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Campus:
CAMPUS AVANÇADO PECÉM
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
INCLUSÃO ATRAVÉS DO TATO: CONFECÇÃO DE PLACAS DE ACESSIBILIDADE EM BRAILLE PARA DEFICIENTES VISUAIS
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acessibilidade
Data de Início:
15/08/2023
Previsão de Fim:
30/11/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
300
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
10000
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital 01/2023 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
São Gonçalo do Amarante
Caucaia
Formas de Avaliação:
Relatório
Formas de Divulgação:
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Monilson de Sales Costa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alber Barroso de Lima IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 15/08/2023 30/11/2023
Francisco Erick Sousa Garcia IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 15/08/2023 30/11/2023
Gabriel Calixto Rodrigues Sampaio IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 15/08/2023 30/11/2023
Monilson de Sales Costa IFCE Coordenador Técnico Administrativo IFCE Não 4 15/08/2023 30/11/2023
Stenio da Silva Paiva IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 15/08/2023 30/11/2023
Waleska Feitoza de Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/08/2023 30/11/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2.800,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, firmado pela Lei nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008, integrante da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, vinculada ao Ministério da Educação, tem sua criação desde o ano de 1909, quando instituída a primeira Escola de Aprendizes e Artífices no estado do Ceará pelo Decreto nº 7.566/1909. A sua existência centenária remete à sua missão real importância e fundamentação nas demandas educacional, social, profissional, cultural e política do estado cearense. O IFCE apresenta como valores o compromisso ético com a responsabilidade social, o respeito, a transparência, a excelência e a determinação em suas ações, em consonância com os preceitos básicos de cidadania e humanismo, com liberdade de expressão, com os sentimentos de solidariedade, com a cultura da inovação, com ideias fixas na sustentabilidade ambiental e inclusão de pessoas com deficiência e / ou necessidades específicas.
Justificativa
O IFCE Campus Pecém está localizado geograficamente no município de São Gonçalo do Amarante, contudo, além dos alunos residentes neste município, uma parcela significativa de alunos reside no município de Caucaia e nos demais municípios da região metropolitana de Fortaleza, logo, convém fazer o levantamento da deficiência segundo informações do IBGE nesses dois municípios. O município de Caucaia está localizado na Região Metropolitana de Fortaleza do Estado do Ceará, possuindo uma população estimada em 361.400 habitantes e segundo o Censo Demográfico IBGE de 2010, o município apresentava 83.531 pessoas com alguma das deficiências investigadas pelo censo. Do mesmo modo, o município de São Gonçalo do Amarante está localizado na Região Metropolitana de Fortaleza do Estado do Ceará, possui uma população estimada em 43.890 habitantes e segundo o Censo Demográfico IBGE de 2010, o município apresentava 13.309 pessoas com alguma das deficiências investigadas. O Campus Pecém apresenta alunos com diversos tipos de necessidades específicas, apresentando 2 alunos com autismo, 1 aluno com deficiência visual monocular, 1 aluno com baixa visão associada a retinoblastoma, 1 aluno com limitação física associada à escoliose e 3 alunos com TDAH. A acessibilidade é um direito fundamental que visa garantir que todas as pessoas, independentemente de suas condições físicas, sensoriais ou intelectuais, tenham igualdade de oportunidades e acesso aos diversos espaços e serviços da sociedade. Nesse contexto, é essencial promover a inclusão de pessoas com deficiência visual, possibilitando-lhes uma participação plena na sociedade e no ambiente educacional. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Pecém, como instituição de ensino comprometida com a qualidade da educação e a promoção da cidadania, deve assumir um papel ativo na busca pela inclusão e acessibilidade de seus alunos e funcionários, bem como de todas as pessoas que frequentam o campus. Nesse sentido, o projeto "Inclusão Através do Tato" surge como uma iniciativa inovadora e necessária para promover uma maior inclusão dos deficientes visuais no ambiente acadêmico.
Público Alvo
Todos os visitantes e comunidade em geral que utiliza os espaços do IFCE Campus Pecém. Além disso, o IFCE Campus Pecém apresenta parcerias com instituições de pessoas com necessidades específicas associadas a cegueira, a exemplo dos participantes do Projeto Cores da Arte. No mês de abril de 2023 diversos participantes do projeto com deficiência visual vieram ao campus para apresentar suas obras e participarem do evento IFCE Pecém Trilhando Caminhos para a Inclusão.
Objetivo Geral
Este projeto tem como objetivo principal promover a inclusão e acessibilidade de deficientes visuais no campus Pecém do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), por meio da confecção e instalação de placas informativas em Braille. O projeto busca empoderar a comunidade acadêmica, servidores, comunidade do entorno do campus, instituições e projetos parceiros que envolvam pessoas com deficiência visual, garantindo-lhes o acesso à informação de forma independente, segura e eficiente, promovendo um ambiente inclusivo e acessível a todos.
Objetivo Específico
Fabricar placas de acessibilidade em Braille de alta qualidade para todos os ambientes do IFCE Campus Pecém. Capacitar estudantes, servidores e colaboradores do IFCE Pecém no aprendizado do sistema Braille e nas técnicas de confecção de placas, garantindo a disseminação do conhecimento e a sustentabilidade do projeto. Promover a inclusão e a autonomia de deficientes visuais, fornecendo informações cruciais através do Braille. Sensibilizar a comunidade sobre a importância da acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Tornar todo o Campus Pecém um ambiente mais inclusivo e acessível a todas as pessoas.
Metodologia
Para atingir os objetivos propostos, o presente trabalho apresenta a seguinte metodologia: - Elaboração do Projeto de Extensão; - Planejamento de estudos para o desenvolvimento de tecnologias assistivas associada a deficiência visual; - Realização de um levantamento detalhado das áreas do campus Pecém que necessitam de placas informativas em Braille; - Capacitar estudantes, servidores e colaboradores do IFCE Pecém no aprendizado do sistema Braille e nas técnicas de confecção de placas, garantindo a disseminação do conhecimento e a sustentabilidade do projeto. - Realizar a confecção das placas de acessibilidade em Braille, de acordo com as normas técnicas e diretrizes de acessibilidade, visando à facilidade de leitura tátil para os deficientes visuais. - Instalar as placas em todos os espaços do campus Pecém, assegurando que sejam facilmente identificáveis pelos usuários com deficiência visual. - Acompanhar a efetividade das placas em Braille, realizando avaliações periódicas com o auxílio de colaboradores, preferencialmente com deficiência visual e promovendo ajustes necessários para aprimorar a acessibilidade. - Divulgar os resultados e benefícios alcançados com o projeto, estimulando outras instituições a adotarem iniciativas semelhantes em prol da inclusão de pessoas com deficiência visual através da realização de evento, com a exposição de tecnologias assistivas, ofertas de minicursos, etc. - Sintetização dos dados da participação do evento para validação e experiencia das placas e do projeto. - Produzir conteúdos sobre acessibilidade de pessoas cegas e divulgar junto às escolas.