Exibir Ação

Campus:
CAMPUS PARACURU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Projeto Amigos do Mar
Área Temática:
Meio Ambiente
Linha de Extensão:
Questões Ambientais
Data de Início:
08/09/2023
Previsão de Fim:
08/09/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
1200
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
3000
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Paracuru
Fortaleza
Formas de Avaliação:
Questionário
Frequência
Relatório
Formas de Divulgação:
Rádio
Redes sociais
Site institucional
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Luciana Antonia Araujo de Castro
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Leticia Sousa da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 23/12/2023 23/12/2024
Andressa Santos Guimaraes IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 08/09/2023 08/08/2024
Debora Nery de Souza Universidade Federal do Ceará-UFC Integrante Sem vínculo Não 3 08/09/2023 08/09/2026
Francisco Victor Almeida Teles IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 14/09/2023 14/09/2024
Gabriela Alcantara Moreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 23/12/2023 23/12/2024
Ianny Karine da Silva Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 23/12/2023 23/12/2024
Joao Neri Albuquerque IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 08/09/2023 08/09/2026
Josirene Bezerra de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 08/09/2023 08/09/2026
Juliane Vargas IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 08/09/2023 08/09/2026
Lucas Guilhon Lobo Olivindo IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 23/12/2023 23/12/2024
Luciana Antonia Araujo de Castro IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 08/09/2023 08/09/2026
Marcio Alves Bezerra IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 08/09/2023 08/09/2026
Maria Ludimila Barbosa Nobre IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 08/09/2023 08/07/2024
Rodrigo de Salles IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 08/09/2023 08/09/2026
Yasmim Sousa da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 23/12/2023 23/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Escolinha de Surf e Meio Ambiente de Paracuru Não
Laboratório de Estudos Ambientais- LEA- UFC Não
JR Reciclagem Não
Projeto Reciclando O Futuro IFCE campus Paracuru Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Projeto Amigos do Mar surgiu a partir da necessidade de ações voltadas para conservação das praias, mares e oceanos, frente aos impactos antrópicos causados nesse ambiente, com foco principal de atuação no município de Paracuru, o projeto também se estende para as demais praias do litoral do estado do Ceará. O projeto é composto por 03 frentes de atuação: 1) Bituqueira, onde realizamos a construção, implantação e manutenção da bituqueira, além da coleta das bitucas de cigarro e o descarte ambientalmente mais seguro desse resíduo; 2) Promoção da Educação ambiental com foco na década do oceano, cultura oceânica, no combate a poluição marinha.
Justificativa
As zonas costeiras foram extensivamente ocupadas, de forma desordenada, e como consequência tem sido observado o aumento da contaminação dos ambientes marinho e costeiro. Os oceanos são fortemente afetados por resíduos de diversas atividades antrópicas, porém sua capacidade em absorvê-los é limitada. Mas são as zonas costeiras as que mais sofrem os impactos das atividades humanas. Os resíduos que atingem as áreas costeiras e oceânicas podem ser de fontes terrestres, que incluem aqueles deixados pelos frequentadores das praias, os provenientes de drenagem de rios e lançamento de esgotos e a própria geração de resíduos nas cidades costeiras, ou de fontes marinhas representadas por navios e barcos de pesca e pelas plataformas oceânicas (ASSUNÇÃO, J I S, 2005). Os significativos impactos dos resíduos plásticos, em especial indicam que é necessária uma diminuição dos níveis de poluição por estes resíduos nos oceanos para evitar o comprometimento da biodiversidade marinha e costeira. Perdas econômicas também estão diretamente associadas à ocorrência de resíduos sólidos que impactam também no turismo e na atividade pesqueira de comunidades tradicionais que dependem desse ambiente para sobreviver. A população que procura as praias em busca de recreação tem sido cada vez mais exigente quanto à qualidade do ambiente escolhido, e o acúmulo de lixo pode resultar em grandes prejuízos para a indústria do turismo (NOLLKAEMPER, 1994) e em dispendiosas limpezas públicas (ARAÚJO & COSTA, 2003). Diante do exposto, a necessidade de desenvolver ações de educação ambiental levando o conhecimento aos sujeitos dos diversos setores da sociedade é providencial, sobretudo como ferramenta para promover a mudança de hábitos e atitudes voltadas para a sustentabilidade alinhada a temas globais como os objetivos do desenvolvimento sustentável, em especial o ODS 14, década do oceano, cultura oceânica e no combate ao lixo marinho.
Público Alvo
Alunos das públicas e particulares, instituições públicas, pescadores artesanais, banhistas, turistas, alunos das escolinhas de surf da região, grupos de capoeira, empresas e a comunidades do município de Paracuru e do litoral do estado do Ceará.
Objetivo Geral
Realizar ações articuladas para remover e caracterizar os resíduos sólidos descartados incorretamente nas praias com vistas na promoção da educação ambiental como ferramenta de transformação no combate à poluição marinha nas praias visando a conservação dos mares e oceanos.
