Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CAUCAIA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
IFCE e o combate à fome: Mapa da Fome em Tabuba, em Caucaia - Projeto Piloto
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Segurança Alimentar e Nutricional
Data de Início:
14/08/2023
Previsão de Fim:
13/12/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
25
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital de extensão - fomento para o Acordo de Cooperação IFCE e Cáritas
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Caucaia
Formas de Avaliação:
Debate
Relatório
Participação
Formas de Divulgação:
Articulações institucionais
Redes sociais
Site institucional
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Robson Pontes Custodio
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Francisco Glauco Gomes Bastos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 22/08/2023 13/12/2023
Iara Kelly Carneiro da Silva IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 14/08/2023 13/12/2023
Letícia Castro Fernandes IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 14/08/2023 05/09/2023
Monique Isabelly Sousa Ribeiro IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 14/08/2023 13/12/2023
Robson Pontes Custodio IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 14/08/2023 21/08/2023
Robson Pontes Custodio IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 22/08/2023 13/12/2023
Rodrigo Santaella Goncalves IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 14/08/2023 21/08/2023
Stella Nara Barbosa de Souza IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 05/09/2023 13/12/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Cáritas Sim Acordo de cooperação 23255.009557/2018-57
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2.800,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A ideia é a construção de uma ação de extensão que contribua com um mapeamento e uma discussão sobre a fome na Tabuba, no litoral de Caucaia.
Justificativa
O projeto surge no âmbito das iniciativas do IFCE, através especialmente da PROEXT, relacionadas à compreensão do fenômeno da fome e ao combate à fome no Ceará. Neste contexto, há iniciativas em curso que aproximam o IFCE de movimentos sociais, especialmente o MTST, que tem protagonizado a construção de cozinhas solidárias no estado. A fome é um problema mundial. Embora tenhamos desde a década de 1970 condições materiais de alimentar toda a população do globo, nosso sistema socioeconômico não produz uma distribuição justa, e segundo dados da ONG Alemã Welthungerhilfe, no Índice Global da Fome, em 2022 cerca de 830 milhões de pessoas passavam fome no mundo, sendo que quase 200 milhões em situação de fome severa. No Brasil, o Segundo Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de Covid-19 mostrou que pouco mais de 33 milhões de pessoas estão em situação de insegurança alimentar. No Ceará, 26% da população (2,4 milhões de pessoas) passam fome, e mais da metade das famílias têm situação de insegurança alimentar. O IFCE, assim como todas as instituições públicas, não pode fechar os olhos para essa situação. Se há produção de dados oficiais e grandes entidades têm buscado compreender e agir diante do problema, talvez a característica do IFCE, como instituição de educação inserida diretamente nos territórios, possa contribuir com uma forma de compreensão mais específica, mais detalhada, que muitas vezes passa batida pelos dados oficiais. Esse é o intuito deste projeto piloto. Neste sentido, a justificativa é a de contribuir, mesmo que modestamente, para a compreensão e a mitigação da fome em Caucaia. Minha formação em ciências sociais e a participação ao longo de quase duas décadas em várias iniciativas vinculadas a movimentos sociais como o MST e o MTST, além da formação do professor Robson em filosofia, e sua vinculação com trabalhos sociais de bairro, qualificam a equipe para a implementação do projeto.
Público Alvo
O projeto é destinado especialmente para a Comunidade da Tabuba e arredores, em Caucaia. A comunidade foi escolhida em parceria com a Cáritas, por ser um local em que há trabalho desta organização. Inicialmente, caso o projeto seja muito modesto, estimamos que pelo menos 20 pessoas sejam beneficiados com a ação, pensando que podemos atuar na realidade de 4 famílias. Entretanto, se a iniciativa funcionar, pode ser que consigamos produzir dados e inclusive orientar autoridades na elaboração de políticas públicas que envolvam muito mais pessoas.
Objetivo Geral
Contribuir nos estudos sobre a Fome no município de Caucaia e na proposição de políticas públicas, especialmente na Tabuba e arredores.
Objetivo Específico
- Mapear a fome na região da Tabuba - Produzir dados sobre a fome na Tabuba e arredores - Produzir dados sobre iniciativas - públicas e privadas - de mitigação da fome neste território - Produzir dados relevantes sobre a dinâmica deste território, relacionadas à questão da fome - Fazer rodas de conversa nessas comunidades apresentando os dados e coletando relatos. - Elaborar relatórios e propor iniciativas concretas, em conjunto com as comunidades, para mitigação do problema da fome.
Metodologia
O projeto será executado em três etapas: 1. pesquisa-ação, partindo do trabalho prévio da Cáritas e do trabalho dos estudantes do IFCE Campus Caucaia participantes do projeto, no qual serão produzidos dados sobre a fome no território da Tabuba. A Cáritas já tem um trabalho importante no território, e este trabalho será fundamental para a execução do projeto proposto aqui. Para esta etapa, que dialoga com os objetivos específicos de produzir de dados e mapear a fome, serão utilizada conversas com moradores, leitura de documentos com dados do território e apropriação do histórico de trabalho da Cáritas no território. 2. Rodas de conversa: na segunda etapa, realizaremos rodas de conversa com as pessoas do território, buscando especialmente compreender a dinâmica específica na qual a fome se manifesta naquela região e especialmente mapear as iniciativas públicas e privadas existentes para a mitigação deste problema. Nesta etapa, falarão principalmente os membros da comunidade, e buscaremos, a partir das sínteses das rodas, produzir um material em conjunto, com os dados coletados. Esse material deverá ser divulgado não só na própria comunidade, mas também no campus do IFCE Caucaia e virtualmente em escolas, organizações sociais, etc. 3. Por fim, a produção de um relatório final da situação, com um mapeamento e a divulgação dos dados coletados. Aqui buscaremos produzir uma síntese final da pesquisa-ação, apontando caminhos tanto para o aprofundamento deste projeto quanto para a solução dos problemas encontrados. Ao longo do percurso, faremos pelo menos um evento de formação/divulgação no campus, contando com a participação de movimentos sociais, da Cáritas, de lideranças comunitárias de Caucaia e da própria comunidade envolvida no projeto.