Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TIANGUA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Ensino de períodos compostos: para além da classificação sintática
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
30/09/2023
Previsão de Fim:
30/09/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
1
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
250
Carga Horária de Execução do Evento:
2
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Debate
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Palestra
Nome do Responsável:
Daniel Aguiar e Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Brena Samyly Sampaio de Paula IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 30/09/2023 30/09/2023
Daniel Aguiar e Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 30/09/2023 30/09/2023
Mikaelly de Sousa Pires IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 30/09/2023 30/09/2023
Rejane Mendes de Souza IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 30/09/2023 30/09/2023
Sandra Oliveira dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 30/09/2023 30/09/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Esta Palestra se materializa no contexto do evento do Projeto Encontros Forped proposto pelo Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Política Educacional e Desigualdade Social (FORPED) vinculado ao campus Tianguá. Levando em consideração o interesse desse grupo de pesquisa em discutir a Formação Docente, pensou-se em abordar um ponto específico dessa formação para professores de língua portuguesa: o ensino de gramática. Dessa forma, a partir da obra 'A construção das orações complexas', organizada pela Dra. Maria Helena de Moura Neves, a palestra apresenta uma nova proposta de estudo dos "períodos compostos". Esta proposta se assenta numa abordagem semântico-pragmática, ao contrário do que faz a gramática escolar (de inspiração normativa), a qual só enxerga os "períodos compostos" do ponto de vista sintático. Portanto, com essa temática, o FORPED leva à discussão um assunto recorrente em salas de aulas de português - como ensinar gramática? E, dessa forma, contribui com a ampliação do repertório de estudantes de licenciatura e professores atuantes no contexto da língua portuguesa.
Justificativa
Com base no pensamento de Freire (2022, p. 36), um dos saberes necessários à prática educativa é a consciência de que ensinar exige segurança e competência profissional. Nesse sentido, afirma o autor, que "a segurança com que a autoridade docente se move implica uma outra, a que se funda na sua competência profissional. Nenhuma autoridade docente se exerce ausente desta competência. O professor que não leve a sério sua formação, que não estude, que não se esforce para estar à altura de sua tarefa não tem força moral para coordenar as atividades de sua classe". Na busca de promover um momento de diálogo e formação que proporcione aos professores de língua portuguesa a ampliação do seu domínio técnico e, consequentemente, de sua segurança e autoridade em sala, o FORPED, apresenta a palestra intitulada "Ensino de períodos compostos: para além da classificação sintática".
Público Alvo
Professores, alunos, profissionais da educação e demais interessados no tema.
Objetivo Geral
Refletir sobre uma nova forma de ensinar gramática.
Objetivo Específico
Elencar pontos do ensino tradicional de gramática; Descrever uma abordagem semântico-pragmática do ensino de gramática; Apresentar uma nova proposta de estudo dos "períodos compostos".
Metodologia
A palestra será ministrada pela professora Êmy Virgínia Oliveira da Costa e mediada pelo professor Daniel Aguiar e Silva (IFCE). O evento acontecerá no dia 29.09.2023 e será dividido em dois momentos: 1) Apresentação dos professores e exposição da palestrante; 2) abertura para debate e perguntas. A comunicação com os participantes se dará por meio da ferramenta "chat ao vivo" da plataforma YouTube. Após a live, a gravação ficará disponível no canal do FORPED no Youtube (FORPED IFCE- https://www.youtube.com/channel/UC2qTh1NM21V4pi7GLj-LiwA) com o objetivo de alcançar pessoas interessadas na discussão que não puderam participar do evento em tempo real. A divulgação do evento, bem como a disponibilização da certificação posterior, dar-se-á por meio do canal de comunicação do grupo no instagram (@forpedifce).