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Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Projeto qualidade de vida com YOGA
Área Temática:
Saúde
Linha de Extensão:
Promoção da Saúde
Data de Início:
23/10/2023
Previsão de Fim:
31/12/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
40
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
400
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Fortaleza
Formas de Avaliação:
Participação
Formas de Divulgação:
Convite
E-mail
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Joao Bosco Pinheiro Dantas Filho
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Debora Regina Garcia Pinto Passos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 23/10/2023 31/12/2024
Hamilton Viana Chaves IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 23/10/2023 31/12/2024
Izabela de Araujo Castro IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 23/10/2023 31/12/2025
Joao Bosco Pinheiro Dantas Filho IFCE Coordenador Técnico Administrativo IFCE Não 1 23/10/2023 31/12/2024
Marcelo Oliveira Teles de Menezes IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/08/2024 31/12/2024
Marta Alves da Silva IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 08/01/2024 31/12/2024
Nilson Vieira Pinto IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 23/10/2023 31/12/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O ritmo de vida nas grandes cidades tem se tornado cada vez mais frenético. Há uma crescente pressão pelo atendimento de demandas externas e a sociedade experimenta um momento de extrema desconexão com a natureza e com a espiritualidade. A sociedade moderna sofre progressivamente com intolerância, raiva, medo e estresse, especialmente nos grandes aglomerados urbanos. Estes males afetam não só a qualidade de vida particular das pessoas, mas a qualidade de seu trabalho e até do convívio social quando se manifestam juntamente com a desigualdade social e a violência urbana, como é o caso do Brasil. Por falta de orientação muitos adoecem ou entram numa busca por uma sensação de realização, plenitude ou compensação em alvos externos, como riqueza, bens de consumo, comida, drogas, divertimento, dentre outros. Esta busca acaba trazendo apenas mais frustração e infelicidade. Lidar com todos os desafios do mundo moderno de modo construtivo e moldar uma sociedade melhor só é possível com o profundo autoconhecimento e uma profunda conexão espiritual. Por isso, é fundamental desenvolver o autoconhecimento e elevar a consciência - somente dessa forma é possível proporcionar equilíbrio ao ser humano no mundo moderno. Práticas como meditação e yôga têm se difundido intensamente no ocidente nos últimos quarenta anos. Seus efeitos benéficos têm sido não só reconhecidos pela ciência ocidental moderna, mas chancelados socialmente pela própria experiência de pessoas de vários países, culturas, religiões e classes sociais. Os praticantes de yôga e de meditação alegam se tornar pessoas mais calmas, criativas, com melhor qualidade de sono, melhor capacidade de concentração, melhor interação social, melhor capacidade de expressão, melhor nível de satisfação com a vida (independentemente de sua situação socioeconômica), e sobretudo com nível de consciência humana mais elevado. A tradição do Kundalini Yôga remonta ao período de 3.300 a 1.300 a.C. Seu berço foi a “Civilização do Vale do Indo” - atualmente no território do Paquistão. Ruínas de cidades antigas e achados arqueológicos diversos denotam que esta civilização era matriarcal, pacífica e dispunha de avançado grau de tecnologia, urbanização e inclusive saneamento básico. Possuíam talentos artísticos e um próspero comércio em toda a região do vale. O Kundalini Yoga tem se difundido amplamente em vários países por seu intenso trabalho respiratório, capaz de equilibrar os sistemas nervoso e glandular - componentes fundamentais para a sensação de equilíbrio fisiológico, emocional e mental. Estudos clínicos têm comprovado o efeito benéfico do Kundalini Yoga sobre males como Alzheimer, Depressão, Ansiedade, dentre outros.
