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Campus:
CAMPUS CRATEUS
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
EDUCAÇÃO BILINGUE NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO SURDO E OUVINTE
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acessibilidade
Data de Início:
01/08/2023
Previsão de Fim:
30/11/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
60
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital 01/2023 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Crateús
Formas de Avaliação:
Trabalho em grupo
Prova
Participação
Formas de Divulgação:
Site institucional
Folder
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Cibelle Euridice Araujo Torres
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Cibelle Euridice Araujo Torres IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/08/2023 30/11/2023
Maria Coelho de Mesquita Cardoso IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 01/08/2023 30/11/2023
Thais Menezes Lopes IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 01/08/2023 30/11/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
ESCOLA, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2.800,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A educação bilíngue está se tornando cada vez mais importante em nossa sociedade globalizada. Além de possibilitar o aprendizado de um segundo idioma, imprescindível para conquistar melhores oportunidades de estudo e trabalho, também possibilita o desenvolvimento emocional e cognitivo dos alunos Quando se fala no ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas escolas proporciona aos educandos uma inserção de uma educação mais justa e inclusiva, formando alunos surdos e possibilitando novas vivencias para essas crianças. O principal motivo para a implantação do ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas escolas é buscar a inclusão da comunidade surda na sociedade. O referido projeto está relacionado à atuação do Núcleo (NEABI, NAPNE, Acompanhamento de Egressos ou Acordo de Cooperação Técnica IFCE-Cáritas) e ao Edital 01/2023, conforme estar estabelecido no número do processo Sei! da adesão (23293.000890/2023-10).
Justificativa
A Língua Brasileira de Sinais é reconhecida oficialmente (Lei Federal nº10.436 de 22/04/2002) como meio legal de comunicação e expressão das comunidades de pessoas surdas. É considerada também como língua de aquisição natural enquanto a língua portuguesa é a língua de aprendizagem sistemática conceituada como segunda língua para aqueles que têm a Libras como primeira língua. Aprender a Língua Portuguesa como uma segunda língua é um direito assegurado pelo Decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005, e um dos deveres das Instituições Federais de Ensino. Assim no Art.14. “As instituições federais de ensino devem garantir, obrigatoriamente, às pessoas surdas acesso à comunicação, à informação e à educação nos processos seletivos, nas atividades e nos conteúdos curriculares desenvolvidos em todos os níveis, etapas e modalidades de educação, desde a educação infantil até à superior”. O referente trabalho tem como propósito apresentar e discutir a importância da inclusão da disciplina de Língua Brasileira de Sinais-Libras no currículo da educação básica (da educação infantil ao ensino médio). Haja vista que o Projeto de Lei 2403/22 altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) para incluir conteúdo da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos currículos da educação básica (da pré-escola ao ensino médio). Então para que se efetive um inclusão de alunos surdos nas escolas é necessário que esse contato com disciplina de Libras seja institucionalizada o mais rápido possível, para que as pessoas com surdez e/ou deficiência auditiva sinta acolhido nas escola regulares do município de Crateús-ceará.
Público Alvo
procurar a secretaria de educação e pedir relação das escolas que nunca tiveram contato com disciplina de Libras. logo após visitar duas escolas coletadas da relação. teremos acesso no mínimo de 30 alunos e máximo de 60 alunos atendidos com esta demanda.
Objetivo Geral
Apresentar e discutir a importância da inclusão da disciplina de Língua Brasileira de Sinais-Libras no currículo da educação básica ( da educação infantil ao ensino médio).
Objetivo Específico
Mostrar aos alunos e professores a importância de se aprender Libras para melhor acolher uma pessoa com surdez; Ensinar alguns sinais básicos para uma saudação, ou até conversação em Libras; Verificar aprendizagem nos conceitos básicos da Libras.
Metodologia
Iniciaremos uma busca na secretaria de educação para identificar quais escolas na sede de Crateús que em seu contexto escolar não acontece a disciplina de Língua Brasileira de Sinais- Libras. Logo iremos escolher 2(duas) escolas e conhecer as escolas e já marcar um momento com a sala que a direção/coordenação permitir que aconteça a intervenção nas salas de aulas. Logo nos reuniremos com bolsista para planejar e organizar a aula de Libras para as duas escolas. Teremos formações com professora de Libras e Napne para a bolsista se apropriar do contexto do projeto. Iremos orientar o bolsista para elaborar suas aulas/oficinas de libras e ainda elaborar um material para ser usado em sua oficina nas escolas. Faremos 3(três) encontros de 1 hora a 2 horas em cada escola, para que haja um aprendizagem acerca da disciplina de libras Após ser realizada as aulas de libras faremos uma avaliação como uma prova oral, verificando assim se o aluno aprendeu de fato alguns sinais estudados na sala de aula. Após o fechamento da oficina faremos a culminância do projeto em um evento junto da disciplina de Educação Inclusiva e assim chamaremos alunos e professores participantes das oficinas ocorridas.