Exibir Ação

Campus:
REITORIA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
MEMÓRIA EM ARTE
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Artes Visuais
Data de Início:
31/07/2023
Previsão de Fim:
31/10/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Fortaleza
Formas de Avaliação:
Trabalho em grupo
Frequência
Participação
Formas de Divulgação:
Articulações institucionais
Redes sociais
Site institucional
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Jose Solon Sales e Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Frederico Bezerra de Macedo IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 31/07/2023 31/10/2023
Jose Solon Sales e Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 31/07/2023 02/10/2023
Sarah Ribeiro Martins IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 31/07/2023 31/10/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Apresentação: O Projeto Memória em Arte contará com a participação de no mínimo 12 alunos do Curso de Licenciatura em Artes Visuais e receberá apoio da Reitoria do IFCE, especificamente do Memorial Dr. Raimundo César Gadelha de Alencar Araripe e dos professores do Curso de Licenciatura em Artes Visuais do Campus Fortaleza. A ação do Projeto Memória em Arte tem como foco a criação de três murais que contarão parte da história do Instituto, sendo eles: 1º Linha temporal com as nomenclaturas que o Instituto teve da sua fundação até os dias de hoje; 2º História do Dr. Raimundo César Gadelha de Alencar Araripe, a quem o Memorial leva o nome em homenagem; 3º Mural em homenagem a Maria do Socorro Gentil do Vale, importante servidora que cuidou por décadas das mobílias que compõem o acervo do memorial. Os estudantes de Artes Visuais aplicarão seus conhecimentos nas mais diversas linguagens das artes visuais realizando as intervenções artísticas nas paredes do Memorial na construção dos murais citados acima, os murais contarão parte da história do Instituto, história essa que também faz parte da história da educação do Ceará. O projeto será orientado pelos professores Frederico Bezerra de Macêdo e José Solon Silva, tendo a execução realizada pelos alunos do Campus Fortaleza.
Justificativa
Justificativa O projeto foi pensado para através das intervenções visuais, parte da história do Instituto seja contada aos seus visitantes (comunidade escolar do entorno, discentes, servidores e alunos do Instituto) para que assim possam apreender o valor histórico-cultural que a instituição tem desde sua fundação, a criação dos murais veio como forma de contar essa história de maneira mais lúdica e criativa, afim de chamar a atenção do público. Assim os estudantes de Artes Visuais entram no Projeto Memória em Arte, pois terão contato prático com conteúdos para além da sala de aula, tendo em vista que o Curso de Artes Visuais forma um profissional que atuará em três grandes áreas (pesquisa, artística e ensino). Também sabendo do enorme potencial dos alunos do curso que por vezes ficam limitados a telas e papeis, nesse projeto o curso, Instituto e alunos saem beneficiados, pois essa é uma oportunidade de mostrar a comunidade interna e externa que no IFCE há produção artística de qualidade.
Público Alvo
Estimasse que os trabalhos desenvolvidos no projeto sejam apreciados por 800 pessoas por ano, sendo esses o público externo em visitação ao espaço Memorial Dr. Raimundo César Gadelha de Alencar Araripe. Também serão beneficiados docentes e estudantes de disciplinas de História de escolas públicas de ensino fundamental e médio do entorno a Reitoria e Memorial, assim como alunos de disciplinas ligadas História, História da Educação e História do Ceará
Objetivo Geral
• Realizar intervenções visuais em espaços dos Salões de Exposição do Memorial do IFCE - Raimundo César Gadelha de Alencar Araripe, praticando as competências dos conteúdos teóricos e práticos vistos durante a formação do licenciando em Artes Visuais, e apresentar à comunidade por meio desta ação parte da história do IFCE, levando a comunidade externa (notadamente aos visitantes do Memorial) que irão apreciar a arte realizada nas paredes dos Salões de Exposição do Memorial. NO ITEM OBJETIVO GERAl: anterior a importancia para discentes do IFCE, o objetivo deve contemplar resultados para a comunidade externa.
Objetivo Específico
Objetivos específicos • Proporcionar aos alunos do curso de Licenciatura em Artes Visuais uma oportunidade de por em prática os conhecimentos adquiridos durante a sua formação. • Promover visibilidade a produção artística do curso de Licenciatura em Artes Visuais assim como para os alunos • Trazer uma nova visão de utilização dos espaços do IFCE • Apresentar história do IFCE a comunidade interna e externa.
Metodologia
O projeto foi pensado inicialmente pelo Professor Solon em conjunto com a bolsista Sarah, ambos integrantes da equipe do Memorial. Fase I: A abertura das inscrições dos alunos de Artes Visuais será iniciada com a divulgação do projeto pelas redes sociais, e-mail e através de articulações institucionais. Com a lista de alunos participantes fechada, serão discutidas as ideias já estabelecidas para a intervenção, a partir daí será feita a elaboração do conceito visual do que será executado nas paredes previamente selecionadas. Fase II: A preparação das paredes e pintura serão iniciados, os alunos terão acompanhamento da gestão do Memorial, assim como a orientação caso surjam dúvidas pelo professor. As avaliações serão processuais e de acordo com assiduidade do aluno, a apresentação dos murais ficará a disposição da comunidade interna do IFCE e da comunidade externa, que irão aprecia-los durante as visitações. Fase III: Será inaugurada a exposição das pinturas feitas. As escolas do entorno, os cursos do médio integrado e superiores do IFCE, discentes e servidores da Instituição serão convidados por meio de divulgação nas redes sociais, e-mail, e articulações acadêmicas a conhecer a exposição Memória em Arte. Periodicamente, pelo menos uma vez a cada semestre, acontecerão duas oficinas com intuito de trazer para a comunidade interna e externa conhecimentos ligados à história do Instituto e as artes. As visitações a exposição serão permanentes e a população será convocada por meio das redes sociais e da página web do Memorial. As presenças dos visitantes serão registradas no livro de registro de visitantes do Memorial. Os alunos que serão selecionados para o projeto serão inseridos após a seleção, conforme o cronograma.