Exibir Ação

Campus:
CAMPUS ACARAU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
IFCE & ACARAÚ + INCLUSIVO.
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Inclusiva
Data de Início:
28/08/2023
Previsão de Fim:
28/12/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
30
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital 01/2023 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Marco
Jijoca de Jericoacoara
Itarema
Cruz
Bela Cruz
Acaraú
Formas de Avaliação:
Reunião
Frequência
Relatório
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Site institucional
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Diego Antonio Alves de Sousa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonio José de Vasconcelos Filho IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 28/08/2023 28/12/2023
Diego Antonio Alves de Sousa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 28/08/2023 22/12/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2.800,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Este projeto trata de um conjunto de ações pró inclusão no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará no campus Acaraú sob a luz e orientação das ações do Programa NAPNE-Acaraú. Tem como objetivo principal aproximar o conhecimento científico a respeito da inclusão e acessibilidade da comunidade externa do IFCE campus Acaraú.
Justificativa
Segundo o censo do IBGE de 2010, de um total de 47.887 pessoas investigadas, somente em Acaraú, com idade superior a 10 anos, 7.682 possui, em diferentes graus, alguma das deficiências investigadas, sendo elas: -Deficiência auditiva; -Deficiência intelectual; -Deficiência motora; -Deficiência visual; -Trantorno do Espectro do Autismo. Portanto, faz se necessário que o campus Acaraú do IFCE, atue como multiplicador e um grande parceiro das políticas públicas regionais voltadas para a acessibilidade e inclusão. A Lei Federal 13.146 (Estatuto da Pessoa com Deficiência) institui como dever legal do estado a disseminação de práticas inclusivas na sociedade e formação de agentes multiplicadores da práticas inclusivas no âmbito da educação com formações continuadas para todos os profissionais envolvidos.
Público Alvo
As ações a serem realizadas por esse projeto destina-se, a estudantes de nível superior, estudantes da educação básica, a profissionais da área de educação, familiares e amigos de pessoas com deficiência e as próprias pessoas com deficiência.
Objetivo Geral
Disseminar a prática inclusiva e acessível à estudantes com deficiência e qualificar o debate sobre a temática.
Objetivo Específico
Formar multiplicadores na comunidade interna e externa do campus Acaraú, sobre a temática de acessibilidade e inclusão; Discutir e debater a inclusão e Acessibilidade; Disseminar práticas inclusivas na sociedade;
Metodologia
As ações deste projeto serão desenvolvidas com o apoio de bolsa para o estudante extensionista, proporcionada pelo edital de fomento 01/2023 da extensão/Reitoria IFCE. A metodologia consistirá na criação de um grupo de estudos com membros da comunidade dos municípios circunvizinhos ao campus, para reuniões semanais e estudo sobre as temáticas da inclusão e Acessibilidade onde um tema escolhido será estudado e debatido para posteriormente ser apresentado á comunidade. Será incentivado também, aos membros do grupo, o estudo prévio sobre a temática de acessibilidade e inclusão, visando qualificar a discussão e o debate trazendo novos temas para as reuniões semanais. Para a criação do Grupo será realizada, por meio de divulgação nas plataformas digitais do campus de comunicação, a chamada e convite a todos as pessoas da comunidade externa, aos alunos dos cursos de graduação na área da educação, bem como profissionais da educação dos municípios de Acaraú e circunvizinhos e pais e familiares de pessoas com deficiência através de convites às instituições de/para pessoas com Deficiência. Após o grupo formado iniciará os encontros para leituras, estudos, debates e discussões sobre os temas previamente selecionados dentro da temática da inclusão e Acessibilidade, a fim de disseminar uma consciência de práticas inclusivas na sociedade e em especial no âmbito da educação. No decorrer do período do projeto, serão escolhidos dois locais, como instituições de ensino, para a apresentação de painel com Banner ou Slides dos assuntos discutidos nos grupos de estudo dentro da temática de inclusão e acessibilidade. A fim de divulgar o projeto e levar o conhecimento e a discussão sobre inclusão para uma sociedade mais inclusiva. As datas e locais das apresentações serão posteriormente cadastradas no sistema após o contato com as instituições de ensino.