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Campus:
CAMPUS UBAJARA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Napne nas Escolas
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acessibilidade
Data de Início:
01/08/2023
Previsão de Fim:
30/11/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital 01/2023 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Ubajara
Formas de Avaliação:
Frequência
Relatório
Questionário
Participação
Formas de Divulgação:
Entrega presencial de convites
Convite
Folder
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Lucas Fonseca Bezerra
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Emanoela Terceiro Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/08/2023 30/11/2023
Júlio César Ferreira Gomes IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 01/08/2023 30/11/2023
Kacio de Lima Evangelista IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/08/2023 30/11/2023
Lucas Fonseca Bezerra IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/08/2023 30/11/2023
Luciano Marques da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 01/08/2023 30/11/2023
Melina Yara Del Mar Cantillo Castrillon IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/08/2023 30/11/2023
Naldia Paula Costa dos Santos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/08/2023 30/11/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2.800,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Napne (Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas), criado no IFCE (Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará) campus Ubajara, em março do presente ano, é um núcleo que objetiva garantir aos alunos o acesso, a permanência e o êxito na instituição, tendo como alguns princípios: a universalização do acesso à educação, respeito aos Direitos Humanos, educação de qualidade para todos, parceria com a comunidade escolar e com a sociedade civil, diversidade e convivência humana, valores da autonomia e acessibilidade. Baseado nesses aspectos, o núcleo criou o Projeto Napne nas Escolas. O projeto visa levar formação continuada aos professores da rede estadual para que tenham conhecimentos básicos e necessários para atuarem com alunos matriculados na instituição em que lecionam, que tenham alguma necessidade específica.
Justificativa
É dever do Estado garantir educação de qualidade a todas as pessoas com necessidades específicas, bem como mantê-las a salvo de toda e qualquer violência, discriminação e negligência (BRASIL, 2015). A LBI — Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 — traz orientações que devem ser seguidas pelas escolas e por seus gestores para tornar as instituições educacionais um lugar onde essa pessoa se sinta realmente acolhida. Ainda conforme a Lei mencionada, devem ser ofertados cursos de formação inicial e continuada para professores, materiais que possibilitem a plena aprendizagem do aluno, a participação do aluno e da família, nas atividades pedagógicas desenvolvidas pela escola, assim também como a oferta de tradutor-intérprete de Libras, de guias intérpretes e profissionais de apoio. Além de ofertar o ensino de Libras e do sistema Braille. Fala sobre a educação em nível superior, que deve ser disponibilizada em igualdade de condições e oportunidades com os demais. Também deve-se ofertar atividades esportivas e de lazer, garantindo as mesmas condições que os demais, sem contar das demais orientações que a Lei traz para garantir uma educação de qualidade para todos. Conforme as orientações estipuladas em lei, e seguindo o regulamento — Resolução nº 50, de 14 de dezembro de 2015 —, o Napne é um núcleo permanente que objetiva promover o acesso, a permanência e o êxito educacional do discente com necessidades educacionais específicas no IFCE. Com base nisso, o Projeto Napne nas Escolas surge do propósito de conhecer a realidade e as necessidades dos alunos da rede pública da cidade de Ubajara. O mapeamento realizado a partir dessa ação permitirá identificar necessidades que servirão para orientar as atividades ofertadas posteriormente nas escolas. A instituição IFCE Ubajara, juntamente com o Napne Ubajara lança este projeto, que visa levar uma formação inicial e continuada para gestores e professores da rede pública do nosso município. Essa formação será voltada para a educação inclusiva tendo em vista as grandes dificuldades que as escolas da cidade enfrentam ao receber alunos com alguma necessidade específica, uma vez que na maioria das escolas não há profissionais capacitados para atender as demandas desses alunos. O Núcleo, em parceria com as escolas, vai tentar buscar alternativas viáveis para garantir que esses alunos tenham autonomia para concluir seu ensino médio com qualidade e, posteriormente, espera-se que esses alunos possam ser ingressantes em um dos cursos do IFCE campus Ubajara. O Napne tem como papel disseminar a cultura da inclusão através de projetos, assessorias e ações educacionais; estimular o espírito de inclusão na comunidade tanto interna como externa de modo que o aluno adquira conhecimentos técnicos e também valores sociais que o levem a atuar na sociedade de forma consistente e comprometida. Pensando nisso, o projeto leva informação à gestores e professores para que esse espírito de inclusão seja trabalhado com os alunos desde cedo, para que assim haja uma conscientização maior e melhor, por parte de todos, pois a partir do instante em que se inicia um diálogo sobre inclusão com professores, é esperado que os alunos também se sintam mobilizados e ajudem no processo inclusivo.