Justificativa
A inclusão de aulas de Yoga na extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) pode ser justificada por uma série de motivos de acordo com perspectivas sociais, pessoais e a partir de demandas específicas. Abordarei esses motivos com base em um discurso de especialista: Motivos Sociais: Promoção do Bem-Estar: A prática de Yoga é amplamente reconhecida por seu papel na promoção do bem-estar físico e mental. Em um panorama mundial, nacional e local, onde os níveis de estresse, ansiedade e doenças relacionadas ao estilo de vida estão em ascensão, oferecer aulas de Yoga na extensão do IFCE pode ajudar a comunidade a lidar com esses desafios de forma mais saudável. Acessibilidade à Saúde Mental: A saúde mental tem sido uma questão global de destaque, especialmente após os desafios impostos pela pandemia de COVID-19. A Yoga oferece técnicas comprovadas para aliviar o estresse e promover a saúde mental, tornando-se uma ferramenta acessível e valiosa para a comunidade. Foco na Prevenção: No cenário nacional, a maioria dos sistemas de saúde está sobrecarregada e enfrenta dificuldades em lidar com doenças crônicas. A Yoga é uma abordagem de prevenção que pode ajudar a reduzir a carga sobre os sistemas de saúde, melhorando a saúde geral das pessoas. Inclusão de Grupos Vulneráveis: A prática de Yoga é adaptável e pode ser acessível a pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico. Isso permite que grupos sociais vulneráveis, como idosos, pessoas com deficiências ou baixa renda, também se beneficiem das aulas de Yoga. Motivos Pessoais: Desenvolvimento Pessoal: A Yoga promove o autodescobrimento e o desenvolvimento pessoal, capacitando os indivíduos a entenderem melhor a si mesmos e a lidarem com desafios pessoais. Isso pode ter um impacto positivo na vida dos estudantes e membros da comunidade. Estilo de Vida Saudável: Pessoas que praticam Yoga regularmente tendem a adotar um estilo de vida mais saudável, incluindo escolhas alimentares conscientes e a prática regular de atividade física. Demandas e Necessidades: Procura por Estratégias de Gerenciamento de Estresse: A pandemia de COVID-19 aumentou a demanda por estratégias eficazes de gerenciamento de estresse, o que torna as aulas de Yoga ainda mais relevantes. Comunidade em Busca de Alternativas de Saúde: Muitas pessoas estão buscando alternativas naturais e não farmacêuticas para cuidar de sua saúde, o que abre espaço para a integração da Yoga. Panorama Institucional: Abordagem Holística da Educação: O IFCE, como instituição de ensino, pode adotar uma abordagem holística para a educação, reconhecendo que o bem-estar físico e mental é fundamental para o sucesso acadêmico e profissional dos estudantes. Integração com Pesquisa e Extensão: A inclusão de Yoga pode demonstrar o compromisso do IFCE com a integração do ensino, pesquisa e extensão, uma abordagem alinhada com a missão da instituição de servir à comunidade. Conclusão e Retorno: A inclusão de aulas de Yoga na extensão do IFCE tem o potencial de proporcionar benefícios significativos para a comunidade e grupos sociais diversos, promovendo o bem-estar, a saúde mental e a inclusão. Além disso, pode contribuir para a imagem da instituição como uma organização comprometida com a saúde e o desenvolvimento holístico de seus membros e da comunidade em geral. Como resultado, espera-se que haja um retorno positivo em termos de satisfação dos estudantes, engajamento da comunidade e melhorias na saúde geral.
Público Alvo
O publico alvo direto são 60 Adultos de Todas as Idades O publico alvo indireto pode incluir: Famílias: Adultos que participam de aulas de Yoga podem compartilhar suas experiências com seus filhos e outros membros da família, promovendo a prática da Yoga em grupo e incentivando a inclusão de crianças e adolescentes. Amigos e Colegas: Aqueles que participam de aulas de Yoga podem compartilhar suas experiências positivas com amigos e colegas, inspirando outros a se juntarem a eles nas práticas. O boca a boca é uma maneira comum de atrair novos participantes. Comunidade Local: À medida que as pessoas experimentam os benefícios da Yoga, podem se tornar defensoras da prática em sua comunidade local, influenciando indiretamente outras pessoas a participarem de aulas ou grupos de Yoga. Profissionais de Saúde: Adultos que frequentam aulas de Yoga e experimentam melhorias em sua saúde física e mental podem compartilhar esses resultados com seus profissionais de saúde. Isso pode levar os médicos e terapeutas a recomendar a prática da Yoga a outros pacientes com necessidades semelhantes. Empregadores e Recursos Humanos: Empresas que oferecem aulas de Yoga como parte de seus programas de bem-estar podem atrair e manter funcionários saudáveis e satisfeitos. Isso pode influenciar outras empresas a adotarem práticas semelhantes. Organizações de Apoio à Saúde: Organizações de saúde locais, como clínicas, hospitais e centros de reabilitação, podem reconhecer os benefícios da Yoga e encorajar os pacientes a participarem de aulas como parte de sua reabilitação ou gerenciamento de doenças. Meios de Comunicação e Redes Sociais: À medida que a prática da Yoga ganha popularidade entre adultos de todas as idades, os meios de comunicação e as redes sociais podem cobrir histórias de sucesso e promover a conscientização sobre os benefícios da Yoga, atraindo indiretamente mais pessoas para as aulas. Grupos de Interesse Específico: Adultos que têm interesses específicos relacionados à saúde, como grupos de apoio a pacientes com doenças crônicas, podem descobrir a Yoga por meio de recomendações de outros membros desses grupos. Em resumo, quando adultos de todas as idades participam de aulas de Yoga, eles se tornam embaixadores indiretos da prática, influenciando positivamente amigos, familiares, colegas e a comunidade em geral. Essa influência pode se espalhar para diversos setores da sociedade, incluindo saúde, trabalho, comunidade local e redes sociais, expandindo assim o alcance e a aceitação da Yoga como uma prática benéfica para pessoas de todas as idades.
Objetivo Geral
Promover o bem-estar físico e mental da comunidade acadêmica, incluindo estudantes, funcionários e comunidade externa, por meio de práticas de Yoga.
