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Campus:
CAMPUS IGUATU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Educação Alimentar e Nutricional com crianças atendidas pelo Centro de Referência da Assistência Social
Área Temática:
Saúde
Linha de Extensão:
Promoção da Saúde
Data de Início:
01/08/2023
Previsão de Fim:
30/11/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Iguatu
Formas de Avaliação:
Pesquisa de Satisfação
Frequência
Relatório
Participação
Formas de Divulgação:
Articulações institucionais
Convite
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Maria Rosiany Sousa Moreira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alysson Gomes Amorim IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/08/2023 30/11/2023
Amanda Rodrigues Leal IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/08/2023 30/11/2023
Andressa Gomes de Carvalho IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/08/2023 30/11/2023
Erlandia Alves Magalhaes Queiroz IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/08/2023 30/11/2023
Francisca Karliene Pereira Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/08/2023 30/11/2023
Gabriel da Silva Xavier Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/08/2023 30/11/2023
Maria Aurilucia da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/08/2023 30/11/2023
Maria Rosiany Sousa Moreira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/08/2023 30/11/2023
Maryane de Fatima Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/08/2023 30/11/2023
Naiara Gomes de Souza IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/08/2023 30/11/2023
Tiago Prieto Feitosa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/08/2023 30/11/2023
Vitória Martins Teixeira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/08/2023 30/11/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto de extensão Educação Alimentar e Nutricional (EAN) com crianças atendidas pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Iguatu busca trabalhar a promoção da Alimentação Adequada e Saudável (AAS) no âmbito da assistência social. A Promoção da Alimentação Adequada e Saudável é uma diretriz da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), a PNAN, aprovada no ano de 1999, faz parte de uma soma de esforços do país, para que, por meio de um conjunto de políticas públicas sejam garantidos os direitos humanos à saúde e à alimentação. A AAS é definida pela PNAN como a prática alimentar apropriada aos aspectos biológicos e socioculturais das pessoas, bem como ao uso sustentável do meio ambiente. A alimentação deve estar em acordo com as necessidades de cada fase do curso da vida e com as necessidades alimentares especiais; considerando cultura alimentar, dimensões de gênero, raça e etnia, acessível do ponto de vista físico e financeiro, entre outras. Umas das estratégias para garantia da promoção da alimentação adequada e saudável é a educação alimentar e nutricional, somando-se a ela estratégias de regulação de alimentos - envolvendo rotulagem e informação, publicidade e melhoria do perfil nutricional dos alimentos - e ao incentivo à criação de ambientes institucionais promotores de alimentação adequada e saudável, incidindo sobre a oferta de alimentos saudáveis nas escolas e nos ambientes de trabalho. A PNAN, para a garantia desse direito, incentiva a articulação de ações intersetoriais, portando, saúde, educação e assistência social, por exemplo, devem trabalhar juntas para que a Educação Alimentar e Nutricional aconteça. Trabalhar a EAN ainda na infância é muito importante, no trabalho de Rezende e colaborares (2020) foi destacado que estudos mostram que 35% das crianças apresentam hábitos alimentares inadequados e 50% delas não praticam exercícios físicos. Alimentos ultraprocessados, altamente consumidos pelo público infantil, possuem grandes quantidade de gordura, açúcar e sal. O elevado consumo desses produtos se configura como uma má alimentação, que a curto prazo, pode provocar consequências, como a obesidade, e a longo prazo, diabetes, hipertensão arterial sistêmica e doenças cardiovasculares. Os mesmos autores ainda destacam ainda a importância de serem elaborados programas educacionais para o público infantil e seus responsáveis sobre nutrição e alimentação saudável.
Justificativa
De acordo com a lei que dispõe sobre a organização da assistência social (Lei n° 8.742 de 7 de dezembro de 1993), entendem-se por serviços socioassistenciais as atividades continuadas que visem à melhoria de vida da população. Crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social são um dos, entre outros, focos dos programas de amparo na organização dos serviços da assistência social. O curso Técnico em Nutrição e Dietética traz embasamentos para que atividades como essa sejam realizadas, durante o curso os alunos obtêm conhecimento suficientes sobre saúde pública, direitos, ética, além de conhecimentos específicos de saúde e nutrição. Como já explanado nos tópicos anteriores, a PNAN traz a Educação Alimentar e Nutricional, o acesso à informação, a ação intersetorial como meios para que se estabeleça o direito à alimentação adequada e saudável. Portanto, levar a Educação Alimentar e Nutricional para estes espaços, compartilhar conhecimentos sobre o direito humano a Alimentação Adequada e Saudável, emponderar famílias e crianças para que dentro de suas possibilidades façam boas escolhas é transformador.
Público Alvo
Crianças e famílias atendidas pelo CRAS.
