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Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
IV SEMAT - DO OSSO DE ISHANGO AO PRIMO DE 24 MILHÕES DE DÍGITOS
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
30/03/2020
Previsão de Fim:
03/04/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
180
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
280
Carga Horária de Execução do Evento:
35
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Fortaleza
Formas de Avaliação:
Participação
Formas de Divulgação:
Áudio
Cartaz
E-mail
Folder
Sistema acadêmico
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Minicurso
Semana
Exposição
Feira
Olimpíada
Palestra
Mesa Redonda
Oficina
Nome do Responsável:
Raimundo Nonato Araujo da Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alex Cruz de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 30/03/2020 03/04/2020
Aluisio Cabral de Lima IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 30/03/2020 03/04/2020
Angelo Papa Neto IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 30/03/2020 03/04/2020
Carlos Bruno Silva da Costa IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 30/03/2020 03/04/2020
Fabricio Gomes Maximo IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 30/03/2020 03/04/2020
Janio Kleo de Sousa Castro IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 30/03/2020 03/04/2020
Larissa Kelly Ribeiro de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 30/03/2020 03/04/2020
Luiza Suellen Duarte Brasil IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 30/03/2020 03/04/2020
Marcos da Silva Vidal IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 30/03/2020 03/04/2020
Mario Lucas Marques Vasconcelos IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 30/03/2020 03/04/2020
Raimundo Nonato Araujo da Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 30/03/2020 03/04/2020
Vinicius Mota Gonçalves IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 30/03/2020 03/04/2020
Yuri Pires Silveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 30/03/2020 03/04/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 4.000,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 500,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A SEMAT é a semana da matemática que acontece anualmente no Instituto Federal do Ceará, com intuito de divulgar e estimular o estudo da matemática, o evento oferece palestras e minicursos com professores de amplo conhecimento nas mais diversas áreas da Matemática. Este ano, o Tema “Do osso de Ishango ao primo de 24 milhões de dígitos” foi escolhido pela comissão para que juntos, busquemos entender a história da matemática e tudo o que a rodeia.
Justificativa
A Semana Acadêmica de Matemática do Instituto Federal do Ceará (SEMAT), construída pelo Centro Acadêmico de Matemática Professora Luiza Pontello, e por estudantes do curso de Licenciatura em Matemática é um evento que acontece anualmente no Campus Fortaleza, para enriquecimento e interação da comunidade matemática. Nesta quarta edição da SEMAT, busca-se dar continuidade a ideia de abrir espaço para a comunidade acadêmica, tais como discentes e docentes (tanto internos quanto externos do IFCE campus fortaleza), para expôr suas pesquisas e conhecimentos nas diversas áreas da Matemática. Visando explorar desde o surgimento desta ciência até o que ainda há de se conhecer, o evento deste ano terá como tema “IV SEMAT - Do Osso de Ishango ao Primo de 24 milhões de Dígitos.” Apresentando assim uma programação repleta de conversas e estudos sobre as grandes questões que permearam a matemática durante as eras. Espera-se que cada vez mais pessoas venham perceber a importância de entender de onde veio a ciência que tanto estudam e exploram hoje; que os cálculos e demonstrações não sejam mecânicos e que não só aceitem os axiomas que se têm hoje, mas que entendam como pesquisadores chegaram até eles e que se sintam motivados a pesquisar, descobrir e/ou resolver problemas já propostos.
Público Alvo
Estudantes de Matemática de outras Instituições de Ensino. Professores, mestres e doutores da área de matemática. E público que demonstra interesse sobre os assuntos do evento.
Objetivo Geral
Divulgar a Matemática no âmbito da comunidade acadêmica e comunidade externa, estimulando projetos, pesquisa e extensão que beneficiem os alunos do campus nesta área; Informar, sensibilizar e motivar alunos e professores do campus no que tange ao estudo das disciplinas da Matemática presentes nas matrizes curriculares; Acrescentar novas perspectivas do que é matemática através do seus passado e do que ainda há de se desenvolver; Explorar a Educação Matemática e toda a sua história, adquirindo conhecimentos sobre o trabalho de um docente das mais diversas fases escolares; Explorar a Matemática como ciência pura, conversando sobre o desenvolvimento histórico de assuntos que rodeiam o universo do curso de licenciatura em matemática, como Cálculo, Álgebra e Geometría; Promover atividades de interação e formação relacionando a Matemática e a história brasileira, chamando atenção para os benefícios da interdisciplinaridade no processo de ensino-aprendizagem; Estimular o uso da História da Matemática como recurso metodológico para ensinar matemática; Divulgar trabalhos dos discentes do campus e externos;
Objetivo Específico
1. Das palestras: 1.1. Apresentar como se desenvolveram Teoremas e Lemas matemáticos durante toda a história. 1.2. Conversar sobre como a Educação Matemática para o ensino regular e superior tem sido construída através dos séculos. E entender como a educação influência na sociedade. 1.3. Abrir espaços de fala para a pluralidade humana que está inserida dentro das esferas matemáticas. 1.4 2. Dos Minicursos: 2.1. Aulas de Caráter expositivo, em duas possíveis cargas horárias de 4 ou 6 horas-aula, divididas em dois ou três encontros, respectivamente (sujeito a alterações); 2.2. Abordar temas que agreguem na formação de matemáticos para os dias atuais. 3. Das oficinas: 3.1. Distinguem-se dos minicursos pelo caráter prático (interativo, manipulativo, etc.), com duração de 2 ou 4 horas-aula, divididas em um ou dois encontros, respectivamente (sujeito a alterações); 3.2. Abordar temas que agreguem na formação de matemáticos para os dias atuais. 3.3. Mostrar, por métodos diferenciados, como desenvolver matemática. 4. Das Submissões de Trabalhos 4.1. Espaço aberto para que, discentes e docentes, apresentem trabalhos elaborados pelos mesmos, através de pôsteres, com temas que se encaixem com o Tema principal da IV SEMAT.
Metodologia
O evento usará de Palestras, Minicursos, Oficinas e Pôsteres para explorar os assuntos supracitados.