Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CAMOCIM
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Geotecnologias aplicadas na Gestão Ambiental
Área Temática:
Meio Ambiente
Linha de Extensão:
Questões Ambientais
Data de Início:
07/07/2023
Previsão de Fim:
28/06/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
150
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Granja
Camocim
Barroquinha
Formas de Avaliação:
Frequência
Participação
Formas de Divulgação:
Articulações institucionais
Convite
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Cassiano Ricardo de Souza
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Cassiano Ricardo de Souza IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 07/07/2023 28/06/2024
Monique da Silva Albuquerque IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 07/07/2023 28/06/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Geotecnologias aplicadas na Gestão Ambiental prevê a utilização de recursos geotecnológicos, gratuitos disponibilizados na internet, que podem ser utilizados como recursos de monitoramento e planejamento ambiental. A ação prevê aula teórica e oficina prática, com fins de introduzir conceitos básicos sobre Geotecnologias (SIG's livres; principios, ferramentas e dados de Sensoriamento Remoto; aplicativos gratuítos de GPS; Google Earth ), bem como a aplicação desses recursos na gestão ambiental. O público alvo são discentes do segundo e terceiros anos do ensino médio da educação básica. Ao promover a esses discentes do ensino médio o conhecimento sobre os diferentes recursos geotenlógicos e como estes podem ser utilizados na gestão e monitoramento do espaço, tem-se o objetivo de despertar o interesse profissional e acadêmico dos alunos nas áreas do conhecimento abordadas pelas ações , as quais são trabalhadas em disciplinas específicas do curso de Tecnólogo em Gestão Ambiental oferecido pelo campus Camocim. Este trabalho visa, além de promover o conhecimento e a importância e eficácia dos recursos geotecnologicos na gestão ambiental, irá promover a divulgação do curso de graduação "Tecnólogo em Gestão Ambiental" oferecido pelo campus camocim a alunos que estão nos anos finais do ensino médio da educação básica.
Justificativa
Considera-se de de grande relevância disseminar entre os estudantes as diversas geotecnologias livres que podem ser utilizadas na preservação e monitoramento dessas áreas. Ao apresentar aos alunos conceitos teóricos sobre as tecnologias digitais voltadas para o monitoramento e gestão do meio ambiente, acredita-se que haverá o despertar do interesse dos discentes egressos do ensino médio pela área profissional da gestão ambiental, cuja formação é oferecidas pelo IFCE - Campus Camocim.
Público Alvo
Discentes de ensino médio de Camocim, Granja e Barroquinha.
Objetivo Geral
O objetivo geral deste projeto de extensão é apresentar aos estudantes do ensino médio dos municípios de Camocim, Granja e Barroquinha, no estado do Ceará, as diversas geotecnologias aplicadas na gestão ambiental. O projeto visa fornecer aos discentes conhecimentos teóricos e práticos sobre o uso de geotecnologias, como sensoriamento remoto, sistemas de informação geográfica (SIG) e geoprocessamento, para análise, monitoramento e tomada de decisões relacionadas à gestão e conservação do meio ambiente. Ao apresentar conceitos geotecnologias, espera-se que os estudantes possam compreender e aplicar os principios básicos das ferramentas geotecnológicas na identificação emapeamento de áreas de interesse ambiental, monitoramento de recursos naturais, análise de impactos ambientais, planejamento de ações de conservação e promoção da sustentabilidade. Além disso, busca-se estimular o interesse dos estudantes pela ciência e pela temática ambiental, incentivando o desenvolvimento de habilidades técnicas e científicas no campo das ciências ambientais. Ao final do projeto, espera-se que os discentes conheçam a importância e as possibilidades de usos das geotecnologias como ferramentas fundamentais na gestão ambiental, contribuindo para a preservação e conservação do patrimònio natural do Estado do Ceará. Além disso, o projeto busca promover a conscientização ambiental e o engajamento dos estudantes na busca por soluções sustentáveis para os desafios ambientais locais, regionais e globais, bem o despertar do interesse pela formação oferecida pelo IFCE campus Camocim
Objetivo Específico
Conceituar e apresentar as diversas geotecnologias utilizadas na gestão ambiental Exemplificar as formas de utilização das ferramentas geotecnológicas na preservação ambiental; Contextualizar as diversas possibilidades de usos das geotecnologias na gestão do meio ambiente a partir da realidade local e regional do público alvo do projeto de extensão. Divulgar a graduação "Tecnólogo em Gestão Ambiental" oferecido pelo IFCE - campus Camocim.
