Exibir Ação

Campus:
CAMPUS MARACANAU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Conheça o IFCE: visitas guiadas para escolas
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Apoio à Gestão de Redes de Educação Públicas
Data de Início:
17/04/2024
Previsão de Fim:
18/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
500
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1500
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Pacatuba
Maranguape
Maracanaú
Fortaleza
Formas de Avaliação:
Pesquisa de Satisfação
Frequência
Questionário
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Site institucional
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Luis Jose Silveira de Sousa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Anna Hilda Silva Melo IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 17/04/2024 18/12/2024
Carlos Henrique Leitao Cavalcante IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 17/04/2024 18/12/2024
Caroline Costa Alencar IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 17/04/2024 11/12/2024
Caua Lima de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 17/04/2024 18/12/2024
Cicero Jose Sousa da Silva IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 17/04/2024 18/12/2024
Cynara Reis Aguiar IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 17/04/2024 18/12/2024
Daniel Alencar Barros Tavares IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 17/04/2024 18/12/2024
David Alisson Alves Ferreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 17/04/2024 18/12/2024
Fabiola Oliveira Xavier da Silva IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 17/04/2024 18/12/2024
Fabio Timbo Brito IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 17/04/2024 18/12/2024
Francisco Jose dos Santos Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 17/04/2024 18/12/2024
Francisco Tomé Sousa Moura IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 17/04/2024 18/12/2024
Grazielly Cavalcanti de Souza Moura IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 17/04/2024 11/12/2024
Joao Claudio Nunes Carvalho IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 17/04/2024 18/12/2024
Larissa Cristina Silva Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 17/04/2024 18/12/2024
Luan Italo Mota Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 17/04/2024 18/12/2024
Luis Jose Silveira de Sousa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 17/04/2024 18/12/2024
Maria do Socorro Pinheiro da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 17/04/2024 18/12/2024
Maria Larissa Pereira da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 17/04/2024 11/12/2024
Mariana Bezerra Macedo IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 17/04/2024 18/12/2024
Murilo Pessoa de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 17/04/2024 18/12/2024
Pedro Juan Mulato Guedes Vieira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 17/04/2024 18/12/2024
Ronald Sales Araújo IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 17/04/2024 11/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) Campus Maracanaú há mais de 15 anos oferece ao à população do município de Maracanaú e suas vizinhanças, oportunidades educacionais de alta qualidade através de cursos técnicos, de graduação (licenciatura e bacharelado) e pós graduação. São 06 cursos técnicos, 06 cursos de graduação e 01 curso de pós-graduação, além dos cursos não regulares, como os cursos FICs, minicursos, etc. No entanto, apesar do esforço permanente da gestão, particularmente através da Comunicação Social, não é incomum encontrar jovens que poderiam ser alunos do campus mas não sabem que a instituição é pública, ou não conhece os processos de seleção, ou que ainda consideram os cursos inacessíveis. Adicionalmente há cursos do campus, particularmente os concomitantes que, não raro, passam por dificuldades para formar turma em procesos seletivos. Por outro lado, há uma demanda das escolas da região, sejam públicas ou privadas, que solicitam visita ao campus para que seus alunos conheçam a instituição, os cursos, os laboratórios... Pretendendo colaborar para unir essas partes mutuamente dependentes, propomos este projeto de extensão, através do qual pretendemos abrir as portas do IFCE Maracanaú para alunos de escolas públicas e privadas, proporcionando a eles a oportunidade de conhecer as instalações, os recursos e as oportunidades educacionais oferecidas pela instituição. Além disso, buscamos promover uma interação positiva entre o IFCE Maracanaú e a comunidade local, apresentando a instituição como uma opção viável para suas futuras trajetórias educacionais.
Justificativa
Há algumas justificativas para esse projeto que podemos destacar. Uma delas é a necessidade premente de qualificar a população do município para atender às demandas do mercado de trabalho atual, cada vez mais exigente em relação à formação técnica e tecnológica. Parte dessa qualificação pode ser fornecida pelo IFCE mas para isso o campus precisa ser conhecido da população. Outra justificativa é que esse projeto surge como uma ferramenta para enfrentar o desafio da baixa procura por alguns desses cursos do campus. Isso pode ser atribuído, em parte, à falta de conhecimento dos potenciais alunos sobre as oportunidades educacionais e de carreira oferecidas pela instituição. A falta de informação adequada sobre os cursos e a infraestrutura da instituição pode levar os alunos a optarem por outras alternativas educacionais, muitas vezes menos alinhadas com suas aptidões e interesses. Quando o aluno faz uma escolha de curso sem o conhecer adequadamente eleva-se o risco de evasão, um problema que o IFCE enfrenta, como outras instituições. A evasão pode ser atribuída, em parte, à falta de informações claras sobre o conteúdo dos cursos, às expectativas não atendidas e à falta de engajamento dos alunos com a instituição. Conhecer e vivenciar o ambiente do IFCE Maracanaú pode ajudar os alunos a fazer escolhas mais informadas e, assim, reduzir a evasão.
