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Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
PROGRAMAÇÃO PARA CRIANÇAS COM SCRATCH
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acesso à Educação
Data de Início:
09/12/2019
Previsão de Fim:
13/12/2019
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
40
Carga Horária de Execução do Evento:
38
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Fortaleza
Formas de Avaliação:
Trabalho em grupo
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Folder
Cartaz
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Edson da Silva Almeida
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Edson da Silva Almeida IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 09/12/2019 13/12/2019
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
EFFM Francisco de Almeida MOnte Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Curso de programação para crianças usando a linguagem Scratch
Justificativa
Curso desenvolvido para atendimento de solicitação do parceiro Prefeitura Municipal de Fortaleza atraves da CITINOVA, de forma a desenvolver nas unidades cursos voltados para a clientela de baixa renda frequentadores destes espaços de cultura da cidade
Público Alvo
Alunos de Escolas Públicas na faixa de 10 a 18 anos.
Objetivo Geral
Ensinar lógica de programação para crianças utilizando a linguagem SCRATCH, de forma a criar histórias animadas, jogos e outros programas.
Objetivo Específico
1- Desenvolver o senso lógico dos alunos 2- Implementar conceitos de soluções por programação. 3- Desenvolver o senso crítico sobre programação.
Metodologia
Aulas expositivas e aulas práticas em laboratório de Informática. ula 1 – Apresentação do curso Aula 2 – Primeiros passos no Scratch Aula 3 – Compartilhando projetos no Scratch Aula 4 – Movimentos cont. Aula 4 – Movimentos Aula 5 – Resolução da Atividade de Movimentos Aula 6 – Resolução do Desafio de Movimentos Aula 7 – Aparência parte 1 Aula 8 – Aparência parte 2 Aula 9 – Resolução da Atividade e Desafio 2 de Aparência Aula 10 – Sons Aula 11 – Caneta Aula 12 – Resolução da Atividade 4 de Caneta Aula 13 – Resolução do desafio 4 de Caneta Aula 14 – Variáveis Aula 15 – Resolução da Atividade 5 de Variáveis Aula 16 – Resolução do desafio de variáveis Aula 17 – Eventos Aula 18 – Resolução da Atividade de Eventos Aula 20 – Controles Aula 21 – Resolução da Atividade de Controles Aula 22 – Resolução do desafio de controles Aula 23 – Sensores Aula 24 – Resolução da atividade e desafio 8 de Sensores Aula 25 – Operadores Aula 26 – Mais blocos Aula 19 – Resolução do Desafio de Eventos