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Campus:
CAMPUS CANINDE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Fortalecendo a Base: Um projeto de Ensino da Matemática Básica para provas Externas
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
01/09/2023
Previsão de Fim:
16/12/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
150
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Paramoti
Itatira
Caridade
Canindé
Formas de Avaliação:
Prova
Reunião
Relatório
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Site institucional
Folder
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Joao Luiz Batista de Melo Junior
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonia Alice do Nascimento Café IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/09/2023 16/12/2023
Antonia Dalia Chagas Gomes IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/09/2023 16/12/2023
Erisvania Soares Ferreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/09/2023 16/12/2023
Francisco Ricardo Moreira Sampaio IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/09/2023 16/12/2023
Joao Luiz Batista de Melo Junior IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/09/2023 16/12/2023
Natanael Charles Brito Freitas IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/09/2023 16/12/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
EEMTI Capelão Frei Orlando Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto Fortalecendo a Base: um projeto para o ensino de Matemática básica para provas externas busca promover ações de ensino de Matemática básica para a comunidade participante, visando a melhoria das competências matemáticas desenvolvidas pelos alunos.
Justificativa
A matemática é uma disciplina fundamental para o desenvolvimento cognitivo dos estudantes desde que iniciam a vida acadêmica, porém, é de conhecimento geral que devido a escassez de recursos e a dificuldade de compreensão dos conceitos e fundamentos que a própria matéria já tem, muitos jovens chegam ao Ensino Médio sem uma base matemática de qualidade. Isto acaba por prejudicar os seus desempenhos tanto durante os 3 anos de Ensino Médio quanto em provas externas como exames nacionais, vestibulares e outras avaliações padronizadas e essas dificuldades costumam perdurar até mesmo quando os estudantes chegam ao ensino superior. A busca pelo protagonismo em provas externas dos alunos do IFCE campus Canindé e da escola EEMTI Capelão Frei Orlando nos motivou a criar o projeto Fortalecendo a Base.
Público Alvo
Alunos do Ensino Médio da escola EEMTI Capelão Frei Orlando
Objetivo Geral
Promover o desenvolvimento do conhecimento matemático dos alunos do ensino médio, por meio de aulas preparatórias, visando elevar o desempenho dos estudantes nas Olimpíadas de Matemática e Avaliações Externas.
Objetivo Específico
- Diagnosticar o conhecimento matemático dos alunos, com o objetivo de identificar o nível de proficiência e compreensão dos conceitos matemáticos; - Ministrar aulas de reforço focados em conteúdos da base curricular de ensino; - Expandir o conhecimento sobre matemática para os alunos; - Preparar os alunos do ensino médio para Olimpíadas (OMIF, OBMEP) e Avaliações externas (Spaece e Enem); - Aplicar simulados com questões de provas externas anteriormente já realizadas; - Promover, elaborar e aplicar a primeira edição da OMIC, olimpíada de Matemática do IFCE de Canindé.
Metodologia
- Diagnóstico Inicial: Elaboração da prova diagnóstica, em primeiro momento vamos identificar os principais tópicos e habilidades que desejamos avaliar nos alunos, definiremos os critérios de avaliação e os instrumentos que serão utilizados. Logo depois faremos a seleção dos conteúdos relevantes para a avaliação. Considerando o currículo da disciplina e os principais conceitos e habilidades que os alunos devem ter dominado no ensino fundamental,serão selecionados uma variedade de problemas e exercícios que abrangem diferentes níveis de dificuldade e diferentes áreas da matemática. A aplicação da avaliação diagnóstica ocorrerá com os alunos do ensino médio do IFCE. A prova contará com problemas matemáticos que requerem raciocínio e aplicação de conceitos básicos para encontrar soluções.A partir daí vamos recolher as respostas dos alunos durante a avaliação para identificar as lacunas de conhecimento matemático dos estudantes em relação aos conteúdos básicos exigidos nas provas externas. - Definição de Objetivos: Estabelecer objetivos claros e específicos, com base nas áreas identificadas como deficientes durante a análise da prova diagnóstica, alinhados com os conteúdos a serem abordados, a fim de direcionar o ensino e aprendizagem dos estudantes. Os objetivos serão revisados e ajustados regularmente à medida que os estudantes avancem em seu aprendizado, vamos observar o progresso dos alunos e com base nisso novos objetivos serão estabelecidos para desafiar ainda mais seu desenvolvimento matemático. - Planejamento de Aulas: Elaborar um plano de aulas detalhado, abordando os tópicos essenciais da matemática básica. Escolha dos métodos e técnicas de ensino considerando a diversidade de estilos de aprendizagem dos estudantes. O conteúdo das aulas será planejado de forma sequencial e progressiva, onde vamos identificar os tópicos essenciais e determinar a ordem em que serão abordados, levando em consideração os resultados da avaliação diagnóstica. - Metodologias Ativas: Utilizar metodologias ativas de ensino, promovendo a participação ativa dos estudantes por meio de resolução de problemas, atividades práticas, jogos, que exijam a aplicação dos conceitos matemáticos básicos, onde haja o incentivo a discutir diferentes abordagens para resolver o problema, os alunos trabalharão em grupos para encontrar soluções e compartilharem seus processos com a classe, com o intuito de promover a colaboração e a troca de ideias.Faremos uso da tecnologia como softwares educativos ou aplicativos, para auxiliar no ensino da matemática básica, com essas ferramentas permitiremos aos alunos explorar conceitos matemáticos de forma interativa e autônoma. - Acompanhamento Individualizado: Cada aluno será acompanhado individualmente, com feedback contínuo sobre seu progresso e orientações para aprimoramento. Os alunos terão a oportunidade de tirar dúvidas e receber suporte adicional sempre que necessário dos tutores responsáveis.Haverá o monitoramento de cada aluno de perto. Os tutores realizarão avaliações periódicas para verificar se os estudantes estão progredindo e se necessário vão efetuar mudanças nos planos de ensino, se um aluno estiver enfrentando dificuldades persistentes em uma área específica, o acompanhamento individualizado deve ser intensificado nessa área. - Local de execução: As ações do projeto serão desenvolvidas no IFCE campus Canindé e na escola EEMTI Capelão Frei Orlando.