Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CEDRO
Tipo da Ação:
Evento
Título:
IFCE Voz 2019 - Dia da Consciência Negra
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Música
Data de Início:
27/11/2019
Previsão de Fim:
28/11/2019
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Carga Horária de Execução do Evento:
40
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Várzea Alegre
Orós
Iguatu
Icó
Granjeiro
Cedro
Formas de Avaliação:
Reunião
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Cartaz
Áudio
Atividades Realizadas:
Exposição
Concerto
Oficina
Nome do Responsável:
Ailton Pinheiro Moreira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ailton Pinheiro Moreira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 27/11/2019 28/11/2019
Ana Paula Nogueira da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 27/11/2019 27/11/2019
Diego Bandeira de Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 27/11/2019 27/11/2019
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O IFCE Voz foi uma iniciativa de servidores e alunos tendo como temática o recente Dia da Consciência Negra (20 de novembro). Durante vários dias seguidos, discussões e trabalhos constantes foram realizados em especial pelo pequeno, porém diligente, número de alunos engajados na iniciativa. Ainda assim, aqueles que puderam uniram suas forças às dos servidores para promover um momento ímpar em que, através da música e de apresentações de dança, pudéssemos pensar sobre a luta do negro na sociedade brasileira. Tentou-se abordar nas apresentações a dura realidade enfrentada pela população negra marginalizada da sociedade dando maior visibilidade e demonstrando solidariedade à sua luta.
Justificativa
Devido à proximidade do dia do evento com o Dia da Consciência Negra e a sua grande importância, essa temática foi escolhida para o evento IFCE Voz. Essa temática vem para nos ajudar a refletir sobre a inserção do negro na sociedade brasileira, que desde os tempos da escravidão sofre o açoite do racismo e discriminação. O Dia da Consciência Negra é celebrado no Brasil, em 20 de novembro. O dia escolhido coincide com o dia da morte de Zumbi de Palmares, considerado um dos maiores líderes negros do Brasil, que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista. A data traz a oportunidade de pensar sobre racismo, igualdade social, discriminação, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira. É dever da escola se levantar contra todo tipo de discriminação e preconceito, seu lema é não só escolarizar, mas também educar. Visando a uma formação mais abrangente e completa possível, o Instituto enseja, através do IFCE Voz, a manifestação artística e expressão cultural da região, dando voz para aqueles que, por muitas vezes, são impedidos de falar. Com esse panorama, O IFCE Voz traz à tona a reflexão sobre a luta da população negra, há tempos negligenciada, por equidade, reparação social e igualdade racial. Esse evento foi uma celebração daquilo que sonhamos ser concretizado de forma perene em nossas vidas: uma sociedade justa, igualitária, com as mesmas oportunidades para todos, onde todos serão julgados não pela cor de sua pele, mas pelo conteúdo de seu caráter.
Público Alvo
Município de Cedro, municípios vizinhos e comunidades próximas.
Objetivo Geral
Confraternizar com todos os membros da comunidade do Instituto e comunidade local, refletindo, solidarizando e se sensibilizando sobre a luta da população negra do Brasil.
Objetivo Específico
Além da confraternização, buscamos com essa iniciativa conscientizar os presentes acerca da importância da luta da população negra. Intentamos, ainda, sensibilizar todos os envolvidos quanto à dura realidade enfrentada por eles em sua luta constante pela garantia de direitos fundamentais ao cidadão. Com isso, tentamos proporcionar uma oportunidade de reflexão em que pudéssemos nos enxergar no outro, reconhecendo e protegendo seus valores, inserindo-os e garantindo seu devido espaço na sociedade.
Metodologia
Avaliamos os envolvidos quanto a sua disciplina, seu compromisso, sua participação ativa na tomada de decisões, primando sempre pelo respeito e pela valorização do outro, seu engajamento e disciplina nos ensaios, criatividade, confecção e colaboração na ornamentação e na execução de seus números.