Público Alvo
Pianistas profissionais e amadores e professores de piano de Limoeiro do Norte e cidades adjacentes.
Objetivo Geral
- Propor uma prática de ensino de piano a partir do modelo C(L)A(S)P
Objetivo Específico
- Abordar os principais conceitos musicais envolvidos no modelo C(L)A(S)P; - Apresentar atividades práticas baseadas neste modelo.
Metodologia
Planejamento: A oficina foi desenvolvida a partir da experiência da ministrante com o modelo C(L)A(S)P em sua pesquisa de mestrado. Sendo assim, para a realização dessa atividade o ensino de piano foi pensando em um contexto em que as atividades de criação musical, apreciação e performance sejam exploradas, em consonância com o desenvolvimento de habilidades técnicas do instrumento piano, bem como do conhecimento literário musical, contribuindo para um ensino de piano mais musicalmente significativo e que não foque em apenas uma competência ou habilidade musical; Divulgação e mobilização: A oficina será divulgada sobretudo nas redes sociais, por meio de flyers e publicações e a inscrição dos interessados se dará por meio de formulários do Google Forms; Atividades: A oficina promoverá atividades que possibilitem uma integração entre criação musical, apreciação e performance. Assim, serão propostos exercícios e jogos musicais com o intuito de estimular composições que nascerão a partir de atividades da escuta musical e que serão, em seguida, performadas e apresentadas. A avaliação da ação se dará por meio da observação do desempenho, envolvimento e desenvolvimento dos alunos com as atividades