Público Alvo
Gestores e professores das escolas Estaduais da cidade de Ubajara.
Objetivo Geral
Promover condições necessárias para o ingresso de discentes com necessidades educacionais específicas no IFCE, articulando-se com as escolas do município que possuem tal público.
Objetivo Específico
1. Articular propostas de inclusão e acessibilidade junto à comunidade externa; 2. Elaborar conhecimento sobre Educação Inclusiva com o intuito de informar e sensibilizar a comunidade externa; 3. Desenvolver atividades formativas acerca da acessibilidade e inclusão.
Metodologia
Este projeto tem como proposta metodológica a consolidação de ações diversificadas com foco em inclusão na perspectiva de auxiliar na formação continuada dos professores que atuam nas escolas estaduais da região. Os passos a serem seguidos para esse desfecho são 1.Planejamento: As reuniões de planejamento de cada ação serão realizadas com a presença de todos os membros do Napne, os quais estão envolvidos no projeto. A proposta do projeto já foi enviada e apresentadas às escolas em evento presencial, onde diretores e gestores apreciaram o projeto e deram um retorno positivo quanto a realização de atividades. 2.Execução: Ação 1 - Formalização de parcerias com representantes da sociedade civil O Napne entrará em contato com pessoas da comunidade surda, das associações de pessoas com deficiência entre outras que estão localizadas na Serra da Ibiapaba, convidando-os para participar do Napne IFCE campus Ubajara e visitando suas organizações. O primeiro contato será realizado por meio de envio de ofício, e-mail institucional ou contato telefônico. Posteriormente, proporemos a formalização de parcerias. Para a formalização da parceria com os representantes da sociedade civil, ocorrerão reuniões entre o Napne e o coordenador de pesquisa e extensão do campus e com os representantes. Ação 2 - Criar Grupo de pesquisa. O grupo de Pesquisa IncluIR será constituído com objetivo de desenvolver produções acadêmicas direcionadas à área de inclusão e acessibilidade. Os projetos a serem desenvolvidos no grupo devem se dedicar a aspectos teóricos e práticos voltados aos processos de ensino e aprendizagem com ênfase na formação docente e produção de materiais didáticos. Para efetivação e sistematização do grupo, três frentes de atuação serão criadas: a) grupo de estudos dedicados à questões que abordam o tema da inclusão e acessibilidade; b) elaboração de material didático; e c) elaboração de projetos de intervenção. Tal ação será realizada mediante as seguinte atividades: Atividade 1 - Convite para participar do grupo O convite para participantes será realizado por meio das redes sociais do IFCE campus Ubajara, de forma presencial nas escolas, informando o objetivo do grupo de pesquisa e data de reunião de apresentação da proposta. Atividade 2 - Apresentação da proposta do grupo A proposta do grupo de pesquisa será apresentada pelos membros do Napne no auditório do IFCE. Após a apresentação, será disponibilizada lista para inscrição de participantes. Atividade 3 - Oficialização dos participantes A oficialização dos participantes se dará via cadastro na plataforma Sigproext. Atividade 4 - Estudo e pesquisa sobre materiais didáticos acessíveis O grupo IncluIR terá um planejamento inicial de um semestre letivo, tendo como objetivos: identificar as necessidades nas escolas acerca da inclusão e acessibilidade; traçar linhas temáticas específicas sobre acessibilidade; pesquisar e estudar materiais didáticos acessíveis e tecnologias assistivas. Atividade 5 - Elaboração de materiais didáticos acessíveis O grupo IncluIR será responsável pela elaboração, replicação e produção de materiais didáticos acessíveis que atendam as necessidades das escolas após estudo. Etapa 1: verificaremos os materiais disponíveis conforme a demanda verificada; Etapa 2: avaliaremos a possibilidade de adaptação conforme o contexto sociocultural; Etapa 3: desenvolveremos as tecnologias e, ou, materiais acessíveis a serem utilizados