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Campus:
CAMPUS ITAPIPOCA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Futsal para egressos.
Área Temática:
Saúde
Linha de Extensão:
Desporto e Lazer
Data de Início:
11/09/2023
Previsão de Fim:
18/12/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
40
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital 01/2023 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
Programa de Acompanhamento ao Egresso - PROAE
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Itapipoca
Formas de Avaliação:
Frequência
Relatório
Questionário
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Site institucional
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Andre Igor Fonteles
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Andre Igor Fonteles IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 11/09/2023 18/12/2023
João Feitosa de Lima Neto IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 11/09/2023 18/12/2023
Luzinete Larisse Morais Oliveira IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 11/09/2023 18/12/2023
Symon Tiago Brandao de Souza IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 11/09/2023 18/12/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2.800,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto Futsal para egressos propõe reafirmar a extensão como processo acadêmico definido e efetivado em função das exigências da realidade, contribuindo na formação do aluno, na qualificação do professor e no intercâmbio com a sociedade. O foco dos Institutos Federais (IF) é a promoção da justiça social, da equidade, do desenvolvimento sustentável com vistas a inclusão social, bem como a busca de soluções técnicas e geração de novas tecnologias. Nesse sentindo, criar estratégias de pertencimento á instituição são fundamentais. Assim, o projeto de futsal para egressos poderá ser uma ferramenta para aumentar o vínculo dos egressos com a instituição, bem como, potencializar a relação esporte e saúde. Na idade escolar, observa-se abandono na prática esportiva em torno de 27,3% entre os jovens de 15 anos e 45,3% entre 16 e 24 anos. Isso pode ser explicado pelo fim da vida escolar e entrada no mundo do trabalho. Apesar dos índices de abandono entre adolescentes e jovens também serem expressivos, é latente a influencia da escola com relação à prática esportiva, portanto, a manutenção do indivíduo nessa prática passa por entender a escola como espaço de promoção e formação esportiva1. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) tiveram grande repercussão ao mostrar que quase metade da população brasileira é sedentária. De acordo com informações coletadas ao longo de 15 anos, 47% das pessoas em idade adulta no Brasil não cumpre a recomendação padrão da OMS da prática de atividade física. O Brasil está entre os mais sedentários do mundo, e o mais sedentário da América Latina 2. Assim, a elaboração de Políticas Públicas nos campos do esporte e do lazer tem sido levada em consideração nos últimos anos, devido ao grande destaque destas temáticas nos contextos social, econômico e político em todo mundo. Entretanto, inúmeros entraves ainda se fazem presentes, no que tange à definição dos princípios norteadores da formulação dessas Políticas Públicas, tornando-se um desafio da atualidade compreender o modo como estas ações são gerenciadas. Outro ponto crucial é a dificuldade de aproximação do subcampo político com o subcampo acadêmico, o que pode gerar ações ineficientes, com impactos sociais muito relevantes3. Vale destacar que durante a realização de aulas envolvendo atividades esportivas, não devemos nos concentrar exclusivamente nos aspectos motores, mas primordialmente na aprendizagem de uma convivência harmoniosa, ensinando a importância da cooperação e traçando um caminho que leve à autonomia4. Há um discurso praticamente homogêneo direcionando para uma formação que busque a autonomia, para a qual são salientados valores e condutas de comportamentos como participação, socialização, coeducação, respeito, cooperação, emancipação, igualdade e convivência. Não obstante, sentimos falta de uma melhor estruturação referente aos procedimentos pedagógicos para trabalhar estes temas 5. O futsal vem ganhando uma crescente popularidade no mundo sendo praticado por homens e mulheres, meninos e meninas, em ambas as ligas profissionais e amadoras6, sendo considerada uma modalidade promissora na estratégia de saúde pública para aquisição e desenvolvimento saudável 7. Portanto, o projeto pode contribuir de forma significativa no combate a esse cenário negativo de saúde pública e aumentar a relação harmoniosa entre IF e egressos . Nesse sentido, através da relação futsal e saúde o projeto pretende atender adolescentes do gênero masculino e feminino no sentido de torná-los mais saudáveis e criarem um maior sentimento de pertencimento ao campus. Considerado uma versão indoor do futebol, o futsal é um esporte de característica de elevada intensidade, intermitente e com atividades acíclicas8 e apesar da similaridade motora entre o futebol e futsal, a intensidade de uma partida de futsal é mais acentuada levando à diferenças significativas entre as características fisiológicas9. Analisando os efeitos do futebol em adolescentes como meio não farmacológico no combate as doenças crônicas esse cenário também é positivo, pois o futebol recreativo de seis meses representa uma estratégia eficaz para melhorar os fatores de risco cardiovascular e metabólico em crianças com sobrepeso10, melhora do estado psicológico de meninos com excesso de peso11, aderência as atividades que dependem principalmente de motivação extrínseca, como a expectativa de melhorar a saúde e o bem-estar 12 e adaptações cardíacas estruturais e funcionais significativas em crianças pré-adolescentes13. Assim, a implementação do futsal para egressos no campus Itapipoca proporcionará aos alunos e sociedade envolvidos contato com realidades concretas numa relação entre futsal, saúde e instituição. Além disso, é importante destacar que estratégias de implantação de projetos de exercícios físicos no campus e no universo da comunidade/região de Itapipoca são fundamentais para a promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida.