Objetivo Geral
Desenvolver atividades de promoção da Educação Alimentar e Nutricional com crianças atendidas por um Centro de Referência da Assistência Social de Iguatu-CE.
Objetivo Específico
• Criar materiais educativos e lúdicos sobre alimentação adequada e saudável; • Realizar ações sobre alimentação saudável com os grupos de criança no CRAS; • Mobilizar os usuários da assistência social acerca dos direitos a uma Alimentação Adequada e saudável.
Metodologia
O projeto será desenvolvido durante os meses de agosto a novembro de 2023, no município de Iguatu-CE, o local de realização será o Centro de Referência da Assistência Social, tendo como público alvo crianças, famílias e responsáveis atendidas pelo CRAS. O projeto será desenvolvido por docentes e discentes do IFCE campus Iguatu, os discentes serão incluídos em agosto, após aprovação. Previamente será pactuado com a equipe do equipamento da assistência social sobre as atividades, serão realizadas reuniões para explicação do projeto, objetivos e temas trabalhados. As atividades realizadas serão: Atividade 1 – Tema: Conhecendo a minha alimentação. Inicialmente, como avaliação diagnóstica, será realizada uma brincadeira do vivo/morto dos alimentos, onde cada vez que for falado um alimento saudável a criança deve ficar em pé e cada vez que for falado um alimento não saudável a criança deve agachar. Posteriormente as crianças serão instigadas, de forma lúdica e interativa, a falarem sobre seus hábitos alimentares, através a montagem de refeições com figuras coloridas, nesse momento, os extensionista conduzirão a atividade buscando refletir sobre os hábitos alimentares e escolhas mais saudáveis. Durante toda a atividade os pais também devem participar como apoio. Para finalizar, as crianças serão questionadas sobre o que acharam da atividade e serão convidadas para a próxima. Atividade 2 – Tema: A importância de uma alimentação saudável. A segunda atividade do projeto terá início recapitulando o que foi visto no encontro anterior, buscando identificar como as crianças receberam as informações. Em seguida será contado uma história sobre a importância do consumo de frutas e verduras, utilizando-se fantoches de alimentos, abordando os benefícios desses alimentos na saúde. Será utilizado como base as orientações do Guia Alimentar para População Brasileira (2014). Em seguida será conversado com as crianças sobre a importância de ser crítico a publicidade de alimentos. Muitas vezes as propagandas de alimentos direcionadas as crianças apelam para personagens de desenhos infantis, para desmistificar essa relação, será realizado a atividade dos super-heróis saudáveis, onde os super-heróis serão associados as cores de alimentos, serão elaboradas fichas com um super-herói e seus alimentos preferidos, por exemplo, o Hulk gosta de comer alimentos verdes, como alface, uva verde, brócolis. Para finalizar, as crianças serão questionadas sobre o que acharam da atividade e serão convidadas para a próxima. Atividade 3 – Tema: A Política Brasileira de Alimentação e Nutrição e o Direito Humano a Alimentação Adequada e Saudável. Esta atividade será realizada principalmente com os responsáveis pelas crianças, onde será apresentado a PNAN, as suas diretrizes e os direitos relacionados a alimentação, além disso, também será abordado as estratégias para garantir esse direito (bolsa família, Programa Nacional de Alimentação Escolar), como metodologia será elaborado a dinâmica do repolho, onde será feito uma bola de papel em camadas, cada folha terá um ponto da PNAN ou uma estratégia. Então será realizado a brincadeira da batata quente, os participantes formarão um círculo, a bola de papel irá sendo passada pelos participantes e quando a música parar, a pessoa que estiver com a bola retira um papel, ler o que está escrito e então será debatido sobre o assunto. Enquanto isso, será levado figuras (relacionadas a alimentação e nutrição) para as crianças pintarem e para que os pais possam se concentrar na atividade. Para avaliação de todos os encontros, os pais responderão um questionário sobre os impactos das atividades nos hábitos alimentares da criança e da família, poderão manifestar sua opinião sobre as metodologias utilizadas, trazer sugestões. Com as crianças será realizado uma dinâmica para avaliação do aprendizado, será montado um “mercadinho” de alimentos (com produtos feitos de EVA e de plástico), as crianças então poderão realizar suas compras escolhendo o que precisam comprar para ter uma boa alimentação, em seguida a equipe de extensionistas farão uma análise junto das crianças das escolhas dos participantes. Os resultados esperados do projeto é que as crianças aprendam sobre os benefícios de uma alimentação saudável, que tenham acesso a informações para realizarem boas escolhas e melhorem seus hábitos alimentares, além disso que as famílias conheçam seus direitos e valorizem as políticas públicas, como por exemplo, estimulando que as crianças comam na escola, visto que nesses espaços as refeições são adequadas e saudáveis.