nos projetos de intervenção. Atividade 6 - Elaboração de projetos de intervenção com materiais didáticos acessíveis Os projetos de intervenção serão elaborados como desdobramento da atividade anterior. Assim, esses projetos conterão os seguintes itens: a. diagnóstico do contexto; b. elaboração dos objetivos; c. Planejamento de ações; d. Definição do cronograma; e e. Avaliação. Atividade 7 - Publicação de artigos e trabalhos acadêmicos O grupo IncluIR terá possibilidades de publicar trabalhos acadêmicos em diferentes gêneros científicos, tais como: resumos, resenhas, apresentações, artigos etc. em livros, periódicos e/ou eventos como forma de publicizar os conhecimentos adquiridos ao longo do projeto Napne nas Escolas. Atividade 8 - Avaliação da ação A avaliação terá como critérios a efetiva participação dos membros nas atividades realizadas, os materiais produzidos: materiais didáticos e textos acadêmicos; e o êxito dos projetos de intervenção elaborados. Ação 3 - Roda de conversa - Diálogos da Inclusão A proposta da Roda de Conversa tem por finalidade provocar reflexões aos participantes no âmbito de discussões acerca da inclusão, em reconhecimentos de filosofias que aceitam a diversidade, bem como garantias de acesso e oportunidades a todos, independente de suas particularidades. Atividade 1 - Elaboração do conteúdo da roda de conversa Os conteúdos a serem tratados na ocasião da roda de conversa, estarão sendo sistematizados por membros do Napne, no intuito de mediar as discussões. No entanto, as provocações dos diálogos serão articuladas de forma flexível envolvendo todos os participantes. Em linhas gerais, trataremos de Educação Inclusiva; Inclusão e Exclusão (reconhecimentos); Segregação, Integração, Desenvolvimento Profissional Docente; Igualdade; Equidade; Barreiras Removidas; Inclusão Escolar. Atividade 2 - Elaboração do material de divulgação O material a ser divulgado no evento, estará sendo fornecido pelo Napne, a partir das mídias digitais, panfletos impressos, marcadores de páginas, dentre outros. Todos os recursos apresentarão a logomarca do IFCE, associado ao Napne campus Ubajara. Atividade 3 - Execução da ação A ação será executada conforme o cronograma de atividades do Napne, em parcerias com o calendário de atividades das escolas envolvidas. Deixaremos em aberto a possibilidades de participações por parte dos docentes das escolas, por considerarmos as potencialidades apresentadas e adquiridas no âmbito das experiências da docência, além do processo formativo em constante desenvolvimento. Atividade 4 - Avaliação da ação No contexto geral, ressaltamos a importância de avaliarmos de forma qualitativa a atividade proposta. Conforme as contribuições dos profissionais envolvidos, acreditamos que o ambiente escolar poderá configurar-se com uma nova visão de Educação, isso nos leva a refletir sobre a questão urgente da democratização de espaços apropriados capazes de promover com maior veemência a inclusão. Assim, na realização dos Diálogos, articularemos uma sistemática de avaliação qualitativa, a partir de instrumentos em que os participantes responderão um questionário semiestruturado, descrevendo de forma subjetiva, as impressões, sugestões e perspectivas diante da atividade proposta. Ação 4 - O professor Inclusivo e Reflexivo A palestra O professor inclusivo e reflexivo tem como objetivo abordar as questões de inclusão junto à ação do professor como profissional reflexivo. Isso é, apresentar o que se espera do professor diante das especificidades da inclusão, visto que as especificidades dos discentes podem ser únicas ou múltiplas Atividade 1 - Elaboração do conteúdo da palestra A palestra será elaborada pelo professor Kácio junto do professor(a) Emanuelle, produzindo material seja em formato de apresentação de slides ou textos originais ou ainda formas mais dinâmicas de trabalhar o conteúdo sem a utilização de apoio visual. Atividade 2 - Elaboração do material de divulgação O material de divulgação da palestra será