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Campus:
CAMPUS HORIZONTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
DIVAS - DesenvolvImento de ações socioeducatiVas para inclusão, desmistificAção e empoderamento da mulher em tecnologiaS da informação e comunicação
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Tecnologia da Informação
Data de Início:
14/08/2023
Previsão de Fim:
31/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
150
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Pacajus
Horizonte
Formas de Avaliação:
Frequência
Questionário
Participação
Formas de Divulgação:
Articulações institucionais
Redes sociais
Site institucional
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Carina Teixeira de Oliveira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Carina Teixeira de Oliveira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 14/08/2023 31/12/2024
EDNILSON OLIVEIRA SILVA UniCesumar Integrante Sem vínculo Não 4 14/08/2023 31/12/2024
Jackson Lima Almeida IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 14/08/2023 31/12/2023
Lara Beatriz Soares Gomes IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 14/08/2023 30/11/2024
Luiz Gabriel da Silva Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 14/08/2023 31/12/2023
YVINA LETICIA RODRIGUES DA SILVA UNOPAR Integrante Sem vínculo Não 4 14/08/2023 31/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A conquista da igualdade de gênero está diretamente atrelada ao empoderamento da mulher, que, por sua vez, caminha ao lado da educação formal e consequente profissionalização. Para tanto, deve-se investir na adesão feminina em todos os campos do saber, sendo maior o desafio da inclusão na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), desmistificando o tradicional pensamento que costuma associar a área de ciências exatas a uma suposta "vocação masculina". Neste contexto, propõe-se mais uma vez a atuação do projeto DIVAS, uma proposta de extensão tecnológica e social para empoderamento feminino em TICs realizada desde 2015 pelo IFCE.
Justificativa
A igualdade de gênero é umas das temáticas de destaque da atualidade, inclusive no ambiente acadêmico. Porém, diversos dispositivos em âmbito nacional e internacional já ratificavam a relevância do tema há bastante tempo, tais como: a Convenção Interamericana Sobre a Concessão dos Direitos Civis à Mulher (1948); Convenção da Organização Internacional do Trabalho - OIT nº 100 (1951) que dispõe sobre igualdade de remuneração; Convenção da OIT nº 111 (1958) que dispõe sobre a discriminação em matéria de emprego e profissão; Convenção sobre os Direitos Políticos da Mulher (1953); Convenção para Eliminar Todas as Formas de Discriminação Contra a Mulher - CEDAW (1979); Declaração do Milênio (2000); Convenção e Recomendação da OIT sobre Trabalho Decente para as Trabalhadoras e os Trabalhadores Domésticos (Genebra, 2011), dentre outras normas internacionais. Destaca-se também a ONU Mulheres, uma entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres, fundamentada na visão de igualdade consagrada na Carta das Nações Unidas de 1945 (ONU Mulheres, 2018). De forma objetiva, o que se propõe através de todas essas ações nada mais é que a construção de um mundo mais justo e igualitário, no qual é preciso assegurar a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública (ONU MULHERES, 2018). Logo, no contexto da igualdade de gênero, tem-se que adotar e fortalecer políticas sólidas e legislação aplicável para a promoção do empoderamento de todas as mulheres, em todos os níveis. Porém, a concretização da igualdade de gênero ainda é um grande desafio no Brasil e no mundo, sendo necessário o esforço de múltiplos atores sociais, inclusive membros dos Poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário), organizações não governamentais, sistemas de comunicação, mas também da própria sociedade. Um dos passos importantes para a conquista da igualdade de gênero é a educação formal e consequente profissionalização das mulheres. Neste sentido, as organizações de ensino possuem um papel imprescindível, não apenas na formação de seus discentes, mas também na vivência diária dentro das próprias instituições. Nesse sentido, o IFCE também tem um papel fundamental para a concretização da igualdade de gênero no Ceará, devendo, inclusive, investir fortemente na adesão feminina em todos os campos do saber, sendo maior o desafio da inclusão na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), desmistificando o tradicional pensamento que costuma associar as áreas de exatas a uma suposta "vocação masculina".
Público Alvo
-Discentes do ensino fundamental e/ou médio de escolas públicas de Horizonte e cidades vizinhas. -Pessoas interessadas na temática de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) -Sexo: sem restrições (obs: A igualdade de gênero pressupõe uma sociedade justa independente de gênero, sexo biológico e identidade de gênero. Logo, um ponto importante do projeto é sua atuação/discussão na temática de empoderamento feminino com todos os públicos) -Faixa Etária: sem restrições. O público-alvo externo será selecionado da seguinte maneira: - Para discentes de escolas públicas, os estudantes serão selecionados pela escola parceira; - Pessoas interessadas na temática de TDICs, as inscrições ocorrerão por ordem de inscrição na recepção do campus e/ou formulário online que será publicizado.
Objetivo Geral
Desenvolver ações socioeducativas para a inclusão, a desmistificação e o empoderamento da mulher em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
Objetivo Específico
-Realizar oficinas na área de TIC para meninas e meninos de escolas públicas do interior do estado; -Realizar cursos, palestras e/ou oficinas na temática de inclusão, desmistificação e empoderamento da mulher; -Aproximar meninas de escolas públicas do interior do estado das alunas e alunos dos cursos de TIC do IFCE; -Realizar palestras/conversar com mulheres mostrando exemplos pessoas ativas e bem-sucedidas; -Fornecer informação de qualidade às jovens em processo de escolha do curso para prosseguimento nos estudos; -Adicionar conhecimento extracurricular aos alunos; -Capacitar o aluno na implementação de ideias inovadoras no contexto de TIC; -Desenvolver a autoestima do aluno no processo de aquisição do conhecimento, valorizando-o enquanto pesquisador de seu próprio aprendizado; -Capacitar alunos críticos e reflexivos capazes de participar e promover transformação no seu campo de trabalho, na sua comunidade e na sociedade na qual está inserido.
Metodologia
Primeiramente, é importante destacar que, além da expertise em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), a execução do projeto DIVAS envolve conhecimentos multi e interdisciplinares correlacionados aos aspectos sociais, educacionais, de direitos humanos e de justiça com o objetivo de desenvolver ações socioeducativas para inclusão, desmistificação e empoderamento da mulher em tecnologias da informação e comunicação. As atividades do projeto serão realizadas, algumas delas de forma separada e outras em concomitância. Essa metodologia é possível, considerando as relações do projeto que envolve saberes e conhecimentos que se completam no resultado final. A metodologia que será adotada para os cursos previstos no projeto DIVAS consiste em aulas expositivas dialogadas e mediadas com atividades práticas no laboratório. A avaliação ocorrerá em seus aspectos qualitativos e quantitativos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem nos quais os alunos serão avaliados desde a sua participação nas atividades propostas, pontualidade e participação em sala de aula. Os seguintes materiais serão necessários para a execução do projeto: 1 quadro branco, 10 pincéis, 1 apagador, 1 resmas de folhas A4, 1 impressora, 30 computadores com acesso à Internet e 1 projetor multimídia.