Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TAUA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Grupo de choro IFCE-Tauá
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Música
Data de Início:
15/08/2023
Previsão de Fim:
01/08/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
500
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Tauá
Formas de Avaliação:
Debate
Trabalho em grupo
Reunião
Frequência
Participação
Formas de Divulgação:
Rádio
Redes sociais
Site institucional
Folder
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Cledinaldo Alves Pinheiro Junior
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Carlos Eduardo de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 15/08/2023 01/08/2024
Cledinaldo Alves Pinheiro Junior IFCE Coordenador Docente IFCE Não 6 15/08/2023 01/08/2024
Jardel Leite de Oliveira IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 15/08/2023 01/08/2024
Juliana Candida Albano IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 15/08/2023 01/08/2024
Ramon Araújo Feitosa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 15/08/2023 01/08/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Essa proposta corrobora com a concepção contemporânea de universidade que visa a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, sendo uma proposta de proposição de extensão tecnológica, com participação técnica e resultado de um conjunto de ações relacionadas às artes e promoção de cultura no campus. Dentre as atividades propostas, são oferecidos cursos de música para a comunidade interna e externa, além da formação de grupos musicais, visando o resultado de apresentações públicas. Desta forma, o Grupo de Choro do IFCE-TAUÁ é um importante espaço de pesquisa, criação, aprendizagem e divulgação da prática musical produzida no instituto. O choro é considerado o primeiro gênero musical urbano brasileiro, sendo resultado de práticas e criações de personalidades como Chiquinha Gonzaga (neta de uma escrava liberta, em pleno início do Século XX, com uma sociedade patriarcal regida pela luta abolicionista) e Pixinguinha (figura fundamental para o estilo considerado o Pai do Choro). A palavra choro, por exemplo, antes de designar um gênero musical no final do século XIX, era sinônimo de festa ou grupo musical. Assim, a prática musical no Grupo de Choro do IFCE-TAUÁ visa promover esse ambiente coletivo de trocas, aprendizagens e criação.
Justificativa
A principal justificativa do projeto está centrada no aspecto social, tendo em vista o enriquecimento da cultura local, por meio da formação de público nas rodas de choro e apresentações em locais públicos e escolas do município. Além disso, essa ação visa ampliar a diversidade cultural presente no município de Tauá, assim como contribuir para a formação dos músicos da cidade. A prática desta atividade coletiva contribuirá para o desenvolvimento e autonomia dos músicos participantes.
Público Alvo
O projeto possui abertura para participação ativa ou em forma de convite para eventos específicos de músicos e estudantes de músicas da cidade, além de, abranger a população que visita e frequenta os espaços públicos onde ocorre os eventos em forma de apresentação musical, sendo um atrativo cultural para a cidade e a população local. Ainda, tendo em vista as ações previstas, a comunidade externa se beneficiará de ações coordenadas através de oficinas didáticas nas escolas do município.
Objetivo Geral
Propiciar a experiência e prática musical dos estudantes de música do campus, dentro de uma atividade em conjunto e voltada para formação, na qual resulta no fomento de cultura para a sociedade do município de Tauá.
Objetivo Específico
- Possibilitar a prática pedagógica de ensino coletivo de música; - Dar continuidade e criar composições autorais dos membros do grupo; - Desenvolver, realizar e produzir atividades de caráter artístico e cultural em localidades do município de Tauá; - Promover a edição, gravação e a divulgação de obras musicais de diversos compositores locais, regionais, nacionais e internacionais; - Aproximar o diálogo entre o Instituto e sociedade.
Metodologia
A metodologia deste projeto será dividida em 3 etapas. Na primeira etapa, será realizado um trabalho voltado para o ensino, a criação e a produção musical. Nesta, está envolvida atividades voltadas para a criação de arranjos, de composições musicais autorais e ensaios do grupo. Na segunda etapa, o grupo se organizará na formatação de apresentações musicais em espaços públicos da cidade, à exemplo: Anfiteatro do Parque da Cidade, Anfiteatro da Praça Dr. Alberto Feitosa Lima, Museu Memorial do Cólera e Fundação Bernardo Feitosa - Museu Regional dos Inhamuns. Também será escolhido no mínimo 3 (três) escolas do município que vão receber uma ensaio aberto do grupo, de forma didática mostrando e ensinando sobre a música brasileira e a cultura regional. Na terceira e última etapa, será gravado arranjos próprios de músicas brasileiras e composições musicais criadas pelos participantes. (Essa proposta metodológica não ofertará cursos de música para a comunidade externa, o projeto se trata da formação, estudo e performance de um grupo musical voltado a linguagem do Choro).