elaborado pelo bolsista do Napne sob a orientação dos professores organizadores da palestra. O material elaborado será divulgado tanto nas redes sociais da instituição de ensino e do IFCE campus Ubajara. Atividade 3 - Execução da ação A palestra será realizada em data a combinar com os professores palestrantes. Atividade 4 - Avaliação da ação Esperamos ter no mínimo 20 pessoas na palestra. Dessa forma, a avaliação da ação ocorrerá por meio da contabilização da frequência e da participação nas atividades propostas. E por meio de feedback, via formulário online, sobre a qualidade da palestra e a importância do conteúdo. Ação 5 - Curso de Introdução à surdez e a LIBRAS O Curso de Introdução à Surdez e à Libras será um curso de duração de 40h, ministrado pelo professor de Libras do IFCE. O curso pretende abordar questões como: aspectos clínicos da surdez, aquisição de linguagem e língua por crianças surdas, cultura surda, aspectos introdutórios da Libras (alfabeto manual, fonologia, morfologia e sintaxe da Libras). Atividade 1 - Elaboração do conteúdo do curso O material didático do curso será elaborado pelo professor que irá ministrar as aulas juntamente com os discentes monitores e bolsistas. Nesse sentido, pretendemos elaborar textos, slides e atividades de fixação sobre os conteúdos abordados. Atividade 2 - Elaboração do material de divulgação A divulgação do curso ocorrerá das seguintes formas: postagem de vídeo ou imagem nas redes sociais da instituição, que conterão as informações do local da oficina, a data, horário e responsável. Dessa forma, será necessário utilizar ferramentas de edição de vídeo e imagem, de preferência de uso gratuito como o Canva. Atividade 3 - Execução da ação O curso será realizado conforme a demanda das instituições alvo do projeto, adequando-se ao tipo de oferta, seja ela online ou presencial, em encontros quinzenais por módulos ou semanalmente. Caso seja através da forma presencial, as aulas do curso ocorrerão no IFCE campus Ubajara, conforme o acordado: modular ou semanal. Caso seja online o curso ocorrerá através da disponibilização de videoaulas e de encontros virtuais por meio do Meet, plataforma de videoconferência utilizada pela instituição. Atividade 4 - Avaliação da ação A avaliação da aprendizagem dos participantes no curso ocorrerá conforme o conteúdo programático, anexo X. A avaliação ocorrerá por meio de formulário online abordando questões sobre a qualidade e importância do curso e através do contraste entre número de participantes matriculados e concludentes. Ação 6 - Oficina sobre texto acessível A oficina tem como objetivo mostrar a maneira correta de como devem ser escritos textos de forma que sejam acessíveis à todos, tendo como base o guia da Fundação Oswaldo Cruz, será realizada em data a definir no laboratório de informática do campus e terá como público alvo os professores da instituição. Atividade 1 - Elaboração do conteúdo da oficina A oficina de texto acessível será produzida pelo bolsista do NAPNE junto ao coordenador do núcleo. A oficina será ministrada com a apresentação de slides, e textos que serão disponibilizados para que os participantes possam colocar em prática o que aprenderam, sendo necessário também a construção de textos como forma de atividade. Atividade 2 - Elaboração do material de divulgação A divulgação da oficina ocorrerá das seguintes formas: postagem de vídeo ou imagem nas redes sociais da instituição, que conterão as informações do local da oficina, a data, horário e responsável. Dessa forma, será necessário utilizar ferramentas de edição de vídeo e imagem, de preferência de uso gratuito como o Canva. Atividade 3 - Execução da ação A oficina ocorrerá em data a definir e será ministrada por bolsista do projeto. Atividade 4 - Avaliação da ação A avaliação da ação ocorrerá por meio das atividades que serão desenvolvidas durante a oficina. As quais serão realizadas por meio de formulário google, onde os participantes poderão deixar sugestões, elogios, apontar