Metodologia
Para a elaboração e execução do projeto de extensão "Geotecnologias aplicadas na Gestão Ambiental" , recomenda-se seguir a seguinte metodologia: O projeto será desenvolvido e executado por meio de apresentação de aulas presenciais nas escolas públicas parceiras, seguidas de oficinas práticas a serem desenvolvidas no campus Camocim. Para tanto será necessário: 1 - A definição dos objetivos da aula: - Estabelecer claramente os objetivos da aula, como informar sobre as geotecnologias disponíveis, destacar suas aplicações na gestão ambiental e fornecer exemplos práticos de implementação bem-sucedida. 2 - Pesquisa e coleta de informações: - Realizar uma pesquisa abrangente sobre o tema, incluindo estudos de caso, pesquisas acadêmicas, relatórios governamentais e outras fontes relevantes. - Coletar informações sobre as diferentes geotecnologias utilizadas na gestão ambiental, como sistemas de informação geográfica (SIG), sensoriamento remoto, georreferenciamento, e principalmente do Google Earth e aplicativo de recepção de sinais de Sistema de Navegação por Satélite. 3 - Estruturação do conteúdo: - Organizar o conteúdo da aula em uma estrutura lógica e coerente. - Dividir a aula em seções, abordando tópicos como introdução às geotecnologias, principais aplicações na gestão ambiental, benefícios e desafios, exemplos práticos e casos de sucesso. 4 - Elaboração dos materiais visuais para a aula teórica: - Preparar slides ou outros materiais visuais para auxiliar na execução da aula. - Utilizar imagens, gráficos e mapas para ilustrar os conceitos e exemplos apresentados. 5 - A criação de um roteiro: - Desenvolver um roteiro detalhado que guie a apresentação, destacando os principais pontos a serem abordados em cada seção. - O roteiro deve incluir introdução, desenvolvimento e conclusão, além de permitir uma transição suave entre os tópicos. 6 - A preparação da apresentação da aula: - Preparação da aula para garantir uma comunicação clara e fluida e assim alcançar os objetivos propostos quanto ao conhecimento e compreensão dos conceitos teóricos sobre geotecnologias e suas aplicações na gestão ambiental; - Identificar pontos que possam precisar de esclarecimentos adicionais ou exemplos mais detalhados. - A apresentação dos temas da aula deverão pautar-se pela utilização uma linguagem clara e acessível, evitando termos técnicos excessivos, com fins de esclarecer e facilitar o entendimento dos temas pelo público alvo. - Apresentar os conceitos de forma didática, contextualizando e exemplificando com casos reais e demonstrações práticas, sempre que possível. Reservar tempo para perguntas e respostas, incentivando a participação do público. 7 - Oficina prática - Oficina para a realização de atividade prática com utilização do Google Earth e GPS Waypoints , de forma que possibilite a prática em laboratório aliada com o conhecimento teórico estudado durante a aula precedente. 8 - A avaliação: - Solicitar a opinião e comentário dos participantes para avaliar a execução da aula e identificar áreas de melhoria. Utilizar essas informações para aprimorar futuras apresentações sobre o tema. A metodologia apresentada é uma sugestão geral e pode ser adaptada de acordo com as necessidades específicas da palestra e do público-alvo. É importante considerar o tempo disponível, os recursos audiovisuais, o público alvo e as características do local da apresentação para garantir o sucesso do projeto de extensão.