Exibir Ação

Campus:
CAMPUS JAGUARIBE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Herança de Maria Bonita: empreendedorismo feminino no município de Jaguaribe
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Empreendedorismo
Data de Início:
12/09/2023
Previsão de Fim:
13/09/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
150
Carga Horária de Execução do Evento:
10
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Jaguaribe
Formas de Avaliação:
Pesquisa de Satisfação
Frequência
Formas de Divulgação:
Rádio
Redes sociais
Site institucional
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Mesa Redonda
Oficina
Palestra
Nome do Responsável:
Vanessa Lopes Vasconcelos
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ainda a definir SENAC - CEDRO Integrante Sem vínculo Não 4 13/09/2023 13/09/2023
Francisco Damazio de Azevedo Segundo IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 12/09/2023 13/09/2023
Jarbas Nunes Vidal Filho IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 13/09/2023 13/09/2023
Luciana Barbosa da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 12/09/2023 13/09/2023
Mônica Fernandes Coordenadora de Autonomia Economica da Secretaria das Mulheres do Ceará Integrante Sem vínculo Não 4 12/09/2023 12/09/2023
Vanessa Lopes Vasconcelos IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 12/09/2023 13/09/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
SENAC - CEDRO Não
Coordenadora de Autonomia Economica da Secretaria das Mulheres do Ceará Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Evento tem como foco o empreendedorismo feminino, que é: "o movimento que reúne negócios idealizados e comandados por uma ou mais mulheres. Em um sentido mais amplo, ele pode ser entendido também como as iniciativas de liderança feminina, incluindo a atuação das mulheres em altos cargos dentro de empresas".
Justificativa
Segundo o Sebrae, em 2019, no Brasil, totalizam mais de 24 milhões de brasileiras que tocam negócios próprios, movendo a economia e gerando empregos. Quase metade dos lares brasileiros é sustentada por mulheres e, também segundo o IBGE, mais de 8,5 milhões de mulheres perderam seus empregos durante a pandemia. O Brasil é o sétimo país com o maior número de mulheres empreendedoras no mundo. Os números mencionados indicam a necessidade de formação do público feminino, justificando assim aplicação do evento como forma de ajudar e fomentar o empreendedorismo como diferencial na vida delas (empreendedoras e futuras empreendedoras). A motivação deste evento se dá, desta forma, pela crescente demanda formativa dos empreendimentos autônomos, tendo em vista que são gerados em torno de uma "economia de preparo base", conforme dados já apresentados na caracterização da intervenção. O evento, assim, possibilita às mulheres uma formação que objetive ter contato com um preparo técnico conforme as vivências humanas e profissionais que lhes serão apresentadas.
Público Alvo
Mulheres empreendedoras ou futuras empreendedoras do Jaguaribe e região
Objetivo Geral
Capacitar as empreendedoras do município de Jaguaribe para gerir seus empreendimentos, apresentando-lhes uma formação das técnicas e vivências locais.
Objetivo Específico
1. Apresentar as experiências às empreendedoras femininas locais de diversos estabelecimentos do município (de produtos e serviços); 2. Possibilitar o conhecimento das oportunidades formativas oferecidas pelo Governo do Estado, através da Coordenadoria de Autonomia Econômica da Secretaria das Mulheres do Ceará para as empreendedoras 3. Formar as mulheres empreendedoras no tema de interesse escolhido no formulário
Metodologia
a) FASE PREPARATÓRIA 1. Um questionário de opinião já foi divulgado em agosto entre as futuras participantes do evento elencando 4 temas de interesse: Ferramenta de negócios no instragram; Gestão Financeira para pequenos negócios; Comunicação assertiva; Ferramenta de planejamento. 2. Organização dos ofícios, junto com a Direção de Campus, para convidar o Senac e a Secretaria das Mulheres do Ceará 3. Como forma de divulgação do evento serão realizados convites em rádios, redes sociais e panfletos com a arte já elaborada (anexo no projeto) 4. A mobilização se dará pela conscientização da importância do evento para o crescimento e melhora da qualidade do empreendimento. 5. O critério de participação é amplo, pois o evento está voltado para empreendimento feminino, ou seja, mulheres que queiram iniciar ou já começaram os seus empreendimentos. 6. Detalhes sobre o evento e inscrição estarão disponíveis no 4vents B) FASE EXECUTIVA 1. Data de inscrição - 11 de setembro, por meio do link ou presencial na instituição, inscrições também serão aceitas no dia do evento 2. Evento (18:30 - 22h) DIA 12 DE SETEMBRO - (18:30 - 20h) Abertura do evento e Apresentação do programa de empreendedores do vale do Jaguaribe elaborado pelo campus Tabuleiro do Norte. 20:15 - 22h - Apresentação do programa Crédito Ceará pela Coordenadora de Autonomia Economica da Secretaria das Mulheres do Ceará; 13 de setembro - (18:30 - 20h) Roda de conversa com empreendedoras locais sobre suas vitórias e dificuldades 20:15 - 22h - Oficina com Senac sobre o tema escolhido previamente pelas interessadas Com relação ao acompanhamento e avaliação do projeto, ao final de cada de de evento será aplicado um formulário de satisfação. O formulário buscará também elencar as principais necessidades das empreendedoras para futuros eventos, bem como estabelecer como meta a criação de um banco dados para contato e comunicações de ações do campus.