os pontos positivos e negativos para que se possa melhorar as futuras aplicações. Ação 6 - Oficina sobre Slide acessível Assim com a oficina de texto acessível, esta também será ministrada no laboratório de informática do campus pois haverá a necessidade de usar os computadores para que os participantes possam colocar em prática o que será apresentado. A oficina ocorrerá no período de execução do projeto no laboratório de informática e terá como público alvo os professores da instituição. Atividade 1 - Elaboração do conteúdo da oficina A oficina de slide acessível será produzida pelo bolsista do NAPNE junto ao coordenador do núcleo. A oficina será ministrada com a apresentação de slides, e textos que serão disponibilizados para que os participantes possam colocar em prática o que aprenderam, sendo necessário também a construção de slides pelos participantes como forma de atividade. Atividade 2 - Elaboração do material de divulgação A divulgação da oficina ocorrerá das seguintes formas: postagem de vídeo ou imagem nas redes sociais da instituição, que conterão as informações do local da oficina, a data, horário e responsável. Nesse sentido, será necessário utilizar ferramentas de edição de vídeo e imagem, de preferência de uso gratuito como o Canva. Atividade 3 - Execução da ação A oficina ocorrerá em data a definir Atividade 4 - Avaliação da ação A avaliação da ação ocorrerá por meio das atividades que serão desenvolvidas durante a oficina. As quais serão realizadas por meio de formulário google, onde os participantes poderão deixar sugestões, elogios, apontar os pontos positivos e negativos para que se possa melhorar as futuras aplicações. Ação 7 - Ofinica de alfabeto manual Na Oficina de Alfabeto Manual da Libras haverá explicação do que é o alfabeto manual e em que situações utilizá-lo. Na atividade será proporcionada a possibilidade de atenuar as dúvidas correntes sobre a Libras e sobre as pessoas com surdez. Atividade 1 - Elaboração do conteúdo da oficina A oficina utilizará como recurso didático texto autoral e apresentação de vídeos, além de dinâmicas com os participantes. Dessa forma, o material elaborado irá se basear em pesquisa bibliográfica nos livros de referência na área da Libras e também em canais do Youtube que possuem relevância para a comunidade surda. Atividade 2 - Elaboração do material de divulgação A divulgação da oficina ocorrerá das seguintes formas: postagem de vídeo ou imagem nas redes sociais da instituição, que conterão as informações do local da oficina, a data, horário e responsável. Será necessário utilizar ferramentas de edição de vídeo e imagem, de preferência de uso gratuito como o Canva. Atividade 3 - Execução da ação A oficina ocorrerá em data e local a definir. O professor de Libras do IFCE campus Ubajara será o responsável por executar a atividade, conforme sua disponibilidade e dos participantes das demais instituições. Atividade 4 - Avaliação da ação A avaliação da ação ocorrerá por meio das atividades que serão desenvolvidas durante a oficina. As quais serão realizadas por meio de formulário google, onde os participantes poderão deixar sugestões, elogios, apontar os pontos positivos e negativos para que se possa melhorar as futuras aplicações. Ação 8 - Experimentação Inclusiva no Ensino de Ciências A Experimentação inclusiva no Ensino de Ciências tem por objetivo demonstrar o desenvolvimento de práticas alternativas e adaptação de procedimentos para um ensino de ciências inclusivo e vinculado à experimentação prática com direcionamento a pessoas com deficiência visual. Atividade 1 - Elaboração do conteúdo da ação A mudança de cor é um elemento chave para a verificação de uma reação química. No entanto, pessoas com distúrbios visuais de percepção de cores (daltonismo) podem ter muita dificuldade em visualizar esse fenômeno. Neste contexto, será demonstrado o uso do aplicativo Chromatic Vision Simulator para smartphones, que se trata de uma ferramenta digital que usa filtro de cores para simular em tempo real variações cromáticas para os três tipos de daltonismo existentes.  