Exibir Ação

Campus:
CAMPUS AVANÇADO PECÉM
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Workshop de reciclagem de eletricistas e mecânicos para a produção de telhas de fibrocimento
Área Temática:
Trabalho
Linha de Extensão:
Educação Profissional
Data de Início:
28/06/2023
Previsão de Fim:
28/06/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
45
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
70
Carga Horária de Execução do Evento:
4
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Paracuru
Fortaleza
Trairi
São Gonçalo do Amarante
Caucaia
Formas de Avaliação:
Pesquisa de Satisfação
Frequência
Participação
Formas de Divulgação:
Articulações institucionais
Redes sociais
Site institucional
Folder
Atividades Realizadas:
Apresentação
Minicurso
Oficina
Nome do Responsável:
Michael Santos Duarte
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Michael Santos Duarte IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 28/06/2023 28/06/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Eternit S.A. Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Workshop de reciclagem de eletricistas e mecânicos para a produção de telhas de fibrocimento é um evento para estudantes e profissionais da indústria que desejam aprimorar suas habilidades e conhecimentos nessa área. Este workshop foi especialmente projetado para eletricistas e mecânicos que desejam expandir seus conhecimentos e explorar novas oportunidades de trabalho na indústria de telhas de fibrocimento. O objetivo principal é capacitar com as habilidades necessárias os participantes para se tornarem profissionais versáteis e qualificados, capazes de contribuir efetivamente para a produção de telhas de fibrocimento. As telhas de fibrocimento são amplamente utilizadas na construção civil devido às suas propriedades de durabilidade, resistência ao fogo e isolamento térmico. Portanto, há uma demanda crescente por profissionais capacitados nesse campo.
Justificativa
Dentre as demandas, continuamente repassadas pela comunidade e empresas do CIPP ao IFCE, está a necessidade de capacitar trabalhadores para atuarem nos mais diversos postos de trabalho ofertados pelas indústrias da região para jovens e adultos que possuam nível médio de ensino. Esta necessidade foi apresentada através da Empresa Companhia Sulamericana de Cerâmica (Empresa Controladora Eternit S.A.), que identificou a necessidade de profissionais com conhecimentos e competências necessárias para atuarem em seus processos industriais. A primeira fábrica de telhas feitas de fibrocimento do estado entrará em operação no primeiro semestre de 2023 e o projeto conta com investimento de R$ 165.246.000 e prevê expansão já em 2025. A estimativa da empresa é gerar 132 empregos diretos na fase inicial, no próximo ano, e alcançar 201 contratações na fase de expansão. Dentre as possibilidades de atuação do profissional formado no estão as de operador I, operador II, ajudante industrial, eletricista industrial e mecânico industrial podendo executar operação e manutenção de sistemas elétricos e mecânico, controle dos processos industriais, de manufatura e de laboratório e garantir os ajustes básicos nas instalações e equipamentos, de acordo com os procedimentos e normas técnicas, observando a responsabilidade socioambiental, de segurança, saúde ocupacional e melhoria contínua dos processos.
Público Alvo
IFCE campus Pecém está localizado no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), uma poligonal, criada como parte de um dos projetos estratégicos do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Ceará. Trata-se de um complexo industrial e portuário voltado para o desenvolvimento do parque industrial do Ceará e de sua área de influência regional a partir de projetos estruturantes como a usina siderúrgica, as usinas termelétricas, a unidade de regaiseficação de Gás Natural Liquefeito (GNL) e um centro de tancagem de combustíveis. Além destes, o CIPP possui uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e um Terminal Portuário, ambos em operação, e que consolidam a cadeia logística de produção do complexo, garantindo, nas empresas incentivadas pela ZPE um conjunto de incentivos fiscais, com o compromisso de exportarem, no mínimo, 80% de sua produção. O CIPP situa-se nos municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante, litoral oeste do estado do Ceará, a aproximadamente 60km de Fortaleza. A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, por meio de estudos desenvolvidos pelo SINE/IDT em parceria com a AECIPP, convenciona que além dos municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante, o CIPP possui influência econômica nos municípios de Paraipaba, Paracuru, Pentecoste, São Luís do Curu e Trairi. A abrangência deste evento irá se estender pelos municípios de Fortaleza, Paracuru, Caucaia e São Gonçalo do Amarante, prioritariamente. Sua execução ocorrerá na sede do IFCE campus Pecém. O público alvo do evento deverá ser formado por várias faixas etárias, pois visa alcançar os estudantes da educação técnica, tecnológica e superior da região; bem como todos os profissionais que atuam nos diversos segmentos da indústria, comércio e serviços localizados em todo o entorno do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).
Objetivo Geral
O objetivo geral é reciclar os profissionais da indústria com os conhecimentos teóricos e práticos necessários para lidar de forma eficiente e eficaz com manutenção e operação da indústria. O workshop busca fornecer uma compreensão abrangente das etapas envolvidas na indústria de telhas de fibrocimenta, desde a operação correta até a manutenção preventiva e corretiva.
Objetivo Específico
Atender à demanda do mercado; Adquirir conhecimentos teóricos; Desenvolver habilidades práticas; Aprender as melhores práticas; Melhorar a eficiência e confiabilidade; Manter-se atualizado com as tendências do setor;
Metodologia
1. Preparação do workshop; 2. Preparar instrumentos de inscrição e de avaliação; 3. Divulgar o evento através das redes sociais, site institucional, cartazes e articulações institucionais; 4. Realizar os workshop nas datas programadas; 5. Utilizar os recursos audiovisuais, como vídeos, fotografias e apresentações multimídia, para enriquecer a experiência dos participantes e proporcionar uma imersão no evento; 6.Incentivar os visitantes a interagir ativamente, seja por meio de perguntas, jogos, desafios ou atividades práticas. 7. Ao final do evento solicitar a avaliação dos participantes através de formulário do google forms para avaliar a eficácia da metodologia utilizada e identificar áreas de melhoria para futuras edições.