Objetivo Específico
1 - Desenvolver aulas de Yoga acessível e inclusivo, adaptado às necessidades e preferências da comunidade acadêmica. 2 - Implantar sessões regulares de aulas de Yoga em locais convenientes e acessíveis dentro do campus do IFCE. 3 - Promover a conscientização sobre os benefícios da Yoga por meio de campanhas de divulgação e informação para atrair participantes. 4 - Criar um ambiente acolhedor e seguro para a prática de Yoga. 5 - Avaliar os impactos das aulas de Yoga na saúde física e mental dos participantes por meio de pesquisas e análises de dados. 6 - Promover a integração das aulas de Yoga com outras iniciativas de bem-estar e saúde no campus, como programas de alimentação saudável e atividades esportivas. 7- Promover palestras e rodas de conversa mensais
Metodologia
Metodologia das Aulas de Yoga no IFCE: 1. Planejamento e Preparação: Identificação de Instrutores Qualificados: Identificação de instrutores de Yoga certificados e experientes que fazem parte do quadro de servidores. Seleção de Estilos de Yoga: Escolha dos estilos de Yoga a serem oferecidos com base na formação de instrutores disponíveis. Aquisição de Equipamentos: Garantir que os equipamentos, como tatame de EVA ou tapetes de Yoga, estejam disponíveis em quantidade suficiente. Definição de Horários e Locais: Agendamento das aulas em horários e locais acessíveis e convenientes. 2. Divulgação e Sensibilização: Campanhas de Divulgação: Utilização de diversos canais de comunicação para divulgar as aulas, incluindo redes sociais, site do IFCE, cartazes e boletins informativos. Sessões Informativas: Realização de sessões informativas para explicar os benefícios da Yoga e responder a perguntas dos interessados. Sensibilização da Comunidade: Fomentar a conscientização sobre a importância do bem-estar físico e mental e como a Yoga pode contribuir. Como as vagas são limitadas devem ser preenchidas da seguinte forma (60 vagas - 30 na segunda e 30 na sexta) lotação máxima da sala de dança: indicação do setor de Gestão de pessoas e e-mail institucional para funcionários > Comunidade interna - Funcionários do IFCE (16 vagas para servidores públicos ou terceirizados) indicação do setor de psicologia > Comunidade interna - Estudantes do IFCE (8 vagas) e-mail institucional para funcionários > Comunidade externa - Familiares de funcionários (12 vagas) indicação do NEABI e NAPNE e CTP > Comunidade externa - Familiares de alunos (12 vagas) instagram ifce fortaleza - Comunidade externa - Público em geral (12 vagas) 3. Execução das Aulas de Yoga: Sessões Regulares: Oferecimento de aulas de Yoga em horários regulares, incluindo manhã antes do expediente, ou tarde e noite após o expediente para acomodar diferentes agendas. Conteúdo Variedado: Aplicação de diferentes técnicas de Yoga, incluindo asanas, pranayama, meditação e relaxamento em cada sessão. Adaptação às Necessidades Individuais: Os instrutores devem estar preparados para adaptar as aulas às necessidades individuais dos participantes, incluindo aqueles com necessidades especiais. 4. Acompanhamento e Avaliação: Feedback Contínuo: Encorajamento dos participantes a fornecerem feedback regular sobre a qualidade das aulas e sua experiência pessoal. Acompanhamento da Frequência: Registro da frequência dos participantes para monitorar o engajamento. Avaliação Física e Mental: Realização de avaliações periódicas da saúde física e mental dos participantes para medir o impacto das aulas. 5. Compartilhamento de Resultados: Relatórios e Análises: Elaboração de relatórios e análises periódicas dos resultados obtidos com base nos feedbacks e avaliações físicas e mentais. Apresentações à Comunidade: Apresentação dos resultados à comunidade acadêmica em reuniões abertas para garantir transparência e envolvimento. 6. Atividades de Apoio: Sessões de Perguntas e Respostas: Realização de sessões regulares de perguntas e respostas com instrutores de Yoga para abordar dúvidas e preocupações. Workshops e Palestras: Oferta de workshops e palestras sobre tópicos relacionados à Yoga e ao bem-estar. 7. Avaliação Formativa e Somativa: Avaliação Formativa: Avaliação contínua do processo de implementação das aulas de Yoga, com ajustes feitos conforme necessário. Avaliação Somativa: Avaliação dos resultados globais do programa de Yoga com base em dados quantitativos e qualitativos. 8. Atualização e Melhoria Contínua: Revisão e Melhoria: Revisão constante do programa com base em feedback e resultados para garantir sua eficácia e relevância contínua. 9. Documentação e Relatórios: Registro de Atividades: Manutenção de registros detalhados de todas as atividades, incluindo a presença dos participantes e resultados das avaliações. Relatórios Periódicos: Preparação de relatórios periódicos que resumem o progresso e os resultados das aulas de Yoga. Essa metodologia abrange as etapas de planejamento, divulgação, execução, acompanhamento e avaliação das aulas de Yoga no IFCE, priorizando a participação ativa da comunidade e a adaptação contínua para atender às necessidades e expectativas dos participantes.