Exibir Ação

Campus:
CAMPUS SOBRAL
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Levantamento das casas de sementes na Regional Cáritas Sobral-Acaraú e caracterização das sementes crioulas
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Agroecologia e Agroextrativismo
Data de Início:
15/09/2023
Previsão de Fim:
15/01/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
250
Local de Atuação:
Rural
Fomento:
Edital 01/2023 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Bela Cruz
Cariré
Coreaú
Forquilha
Frecheirinha
Granja
Groaíras
Massapê
Meruoca
Morrinhos
Mucambo
Reriutaba
Senador Sá
Sobral
Formas de Avaliação:
Trabalho em grupo
Reunião
Frequência
Relatório
Questionário
Participação
Formas de Divulgação:
Articulações institucionais
Convite
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Jorge Alberto Bezerra Fernandes
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Francisca Alessandra Januario de Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 15/09/2023 15/01/2024
Francisco Jose Carvalho Moreira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/09/2023 15/01/2024
Jorge Alberto Bezerra Fernandes IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 15/09/2023 15/01/2024
José Davi Rodrigues Andrade IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 15/09/2023 15/01/2024
Yara Ruth Braga Julião IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 15/09/2023 15/01/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Cáritas Diocesana Sobral Sim Convênio 23258.001183/2021-05
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 5.600,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A Cáritas Diocesana de Sobral é uma organização da sociedade civil, filantrópica, sem fins lucrativos, de duração indeterminada, fundada em 12 de novembro de 1983, com atuação no âmbito da Diocese de Sobral, visa exercer atividades de assistência social, promoção de pessoas, grupos e comunidades, orienta sua política de ação de acordo com o pensamento da agroecologia e economia popular solidária. Tendo como missão promover, animar, organizar e participar efetivamente da prática da Justiça Social e Solidariedade Libertadora, contribuindo na construção de alternativas para que todas as pessoas tenham igual direito a uma vida digna. A agricultura familiar é de fundamental importância para a conservação do meio ambiente e manutenção da biodiversidade, além de prover e favorecer as técnicas milenares da agricultura, contribuindo com a troca de saberes. Neste sentido, pode-se destacar a importância das casas de sementes crioulas, assegurando o desenvolvimento sociocultural, garantindo a oferta de sementes, o que contribui para uma alimentação saudável de forma permanente para a população atrelado, sobremaneira ao fortalecimento da Produção Agroecologia. Portanto, conhecer estes ambientes e as espécies que são trabalhadas/produzidas em cada região é de fundamental importância para subsidiar as intervenções que ora sejam necessárias, com o intuito de melhorar as atividades prestadas por essas entidades. Neste sentido, a proposta apresentada aqui visa fazer a catalogação das casas de sementes da regional Acaraú Sobral da Cáritas e caracterizar as espécies que são trabalhadas nelas; além disso, pretende-se fazer algumas oficinas formativas sobre coleta, seleção, armazenamento e qualidade fisiológica destas sementes.
Justificativa
As sementes crioulas, desempenham um papel importante pois asseguram fonte genética e mais condições a adaptações. A sementes crioulas são variedades desenvolvidas, produzidas ou adaptadas pelos agricultores familiares, assentados de forma agrária, quilombolas ou indígenas. Essas sementes são passadas de geração para geração e garantem a preservação da biodiversidade, produtividade, qualidade das plantas, respeito às culturas locais, geração de renda, liberdade de escolha da variedade para o consumo familiar. Essas sementes apresentam-se como uma alternativa economicamente viável para os produtores familiares, sendo considerada uma tecnologia livre.
Público Alvo
Comunidades rurais da região norte do estado do Ceará atendidas pela Cáritas Regional Norte e que fazem parte de rede de intercâmbio de sementes crioulas que totalizam 90 casas de sementes.
Objetivo Geral
Levantamento quantitativo e qualitativo das sementes crioulas armazenadas nas casas de sementes atendidas pela Regional Cáritas Sobral-Acaraú
Objetivo Específico
Quantificar e avaliar as sementes crioulas produzidas por agricultores familiares da Rede de Intercâmbio de Sementes - RIS atendidos pela Cáritas Regional Sobral/Acaraú fomentando a elaboração de uma cartilha com informações relevantes a ser publicada e divulgada com a sociedade civil levando assim informações a sobre o trabalho da mulher e homem do campo e assim fortalecer a busca por políticas publicas de fortalecimento de uma soberania alimentar forte e livre e ao mesmo tempo fomentar a busca por mercados. O projeto proposto também tem por objetivo realizar uma oficina para multiplicadores da RIS na temática de produção, colheita, seleção e armazenamento de sementes crioulas e testes fisiológicos.
Metodologia
A regional Acaraú-Sobral da Cáritas conta com 90 casas de sementes crioulas distribuídas em 11 municípios, contando com alguns municípios que concentram a maior quantidade delas, quais sejam: Sobral – 17; Massapê – 17; Santana do Acaraú – 17 e Forquilha – 16. As outras 24 casas estão distribuídas nos outros 7 municípios. A catalogação e coleta serão feitas in loco e através de reuniões regionais mobilizadas pelos agentes da Cáritas. As sementes serão organizadas quanto ao tipo, local de coleta, data da colheita, usos, características diversas e possível origem. O material coletado passará por avaliação laboratorial e posteriormente de campos no IFCE Campus Sobral. Após todos dados coletados será elaborado uma cartilha com os dados coletados e posteriormente será disponibilizados às comunidades. A oficina será ministrada durante a Semana Rural do IFCE Campus Sobral e contemplará o seguinte conteúdo: - Conhecer aspectos relacionados à Formação e Produção de Sementes; - Conhecer aspectos da Secagem, Beneficiamento e Armazenamento de Sementes ortodoxas e também das sementes recalcitrantes e intermediárias; - Conhecer fatores que afetam a Germinação e Dormência de Sementes; - Entender sobre testes de qualidade fisiológica de sementes e controle da qualidade de sementes durante toda a cadeia produtiva; A oficina será direcionada aos coordenadores das casas de sementes que serão multiplicadores do conhecimento.