Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CRATEUS
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Projeto Luta e Cultura
Área Temática:
Saúde
Linha de Extensão:
Desporto e Lazer
Data de Início:
01/08/2023
Previsão de Fim:
01/08/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
40
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Independência
Crateús
Formas de Avaliação:
Frequência
Participação
Formas de Divulgação:
Site institucional
Folder
Redes sociais
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Bruno Poti e Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alisson Alves Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/08/2023 01/08/2024
Antônio Fábio Pereira Soares Universidade Vale do Acaraú Integrante Sem vínculo Não 3 01/08/2023 01/08/2024
Bruno Poti e Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/08/2023 01/08/2024
Eliane da Silva Nunes IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 01/08/2023 01/08/2024
Francisco Wellen Sampaio de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 01/08/2023 04/03/2024
Gabriel José Barros Moretti Respire Jiu Jitsu Crateús Integrante Sem vínculo Não 3 01/08/2023 01/08/2024
Guilherme Mourao Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 04/03/2024 01/08/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto tem por finalidade ofertar a prática de uma modalidade de artes marciais de bastante peso cultural. O Jiu Jitsu é derivado do Ju Jutsu, arte marcial oriental desenvolvida por monges budistas. Com a vinda do Conde Koma ao Brasil, onde o mesmo ensinou às crianças da Família Gracie as técnicas do Judô da academia Kodokan. Hélio Gracie, sendo o mais leve dentre os praticantes, reformulou as técnicas que aprendera de modo a lhe dar vantagem sobre os adversários mais fortes, nascendo assim o Jiu Jitsu brasileiro. O Jiu jitsu oferece benefícios físicos e psicológicos aos seus praticantes e entre eles podemos citar: • Diminuição d o estresse • Aumento da autoestima e da autoconfiança • Melhoria do condicionamento físico • Aumento da flexibilidade • Defesa pessoal • Entendimento e desenvolvimento de valores éticos.
Justificativa
A educação projetada no esporte fortalece a saúde, desperta a socialização e a disciplina, amplia a concentração e consequentemente a evolução e o crescimento pessoal. A realidade da maior parte das crianças e adolescentes do nosso município, é a de carência financeira, de desestruturação familiar e de ociosidade . Tal situação traz como consequência o fracasso e, consequentemente, o abandono escolar, familiar e a prática de atos infracionais. Neste contexto de direito, a prática esportiva se apresenta como um instrumento auxiliar do processo de desenvolvimento integral da criança e do adolescente, além de favorecer a construção da cidadania. O projeto apresentado, tem como iniciativa nobre, uma maneira sadia de canalizar a energia para o esporte, contribuindo assim para o seu desenvolvimento físico, intelectual e social.
Público Alvo
jovens a partir dos 15 anos de idade do município de Crateús
Objetivo Geral
Oportunizar a prática gratuita de artes marciais como atividade física formadora de cidadania como instrumento para uma melhoria na qualidade de vida e prevenção aos comportamentos de risco e proteção contra a violência, desta forma, contribuindo para o adequado desenvolvimento físico e moral dos cidadãos.
Objetivo Específico
• Promover atividades físicas para jovens a partir dos 15 anos de idades, internos ou externos ao IFCE. • Oferecer à possibilidade de praticar um esporte de hábitos saudáveis, disciplina e respeito que contribuem para formação de cidadãos conscientes. • Possibilitar o surgimento de novos atletas e equipes que no futuro possam participar de eventos esportivos em nível municipal , estadual e nacional.
Metodologia
Sendo uma continuação do projeto ofertado pela servidora Eliane Nunes, também locada no campus Crateús, no período de 2019 a 2020 e pelo servidor Bruno Poti e Silva, no período de 2022 a 2023, serão ministradas aulas de segunda a sexta com duração de 1 horas cada. Nessas aulas serão trabalhados o condicionamento físico e a parte prática das modalidades. Por se tratar de uma continuação de projeto já existente e conhecido da comunidade, a inscrição para participação do mesmo é feita através de contato direto com o servidor responsável pelo projeto ou através de algum dos integrantes da equipe executora. A divulgação é feita no decorrer do período ativo do projeto. As aulas irão iniciar no dia 01 de agosto de 2023 e irão ocorrer até o dia 01 de agosto de 2024. A história e o conhecimento das regras serão passados através de seminários e minicursos, que serão ofertados de acordo com a disponibilidade dos atletas que irão ministrar tais cursos de formação. Assim, as datas de seminários e minicursos serão disponibilizadas previamente aos participantes do grupo por meio de panfletos e/ou pelo grupo do aplicativo Whatsapp o qual todos os participantes do projeto estão presentes, sendo ofertados um mínimo de 2 seminários no decorrer do período vigente do projeto. Também serão organizados eventos de competição semestralmente.