Público Alvo
Alunos e professores de escolas do ensino fundamenta e médio, públicas e privadas. As visitas podem comportar até 60 aunos o que pode resultar em mais de 1500 alunos atendidos ao longo do projeto.
Objetivo Geral
Apresentar o IFCE Maracanaú para alunos de escolas públicas e privadas da região, visando mostrar aos potenciais alunos todas as possibilidades de formação que a instituição oferece.
Objetivo Específico
- Familiarizar os alunos com os espaços e recursos disponíveis na instituição, com foco na biblioteca, laboratórios e áreas de esporte e lazer. - Despertar o interesse dos alunos pelas opções de cursos técnicos e tecnológicos oferecidos pelo IFCE Maracanaú. - Fomentar a interação entre o IFCE Maracanaú e a comunidade local. - Despertar o interesse dos jovens nas áreas de pesquisa que tmabém são desenvolvidas no campus.
Metodologia
Os objetivos do projeto serão alcançados através de visitas guiadas. Tais visitas são solicitadas pelas escolas (como já ocorre) através de ofício enviado para o gabinete da Direção Geral. A organização do projeto que conta com a participação de vários servidores e alunos organiza a visita, definindo os laboratórios que estão disponíveis para serem visitados. Em seguida a escola é avisada da data e horário da visita. Durante as visitas, os alunos terão a oportunidade de explorar a biblioteca, os laboratórios e as áreas de esporte e lazer. A visita se inicia no auditório onde é feita uma apresentação geral da instituição e de seus cursos. Em seguida os alunos serão subdividos em subgrupos e irão visitar laboratórios, biblioteca e área de lazer do campus. Os alunos serão acompanhados por servidores e alunos integrantes do projeto, durante a visita. Serão organizadas atividades práticas nos laboratórios, demonstrando a aplicação dos conhecimentos em áreas como ciências, tecnologia e engenharia. Os laboratórios visitados e as respectivas atividades são os seguintes: LAQAMB - Laboratório de Química Analítica e Microbiologia Ambiental Atividades: Todos: Instruções de segurança Alunos de ensino fundamental: SOBE BALÃO - (Reação de neutralização com desprendimento de CO2) CAMALEÃO QUÍMICO - (Oxidação do manganês com demonstração da mudança de NOX) Alunos de ensino médio: CAMALEÃO QUÍMICO - (Oxidação do manganês com demonstração da mudança de NOX) TESTE DE CHAMAS - (Transições eletrônicas e níveis de energia dos átomos) LQOI - Laboratório de Química Orgânica e Inorgânica LABORATÓRIO MAKER Atividades: Todos: Instruções de segurança Alunos ensino fundamental: - Cultura Maker - uso de impressoras 3D, CNC Laser, etc - Apresentação prática ou não dos braços robóticos usados no laboratório. - Crescimento e seguimento na área. Alunos de ensino médio: - projetos de pesquisa e extensão - projetos de desenvolvimento no laboratório - Cultura Maker - uso de impressoras 3D, CNC Laser, etc - Apresentação prática ou não dos braços robóticos usados no laboratório. OFICINA MECÂNICA Atividades: Todos: instruções de segurança Alunos de ensino fundamental: - Apresentação de alguns equipamentos e sua utilidade Alunos de ensino médio: - Apresentação de equipamentos e demosntração prática de sua utilização - Teste de soldagem LAMSC - Laboratório de Aprendizagem de Máquinas e Simulações Computacionais Todos: Apresentação de alguns sistemas computacionais que são desenvolvidos no laboratório. Os visitantes serão convidados a responder uma enquete sobre a visita, destaando pontos fortes e fracos e sugerindo melhorias. Os alunos serão ainda convidados a participar de eventos e atividades do IFCE Maracanaú após a visita, tal como a SIC - Seamana da Integração Científica que ocorre anualmente, a fim de manter o interesse e o envolvimento com a instituição.