Um experimento voltado para o ensino do conteúdo de gases também será demonstrado como proposta didática para pessoas cegas. Nesse experimento dois balões são enchidos com ar até que fiquem do mesmo tamanho. Em seguida são colocados em recipientes diferentes contendo água quente e fria de modo que a compressão e expansão do gás pode ser aferida de maneira tátil. A ação contará ainda com a atividade de construção de um modelo tátil de reação química a partir da construção de moléculas usando bolinhas de isopor. A diferenciação dos átomos pode ser feita através do tamanho das bolinhas, de modo que haja uma correlação com o real tamanho dos átomos envolvidos. Atividade 2 - Elaboração do material de divulgação A divulgação da ação ocorrerá das seguintes formas: postagem de vídeo ou imagem nas redes sociais da instituição, que conterão as informações do local da oficina, a data, horário e responsável. Dessa forma, será necessário utilizar ferramentas de edição de vídeo e imagem, de preferência de uso gratuito como o Canva Atividade 3 - Execução da ação A atividade ocorrerá no dia X do mês de XXXX no ano XXXX, na(s) instituição(ões) de ensino XXXX. O técnico de laboratório e professor de química inorgânica do campus Ubajara serão os responsáveis por executar a atividade, conforme sua disponibilidade e dos participantes das demais instituições.  Atividade 4 - Avaliação da ação A avaliação dos participantes no curso será feita através do número de participantes concludentes e por meio de formulário google abordando questões sobre a qualidade e importância do curso. Ação 9 - Minicurso de educação inclusiva (20 hs) O curso pretende abordar questões como: o que é inclusão, por que fazer a inclusão, como fazer a inclusão. Atividade 1 - Elaboração do conteúdo do minicurso O material didático do minicurso será elaborado pelos professores responsáveis juntamente com os discentes monitores e bolsistas. Dessa forma, pretendemos elaborar textos, slides e atividades de fixação sobre os conteúdos apresentados na ementa do curso. Atividade 2 - Elaboração do material de divulgação A divulgação do minicurso ocorrerá das seguintes formas: postagem de vídeo ou imagem nas redes sociais da instituição, que conterão as informações do local da oficina, a data, horário e responsável. Dessa forma, será necessário utilizar ferramentas de edição de vídeo e imagem, de preferência de uso gratuito como o Canva. Atividade 3 - Execução da ação O Minicurso de Educação Inclusiva ocorrerá de forma presencial, preferencialmente, no IFCE campus Ubajara e será ministrado pelos professores Emanuelle de Souza Barbosa e Kácio de Lima Evangelista, sendo dois módulos semipresenciais, com 10h cada, seis horas presenciais e quatro à distância. Os horários e os dias de aula do minicurso serão agendados conforme disponibilidade de ambas as partes: docentes que irão lecionar e público alvo. Atividade 4 - Avaliação da ação Esperamos ter no mínimo 20 pessoas matriculadas no minicurso. Assim, a avaliação do minicurso ocorrerá por meio de atividades voltadas para o conteúdo e feedback dos alunos sobre a ação. Além disso, contabilizará as matrículas e a quantidade de concludentes. Ação 9 - Avaliação do projeto O Projeto Napne nas Escolas, será acompanhado e avaliado em seus aspectos qualitativos, objetivando ampliar possibilidades de participação dos professores das escolas de Educação Básica, no sentido de apropriarem-se de condições educativas na inclusão. Esperamos afetar positivamente os docentes, ampliando possibilidades de constituição do desenvolvimento profissional, ancorado nos preceitos de um ensino de qualidade, pautado em Educação Inclusiva nas diversas modalidades. Nesse propósito, estaremos sistematizando os instrumentos e formas de avaliação previstas em cada atividade, que serão descritos e analisados através de construção de relatórios, que fomentam novas propostas a serem desenvolvidas no Napne.