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Campus:
CAMPUS QUIXADA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Voleibol no Campus
Área Temática:
Saúde
Linha de Extensão:
Desporto e Lazer
Data de Início:
23/10/2023
Previsão de Fim:
23/10/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
12
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Quixadá
Formas de Avaliação:
Frequência
Pesquisa de Satisfação
Relatório
Questionário
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Site institucional
Sistema acadêmico
Folder
E-mail
Cartaz
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Francisco Cristiano da Silva Sousa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antônio David Ferreira da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 23/10/2023 23/10/2026
Francisco Cristiano da Silva Sousa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 23/10/2023 11/09/2026
João Luiz Queiroz Alencar Associação Quixadaense de Voleibol e Cidadania (AQVC) Integrante Sem vínculo Não 4 23/10/2023 23/10/2026
Marcos Jose Pereira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 23/10/2023 23/10/2026
Maria Yasmin Barbosa Brito Barroso IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 23/10/2023 23/10/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Associação Quixadaense de Voleibol e Cidadania Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O esporte é uma ferramenta profícua para a aquisição de melhores níveis de saúde e educação. O projeto Voleibol no Campus surge como forma de fomentar a prática esportiva como meio de desenvolvimento humano dos jovens e adultos do entorno do Açude Cedro.
Justificativa
Coadunando com a missão institucional do IFCE Campus Quixadá, o projeto Voleibol no Campus fortalecerá a política extensionista da instituição, pois, o esporte mobiliza os mais diversos grupos sociais para sua prática, sejam crianças, jovens, adultos e idosos. Dessa forma, a instituição passa a ter um projeto que disponibiliza o acesso a uma prática cultural (esporte) demandada de longa data pelos residentes no entorno do Açude Cedro. Trata-se de inclusão social através do esporte, que para além da saúde, contribuirá para a formação cidadã dos participantes.
Público Alvo
Adolescentes e adultos residentes na cidade de Quixadá, especialmente os residentes no entorno do Açude Cedro.
Objetivo Geral
Propiciar o acesso a prática do voleibol de forma sistematizada
Objetivo Específico
- Estimular a aquisição de um estilo de vida ativo e saudável através da prática do voleibol. - Garantir o acesso constitucional à prática esportiva orientada. - Fomentar a prática esportiva como meio para aquisição de melhores níveis de saúde e qualidade de vida. - Estimular a socialização entre os participantes através da prática do voleibol.
Metodologia
O projeto Voleibol no Campus será desenvolvido através das seguintes etapas e procedimentos: Etapa de planejamento 1. Discussão preliminar entre os professores de educação física do Campus Quixadá sobre a necessidade de implantação de um projeto com escopo esportivo. 2. Levantamento dos recursos humanos, materiais e estruturais necessários ao bom andamento do projeto. 3. Levantamento da demanda nas escolas e comunidade do entorno do Açude Cedro. 4. Apresentação da demanda para a gestão do Campus Quixadá e solicitação do parecer dos gestores sobre o interesse e a viabilidade de implantação do projeto nas dependências do campus. 5. Apresentação do proposta do projeto para a Associação Quixadaense de Voleibol (AQVC) e convite para que a entidade atue como parceira na dinamização do projeto. 6. Submissão do projeto à coordenação de extensão do Campus Quixadá via Sigproext. Etapa de divulgação 1. Divulgação nas redes sociais, rádios locais, cartazes e visitas in loco nas escolas e postos de saúde da região, bem como, na sede da associação comunitária. 2. Divulgação nas mídias sociais do campus, afixação de cartazes nos murais do campus, bem como, e-mails institucionais e grupos de WhatssApp dos diversos cursos. 3. Divulgação nas aulas de educação física dos cursos Técnicos Integrados e nas salas de aula dos diversos cursos do Campus Quixadá nos turnos manhã, tarde e noite. Etapa de inscrição 1. Inscrição presencial nas escolas através da parceria com os professores de educação física das unidades escolares da região. 2. Inscrição presencial na sede da associação comunitária. 3. Inscrição presencial na recepção do Campus Quixadá. Etapa de execução do projeto 1. Encontro presencial para apresentação do projeto, sua metodologia e objetivos para todos os participantes inscritos. 2. Realização de testes práticos dos fundamentos do voleibol no primeiro encontro práticos (Pré-teste) para analisar o nível técnico dos inscritos para definir a formação de turmas para iniciantes e turmas para praticantes de nível intermediário. 3. Dinamização dos treinos de voleibol para as turmas de acordo com o nível dos alunos (Iniciantes ou intermediários) em duas sessões semanais com duração de 90 minutos para cada sessão. 4. Palestras com nutricionistas, profissionais de educação física, fisioterapeutas, médicos e outros profissionais da saúde sobre os diversos temas relacionados ao estilo de vida ativo e saudável. 5. Rodas de conversa conduzidas pelos professores e coordenador do projeto que versem sobre as grandes temáticas relacionadas ao esporte, quais sejam: Cidadania, racismo, direitos humanos, convívio com a diversidade, questões relacionadas à comunidade LGBTQIA+, entre outras temáticas. 6. Realização de jogos amistosos e participação em eventos esportivos oficiais por parte dos praticantes que demonstrarem aptidão e desejo para participar de competições esportivas. Etapa de avaliação 1. Rodas de conversa conduzidas pelo coordenador do projeto na qual os participantes participarão de uma avaliação processual das ações até então desenvolvidas, como forma de garantir que o projeto esteja indo ao encontro das necessidades dos participantes ao mesmo tempo em que cumpre os objetivos institucionais. 2. Realização da mesma bateria de testes (Pós-teste) ao final de cada período letivo (12 meses) como forma de avaliar o aprendizado/desenvolvimento dos praticantes. 3. Aplicação de questionários ao final de cada período letivo (12 meses) para complementar a avaliação do projeto. 4. Reunião da equipe executora do projeto para análise dos dados coletados nas baterias de testes e nas rodas de conversas. 5. Divulgação dos resultados gerais obtidos através do projeto, focando na divulgação dos dados coletados nas avaliações como forma de mostrar o impacto das ações desenvolvidas na saúde e educação dos participantes. Etapa de certificação 1. Os participantes que atingirem frequência em 75% nas atividades receberão uma declaração de participação ao final de cada 12 meses do projeto. 10. O coordenador do projeto, o professor participante, o representante da entidade parceira e os discentes envolvidos na execução do projeto receberão declarações de participação ao final de cada 12 meses de acordo com as atividades desenvolvidas e com o período no qual desempenharam suas funções.