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Campus:
CAMPUS SOBRAL
Tipo da Ação:
Evento
Título:
IFCE: Levando Conhecimento Olímpico Paras As Escolas
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Inclusiva
Data de Início:
30/09/2023
Previsão de Fim:
30/09/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
57
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
57
Carga Horária de Execução do Evento:
5
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Reriutaba
Cariré
Formas de Avaliação:
Testes Objetivos
Frequência
Relatório
Formas de Divulgação:
Articulações institucionais
Convite
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Adenilson Arcanjo de Moura Junior
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Adenilson Arcanjo de Moura Junior IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 30/09/2023 30/09/2023
Francisco das Chagas Alves Brito IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 30/09/2023 30/09/2023
Ramom Santana Reboucas IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 30/09/2023 30/09/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
EEEP Francisca Castro de Mesquita Não
EEEP Guiomar Belchior Aguiar Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto "IFCE: Levando Conhecimento Olímpico para as Escolas", idealizado pelo professores do curso de Licenciatura em Matemática do IFCE Campus Sobral, tem como objetivo central fortalecer a conexão do IFCE com as escolas da região e promover a cultura matemática regional, ao mesmo tempo em que valoriza o impacto transformador das olimpíadas de matemática na formação educacional dos estudantes das escolas da região. A abordagem do projeto consiste em levar professores qualificados do IFCE para escolas da região, onde ministrarão aulas preparatórias específicas para a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). Essas aulas não apenas abordarão os conteúdos do programa de matemática, mas também fornecerão dicas e estratégias valiosas para os desafios que as olimpíadas apresentam. Ao levar o conhecimento olímpico para as escolas, estamos ampliando o acesso dos estudantes ao aprendizado de alto nível, independentemente de sua origem socioeconômica e localização aos grandes centros urbanos, estimulando o desenvolvimento das habilidades matemáticas dos alunos, preparando-os para competições acadêmicas e para uma vida de sucesso no âmbito acadêmico, profissional e social. Ao fortalecer a cultura matemática regional, contribuímos para a formação de uma sociedade mais inovadora e preparada para enfrentar desafios complexos. O projeto representa um compromisso sólido com a educação e o desenvolvimento dos jovens da região. Acreditamos que ao investir na preparação dos estudantes da região para as olimpíadas de matemática, estamos expandindo e fortalecendo o alcance do IFCE e investindo no futuro educacional da região.
Justificativa
No contexto mundial e nacional, a educação tem sido reconhecida como um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento sustentável e a construção de sociedades mais justas e igualitárias. A matemática, em particular, desempenha um papel crítico no avanço tecnológico e científico, tornando-se uma competência essencial para a formação de cidadãos preparados para os desafios da atualidade. No entanto, inúmeras barreiras ainda impedem o pleno acesso à educação de qualidade. A disparidade de desempenho em matemática entre estudantes de diferentes regiões e classes socioeconômicas é uma realidade que perpetua as desigualdades sociais e econômicas em nosso país. Essa discrepância é particularmente evidente nas regiões com menor infraestrutura educacional, menos recursos disponíveis e distantes dos grandes centros urbanos e educacionais. Constatou-se que muitos cursos oferecidos pelo IFCE enfrentam uma baixa procura, com diversas vagas ociosas. Nesse contexto, a visita às escolas com melhor desempenho da região na OBMEP do ano passado, ou seja, onde existem fortes indicativos de alunos talentosos e interessados na matemática, torna-se uma estratégia eficaz para atrair alunos. Essa iniciativa é uma resposta direta às demandas e necessidades identificadas na comunidade e no IFCE, pois visa aprimorar a formação dos estudantes e, ao mesmo tempo, fortalecer o papel do IFCE como instituição comprometida com a transformação social e capaz de realizar efetivamente a sua missão. A intervenção visa promover a inclusão de estudantes de escolas públicas, oferecendo a eles a oportunidade de se destacar academicamente, reduzindo a disparidade educacional e ampliando o acesso à educação de qualidade. Ao identificar e desenvolver talentos matemáticos nas escolas, estamos contribuindo para o crescimento de futuros líderes na área de ciências, tecnologia, engenharia e matemática. Através dessa intervenção, o IFCE demonstra seu compromisso com a comunidade, proporcionando um serviço valioso que atende às necessidades reais da população local. Ao fortalecer a cultura matemática regional e publicizar a qualidade do IFCE por meio de iniciativas como esta, acreditamos que a demanda por cursos do IFCE aumentará naturalmente, eliminando a possibilidade de vagas ociosas, fortalecendo a instituição como um todo e permitindo que a instituição realize sua missão educadora em sua capacidade plena.
