Exibir Ação

Campus:
CAMPUS ACARAU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Inglês no cotidiano: O uso de material autêntico no ensino/aprendizagem de língua inglesa
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Línguas Estrangeiras
Data de Início:
01/09/2023
Previsão de Fim:
01/12/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
200
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Acaraú
Formas de Avaliação:
Participação
Formas de Divulgação:
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Antonia de Jesus Sales
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonia de Jesus Sales IFCE Coordenador Docente IFCE Não 2 01/09/2023 01/12/2023
Francisca Bianca da Penha Ferreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 01/09/2023 01/12/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
EEMTI Maria Alice Ramos Gomes - Liceu Não
Escola Professora Teresa de Jesus Silva - Municipal Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Esta ação propõe a construção de dois murais voltados para a língua inglesa. Um será feito na Escola EEMTI Maria Alice Ramos Gomes (LICEU) e o outro será feito na Escola Municipal Professora Teresa de Jesus Silva. Esta ação propõe a construção de dois murais voltados para a língua inglesa. Se houver espaço, um mural será feito também no campus. A partir desta ação, espera-se que os professores de inglês, de ambas as instituições possam usar este espaço como opção de atividades para suas aulas, além de trazer, para o aluno de inglês, a perspectiva do uso globalizado da língua, uma vez que o mural será composto por materiais de uso real (material autêntico) da língua (folders, capas de revista, cartões de natal, postais, etc.). A partir desta ação, busca-se, também, fomentar futuras parcerias neste âmbito com as referidas instituições parceiras nesta ação. É válido salientar que os materiais a serem utilizados (cartões de natal, jornais, revistas, cardápios, propagandas, anúncios, etc.) todos em inglês são originais, trazidos de países de língua inglesa.
Justificativa
Espera-se, com esta atividade, estimular outras ações nas escolas ao redor do instituto, assim como estimular a participação dos alunos nas ações de extensão, visto ser esta uma forma de complementar a formação destes. Outro ponto que justifica tal ação é a necessidade de mais ações no âmbito da extensão voltadas para a área do ensino-aprendizagem de línguas, no contexto acarauense, uma vez que a cidade naõ tem grande oferta de cursos de línguas ou de ações neste campo.
Público Alvo
Alunos das duas escolas parceiras (uma escola municipal e uma estadual)
Objetivo Geral
Através de uma ação de comunicação visual, estimular ações na área do ensino de línguas nas escolas parceiras e no IFCE
Objetivo Específico
Promover ações de estímulo ao ensino de língua inglesa através da construção de murais; fomentar futuras parcerias em outras ações de extensão e ensino neste campo.
Metodologia
Duas alunas do subsequente (Eventos) atuarão na confecção dos painéis; - Os professores de inglês serão informados desta ação; as alunas farão o acompanhamento do mural pelo período do projeto (repondo em caso de danificação de materiais), no caso do mural do campus (uma vez que a escola externa cedeu um espaço para esta ação a ocorrer de forma única). Os professores de inglês das instituições mencionadas terão estes murais como uma ferramenta de uso na aula e um espaço que ficará exposto no espaço público da escola. - A referida atividade envolve, de forma direta, dois alunos do campus, que atuarão na confecção dos painéis e, de forma indireta, os alunos internos. Os materiais principais dos painéis serão providos pelo coordenador deste projeto. Será solicitado, ao almoxarifado do campus, fita gomada ou outro tipo de fita que seja mais adequada ao material a ser colocado nos dois painéis. Será feito o acompanhamento e visita às escolas parceiras para dialogar sobre a ação. Também no período do projeto, haverá um momento na escola Liceu para falar sobre intercâmbios (atividade solicitada pela escola, uma necessidades deles para um evento próximo que eles realizarão).