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Campus:
CAMPUS IGUATU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Identidade racial e o sistema de cotas no IFCE campus Iguatu
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Diversidade Étnico-racial
Data de Início:
17/08/2023
Previsão de Fim:
30/11/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital 01/2023 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Iguatu
Formas de Avaliação:
Reunião
Relatório
Formas de Divulgação:
Articulações institucionais
Redes sociais
Site institucional
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Santana Neta Lopes
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Cleiton Marinho Lima Nogueira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 17/08/2023 30/11/2023
Jobabe Lira Lopes Leite de Souza IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 17/08/2023 30/11/2023
Roziela Carvalho da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 17/08/2023 30/11/2023
Santana Neta Lopes IFCE Coordenador Técnico Administrativo IFCE Não 6 17/08/2023 30/11/2023
Wiron de Araujo Holanda IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 17/08/2023 30/11/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2.800,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O presente projeto vislumbra desenvolver ações que estejam diretamente relacionadas as questões étnico-raciais, numa perspectiva de construção e (re)afirmação da identidade racial e do sistema de cotas para o ingresso nos cursos técnicos e superiores do IFCE campus Iguatu. Para isso, busca-se trabalhar em duas linhas de ação: fazer um levantamento para conhecer a realidade atual dos que ingressaram utilizando as cotas raciais no campus Iguatu e criar espaços de divulgação e formação nas instituições de ensino fundamental e médio sobre a importância da identidade racial para a consolidação das políticas afirmativas, como a Lei 12.711/12, a Lei de Cotas e o combate ao racismo.
Justificativa
A partir desse contexto, propõe-se a realização de atividades com o público interno para conhecer a realidade dos estudantes cotistas do IFCE campus Iguatu, nível médio e superior, no tangente a permanência escolar e acadêmica deles, bem como a realização de momentos formativos. Ademais, uma atividade externa de informação nas escolas de ensino fundamental (9º ano) e Ensino Médio (3º ano), sobre identidade racial (autodeclaração) e cotas raciais
Público Alvo
Estudantes do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio, das escolas públicas de Iguatu
Objetivo Geral
Contribuir com a construção da identidade étnico-racial dos estudantes e o fortalecimento do sistema de cotas nas escolas de ensino fundamental e médio do município, por meio de ações informativas e de formação do público-alvo.
Objetivo Específico
Realizar o levantamento de dados relativo ao ingresso e permanência dos estudantes cotistas do IFCE campus Iguatu; Divulgar nas escolas públicas o processo de seleção pelo sistema de cotas para os cursos técnicos e de graduação do IFCE campus Iguatu; Realizar momentos formativos com os estudantes sobre identidade racial e sistema de cotas; Produzir material informativo sobre a realidade investigada e as ações desenvolvidas.
Metodologia
Para o público interno, inicialmente será feito um levantamento no sistema acadêmico do IFCE, para quantificar o número de ingressos no IFCE campus Iguatu, nos últimos cinco anos (de 2019 a 2023), bem como a permanência escolar dos mesmos. Será realizado, no mínimo, um encontro formativo com os estudantes cotistas. Para o público externo, será realizado um levantamento das escolas que ofertam o ensino fundamental (9º ano) e o ensino médio (3º ano) e, num segundo momento, um cronograma de visitas a essas escolas, onde será divulgado o sistema de cotas para ingresso de pessoas pretas e pardas nos cursos do IFCE, bem como trabalhar a importância da autodeclaração racial. Ao final, de posse dos dados levantados, será elaborado um material informativo em formato de cartilha para divulgação dos resultados alcançados.