Exibir Ação

Campus:
CAMPUS UBAJARA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
"Handebol: de mãos dadas com a comunidade”
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desporto e Lazer
Data de Início:
20/09/2023
Previsão de Fim:
20/12/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
21
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
40
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Viçosa do Ceará
Ubajara
Tianguá
São Benedito
Ipu
Ibiapina
Carnaubal
Formas de Avaliação:
Relatório
Trabalho em grupo
Seminário
Reunião
Frequência
Participação
Formas de Divulgação:
Entrega presencial de convites
Redes sociais
Site institucional
Sistema acadêmico
Folder
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Maria Erlene Vieira Matos
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonio Avelar Macedo Neri IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 20/09/2023 20/12/2023
Maria Erlene Vieira Matos IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 20/09/2023 20/12/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto de extensão "Handebol: de mãos dadas com a comunidade” acontecerá de forma presencial e será voltado para o público externo e interno, dos sexos masculino e feminino e com idade superior a 14 anos, sem exigência de idade máxima. O projeto será oferecido pelo IFCE - Campus Ubajara no ambiente da quadra poliesportiva do campus, sendo ministrado pelos servidores Antonio Avelar Macedo Neri, ex-atleta e mobilizador de handebol, com vasta experiência nesse esporte, e pela profissional de Educação Física Maria Erlene Vieira Matos. Serão ofertadas 40 vagas, sendo 25 vagas para o público externo e reservadas 15 vagas para o público interno, com os encontros programados para os dias de quarta-feira, das 17h às 18h20min. Como forma de avaliação da aprendizagem e representatividade do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFCE) – Campus Ubajara, os participantes se apresentarão em jogos amistosos, torneios, jogos municipais, estaduais e do campus (exceto os jogos JIFS, voltado aos alunos matriculados nos cursos técnicos e de graduação no IFCE).
Justificativa
O handebol caracteriza-se como um esporte composto por movimentos que utilizam a combinação de habilidades motoras básicas humanas (ex.: correr, saltar e arremessar), com melhoria no desempenhos destas habilidades de maneira combinada com movimentos específicos, que desenvolvem a construção de novos conhecimentos e melhoria na qualidade de vida. O esporte apresenta ferramentas educacionais capazes de proporcionar inúmeros conhecimentos teóricos sobre a cultura corporal do movimento e amplo esforço com habilidades motoras simultâneas como: corrida em varias direções, saltos em altura, salto em distância, arremessos em curto, médio e longa distância, manipulação de objeto (bola), modalidades que desenvolvem a construção de novos conhecimentos e adquirem novas habilidades motoras que desenvolvem e aprimoram em seu praticante os aspectos físicos, motores, cognitivos e sociais. Este projeto pode contribuir para o aumentar a autoestima, favorecendo o desenvolvimento e o fortalecimento das habilidades motoras. O engajamento no projeto acrescenta e agrega conhecimentos, além de criar no(a) participante o hábito da prática da atividade física, de hábitos saudáveis e da qualidade de vida, que são fundamentais aos seres humanos. Além disso, a iniciativa atende à manifestação de interesse da comunidade externa e interna, estimulando a promoção à saúde física, social e mental, e colabora simultaneamente na integração IFCE/Comunidade externa e ações de permanência e êxito.
Público Alvo
Pessoas com idade superior a 14 anos anos, de ambos os sexos, sem exigência de idade máxima e residentes do município de Ubajara e de cidades vizinhas, com interesse no esporte.
Objetivo Geral
Promover a prática de atividade física através do Handebol, agregando promoção da saúde e melhoria do convívio social dos participantes.
Objetivo Específico
- Aprender sobre a história do handebol e as possibilidades de integração, prazer e os benefícios na saúde dos praticantes da modalidade; - Adquirir conhecimento técnico-tático, físicos e melhoria do condicionamento cardiorrespiratório através da prática do Handebol; - Ampliar a formação acadêmica por meio do conhecimento sobre a o handebol e as diferentes manifestações da cultura corporal do movimento; - Representar o IFCE campus Ubajara nos eventos esportivos a nível municipal, estadual e nos eventos de extensão do IFCE, que são abertos ao público externo. - Promover jogos amistosos entre participantes do projeto e demais públicos externos; - Contribuir com a redução da evasão, estresse, ansiedade e melhoria no nível de aprendizagem e qualidade de vida do público estudantil externo e de discentes do IFCE Ubajara - Reconhecer as atividades físicas enquanto recurso para a prevenção de morbidades e agravos, bem como para a promoção, manutenção da saúde e qualidade de vida.
Metodologia
O projeto será desenvolvido conforme as seguintes etapas: 1) Planejamento e divulgação: O projeto de extensão "Handebol: de mãos dadas com a comunidade” acontecerá de forma presencial e será voltado para o público externo e interno, dos sexos masculino e feminino e com idade superior a 14 anos, sem exigência de idade máxima. O Projeto será divulgado através dos sites e redes sociais institucionais, de folders e visitas às escolas, bem como convites individuais a frequentadores da praça do castelo e ginásio poliesportivo instalados ao lado do campus. As inscrições ocorrerão através de formulário eletrônico (google forms.- link e QrCode). Serão ofertadas 40 vagas, sendo 25 vagas para o público externo e reservadas 15 vagas para o público interno, com os encontros programados para os dias de quarta-feira, das 17h às 18h20min, na quadra poliesportiva do campus. Quanto a recursos, serão utilizados: computador, datashow, vídeos, bolas de handebol, cordas, elásticos, cones, coletes, livros, súmulas, fitas adesivas, fita de demarcação de quadra, quadra esportiva e papel A4 para impressão das atividades. 2) Execução: Nos encontros do Projeto ocorrerão instruções abordando aspectos teóricos do Handebol que contextualizem a prática esportiva. Dentre os conteúdos abordados, estão: Histórico da modalidade e Fundamentos básicos do handebol; Empunhadura, Recepção, Passe, Arremesso, Progressão, Drible, Finta; Habilidades combinadas; Tática individual e coletiva; Transições: ataque-defesa / defesa-ataque; Evolução técnica da modalidade; Análise de jogadas, Análise de jogo; Treinamento; Noções de arbitragem e Súmula. Em todos os encontros, os participantes deverão se apresentar com roupas apropriadas para a prática das atividades (ex.: camiseta, short.). O público participará de simulação de jogo em competição e de competições onde poderão representar o Campus Ubajara. Os eventos de jogos internos (no campus) e externos articulados no âmbito do Projeto serão devidamente cadastrados no SigProext. Além das ações diretamente voltadas ao Handebol, ocorrerão palestras e/ou rodas de conversas sobre a importância do esporte para a saúde e eventos sobre alimentação saudável. 3) Avaliação das ações pela equipe e pelos/as participante: acompanhamento dos treinos e feedback sobre os jogos. Dentre os aspectos avaliativos, haverá o critério de assiduidade, frequência, participação, desenvoltura, avaliações, práticas e trabalhos em equipes. No encerramento do projeto e como parte integrante, acontecerá uma culminância como apresentação dos resultados.