Objetivo Específico
- Realizar semestralmente mutirões de limpeza de praia no município de Paracuru promovendo o engajamento da comunidade interna e externa no combate à poluição marinha; - Apoiar a organização de mutirões de limpeza de praia de empresas, instituições e comunidade externa nas praias do litoral do Ceará; - Caracterizar, monitorar e descartar corretamente os resíduos sólidos coletados nos mutirões de limpeza de praia do município de Paracuru. -Promover a educação ambiental através conscientização ambiental nos mutirões de limpeza de Praia realizados nas praias do município de Paracuru e demais praias do litoral do Ceará. -Fomentar o desenvolvimento da educação ambiental através da realização de exposições, oficinas, palestras, eventos, feiras e demais ações destindas à comunidade externa; - Construir e implantar duas bituqueiras na orla da praia do município de Paracuru com intuito de evitar a poluição pelos tóxicos liberados por esse resíduo nas praias, mares e oceano. - Utilizar a bituqueira como uma ferramenta para conscientizar a comunidade externa local na importância do descarte correto das bitucas de cigarro. -Coletar mensalmente e descartar corretamente as bitucas de cigarro evitando que elas sejam descartadas na areia da praia; - Promover e divulgar a década do oceano e a cultura oceânica através das ações de educação ambiental
Metodologia
1. Bituqueiras As bituqueiras serão construídas com materiais reutilizáveis pelos integrantes do projeto e implantadas em duas praias no município de Paracuru- Ceará. Mensalmente as bitucas de cigarro serão coletadas, contabilizadas e destinadas para o aterro sanitário da Caucaia. A comunidade externa será envolvida no processo de conscientização sobre os impactos das bitucas de cigarro no ambiente marinho e sobre a importância do descarte das bitucas de cigarro na bituqueira através de vídeos, post, cards e demais materiais informativos e educacionais produzidos pelos integrantes do projeto, esses materiais serão amplamente divulgados no Instagram do projeto. Também serão realizadas palestras, exposições e rodas de conversa com os alunos das escolas municipais, escolinha de surf e com o grupo de capoeira do município de Paracuru com intuito de envolvê-los no processo de educação ambiental, contribuindo assim para a conservação das nossas praias e na promovendo a educação ambiental no município. Os dados de quantificação das bitucas serão acompanhados por 02 anos para fins de análise de dados e apresentação desses resultados através de palestras para o público interno e externo no IFCE campus Paracuru. 2. Mutirões de Limpeza de Praia Durante o período de vigência do projeto serão realizados o total 06 mutirões de limpeza de praia no município de Paracuru. A cada semestre será realizado 01 mutirão de forma a integrar os diversos grupos da comunidade externa e interna, promovendo assim o protagonismo dos alunos do IFCE campus Paracuru que fazem parte do projeto nesta ação. A comunidade interna e a comunidade externa serão envolvidas nos mutirões como um chamamento para prática cidadã e consciente. A divulgação dos mutirões será realizada por meio das redes sociais como o Instagram do projeto e do IFCE campus Paracuru, na Rádio Mar Azul FM, convite as escolas do município e aos parceiros do projeto. Os integrantes do projeto irão organizar toda a ação que envolve o mutirão com o apoio dos parceiros do projeto, isso envolve desde a divulgação dos mutirões até a disposição final dos resíduos. Durante a coleta dos resíduos na praia todos os participantes receberão luvas de proteção e serão devidamente orientados de como proceder a coleta dos resíduos. Os resíduos sólidos coletados serão triados em função das suas características/condições para reciclagem e pesados em balança digital. Os resíduos sólidos que apresentarem potencial para reciclagem serão doados para catadores locais ou destinados a empresa JR Reciclagem. Os demais resíduos serão descartados nos recipientes da coleta pública. Nos mutirões, também serão realizados momentos de conscientização e sensibilização ambiental através de roda de conversa realizada pelos integrantes do projeto que abordará a importância dos oceanos, a década do oceano e sobre os impactos da poluição marinha, poluição plástica, microplástico e dentre outros temas. Além de realizar os mutirões, o projeto também visa apoiar na organização de mutirões de limpeza de praia no Paracuru e em outras praias do estado do Ceará conjuntamente com outras setores da sociedade como intuições, empresas e escolas repassando os conhecimentos adquiridos através da articulação entre os saberes, com base em demandas sociais, buscando o desenvolvimento local e regional. 3. Ações de Educação Ambiental As ações de educação ambiental serão realizadas através de palestras, oficinas, exposições, eventos, jogos, brinquedos dentre outras ferramentas com intuito de promover a década do oceano e a cultura oceânica no município de Paracuru. Essas ferramentas serão desenvolvidas, construídas e apresentadas pelos integrantes do projeto cujas temáticas abordadas serão relacionadas a importância dos oceanos, impactos da poluição marinha, derramamento de óleo no litoral do nordeste, os impactos dos microplasticos para a biota e saúda humana, pesca fantasma e outros. Dados obtidos das coletas dos mutirões e das coletas de bitucas também serão utilizados na construção das palestras, assim como alguns resíduos selecionados nos mutirões também serão utilizados para construir uma exposição. As ações de educação ambiental citadas acima serão realizadas nas escolas municipais por demanda das escolas, semestralmente uma ação de educação ambiental na praia do Ronco do Mar do município de Paracuru será realizada com alunos da escolinha de surf e em eventos dentro e fora do IFCE campus Paracuru destinadas a comunidade interna e externa. A avaliação das diversas ações realizadas no projeto será por meio de frequência de participação, registro fotográfico e questionário avaliativo.