Justificativa
Considerando o elevado nível de abandono dos esportes após a vida acadêmica e consequentemente, um maior distanciamento com á instituição, bem como, o crescimento do sedentarismo entre adolescentes, torna-se necessário estratégias que possam mudar esses cenários. Nesse sentido, desenvolver ações objetivas e concretas que viabilizem um estilo de vida ativo entre os adolescentes, através da prática regular de exercícios físicos, em especial, o futsal, de forma orientada é fundamental e a utilização de estratégias que visam o sentimento de pertencimento ao campus mesmo após concluído o ensino médio é fundamental.
Público Alvo
Participarão do projeto, adolescentes egressos do IF de ambos os gêneros >17 anos de idade. O recrutamento inicial será realizado através do site do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, rádio comunitária, redes sociais e contato direto através de e-mail institucional. As inscrições serão realizadas via link, a saber: https://forms.gle/aAftLxLUsgfcqGeh7. As inscrições serão finalizadas quando atingirem o número máximo de participantes em cada gênero (n=20), ou, quando completar uma semana de divulgação do projeto.
Objetivo Geral
Desenvolver o futsal recreativo para alunos egressos dos cursos técnicos do IFCE campus Itapipoca.
Objetivo Específico
- Proporcionar a inserção da comunidade ao projeto de exercício físico orientado. - Promover ações educativas incentivando a adoção de hábitos de vida saudáveis. - Apresentar mecanismos de um melhor relacionamento com a instituição.
Metodologia
As atividades serão realizadas para o gênero masculino e feminino no período da (20:00h ás 21:45h- Segunda- feira) Todas as intervenções serão realizadas na quadra de esportes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE)- Campus Itapipoca. A intervenção consistirá de exercícios preparatórios (alongamentos para membros superiores, inferiores, tronco e exercícios calistênicos), jogos reduzidos de futsal (JRF) e desaquecimento (exercícios respiratórios e de relaxamento). As atividades específicas do futsal serão desenvolvidas pelos professores de Educação Física efetivos do campus Itapipoca e bolsista selecionado. A divulgação para esse recrutamento será feito pelas redes sociais do campus. Além disso, serão desenvolvidas palestras sobre a importância do projeto e ao final será desenvolvido um relatório geral do projeto conforme a seguir: Avaliação do participante em relação ao projeto e coordenação Nome(optativo):______________________________ Data: ___________________ 1- O projeto oportuniza a melhora de sua condição física? ( ) Sim ( ) Não Justifique: ______________________________________________ 2- Em relação às novas amizades e ao convívio social no projeto, como você definiria? 3- Comente sobre as palestras que são ministradas ao projeto. ______________________________________________________________________4- O projeto atende às suas expectativas? ( ) Sim ( ) Não Justifique: ___________________________________________________ 5- Em que pontos a participação no projeto contribui para sua saúde como um todo? 6- A coordenação do projeto tem proporcionado o bom desenvolvimento do mesmo? ( ) Sim ( ) Não Justifique: ______________________________________________________ 7- Os discentes do projeto tem proporcionado o bom desenvolvimento do mesmo? ( ) Sim ( ) Não Justifique: ______________________________________________________ 8- Dê sugestões de atividades que enriqueceriam o projeto ou formas de melhorarmos as existentes. Pela Equipe As reuniões de planejamento e avaliação serão realizadas periodicamente e no fim de cada semestre entre coordenação e membros da equipe envolvidos. O instrumento de avaliação a ser adotado será o questionário abaixo. Avaliação dos membros da equipe em relação ao projeto e coordenação Estagiário(a):_______________________________ Data: _____________________ 1- O projeto oportuniza colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos no curso? ( ) Sim ( ) Não Justifique: ___________________________________________________ 2- Enumere as atividades que desenvolve no projeto e exponha as dificuldades existentes. 3- O contato com o projeto atende às suas expectativas? ( ) Sim ( ) Não Justifique: ___________________________________________________ 4- Em que pontos a participação no projeto contribui para sua formação acadêmica? 5- A coordenação do projeto tem proporcionado o bom desenvolvimento do mesmo? ( ) Sim ( ) Não Justifique: ______________________________________________________ 6- Dê sugestões para enriquecer o projeto ou melhorar suas ações.