Público Alvo
As duas escolas escolhidas para a realização do projeto serão a EEEP Francisca Castro de Mesquita, de Reriutaba, e a EEEP Guiomar Belchior Aguiar, de Cariré. Estas duas escolas foram escolhidas pois foram, respectivamente, a primeira (17 alunos) e a terceira escola (12 alunos) da região de Sobral com maior número de alunos premiados na última edição da OBMEP do Ensino Médio. A escola que obteve o segundo maior número de premiações já é atendida em um outro projeto de extensão, onde os alunos assistem semanalmente aulas preparatórias para olimpíadas no IFCE. Devido às distâncias destas duas outras escolas, EEEP Francisca Castro de Mesquita e EEEP Guiomar Belchior Aguiar, ao IFCE Campus Sobral, 70km e 45km, respectivamente, os alunos não podem frequentar semanalmente o IFCE neste outro projeto. Durante o evento serão atendidos os alunos 33 alunos classificados para a última fase da OBMEP da EEEP Francisca Castro de Mesquita e os 24 alunos classificados para a última fase da OBMEP da EEEP Guiomar Belchior Aguiar.
Objetivo Geral
O objetivo geral da intervenção "IFCE: Levando Conhecimento Olímpico para as Escolas" é desenvolver e fortalecer as habilidades matemáticas de estudantes de escolas públicas da região, preparando-os de maneira abrangente e eficaz para a participação na OBMEP e fortalecer o IFCE como referência educacional da região.
Objetivo Específico
1. Identificar Estudantes Talentosos: Identificar estudantes com potencial e interesse em matemática nas escolas públicas das atendidas pelo projeto, possíveis futuros alunos do IFCE. 2. Promover a Inclusão Social: Garantir que o projeto alcance localidades distantes de instituições de ensino superior, incluindo estudantes de diferentes origens socioeconômicas e culturais. 3. Fornecer Aulas Preparatórias: Oferecer aulas preparatórias de alta qualidade, ministradas por professores especializados em matemática. 4. Promover a Cultura Matemática: Estimular o interesse e a paixão pela matemática, promovendo a cultura matemática na região. 5. Fortalecer a Relação com as Escolas: Estabelecer parcerias sólidas com as escolas envolvidas, promovendo uma colaboração efetiva entre o IFCE e as instituições de ensino da região.
Metodologia
Comunicação com as escolas: Realização de reunião com as escolas envolvidas para entender suas necessidades específicas, expectativas e garantir o alinhamento dos objetivos do projeto com as demandas da comunidade. As escolas participantes do projeto já foram contactadas e a presença dos alunos e suporte ao projeto já foi assegurada por suas respectivas direções. Desenvolvimento de Material Didático: Elaboração de material didático específico para as aulas preparatórias, abrangendo tópicos relevantes à OBMEP. Aulas Presenciais: Realização de aulas presenciais ministradas por professores especializados do IFCE, com abordagem interativa e participativa. Divulgação do IFCE: Promover, junto às aulas presenciais, uma apresentação sobre o IFCE Campus Sobral, destacando sua missão, valores e a ampla gama de cursos e oportunidades educacionais oferecidas, enfatizando o Curso de Licenciatura em Matemática, ressaltando seus benefícios, estrutura curricular e as oportunidades profissionais que ele oferece. Avaliação de Desempenho: Avaliação do desempenho dos estudantes na OBMEP. Feedback dos Estudantes: Coleta de feedback dos estudantes para ajustar o projeto de acordo com suas necessidades e expectativas. Relatórios e Documentação: Elaboração de relatório detalhado que documentam o desenvolvimento do projeto, seus resultados e lições aprendidas.