Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CEDRO
Tipo da Ação:
Evento
Título:
IFCE em Ação
Área Temática:
Trabalho
Linha de Extensão:
Grupos em situação de vulnerabilidade social
Data de Início:
20/10/2023
Previsão de Fim:
20/10/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
500
Carga Horária de Execução do Evento:
6
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Lavras da Mangabeira
Iguatu
Icó
Cedro
Formas de Avaliação:
Participação
Formas de Divulgação:
Rádio
Redes sociais
Site institucional
Folder
Cartaz
Áudio
Atividades Realizadas:
Apresentação
Campanha
Nome do Responsável:
Andreia Matos Brito Pereira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Andreia Matos Brito Pereira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 19/10/2023 19/10/2023
Danielton Gomes dos Santos IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 19/10/2023 19/10/2023
Francisco Carlos Moreira dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 19/10/2023 19/10/2023
Thiago Marsis Braga Diniz IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 19/10/2023 19/10/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
SENAC Não
Crediamigo Não
Viana & Diniz advogados Associados Não
Hemoce Iguatu Não
Prefeitura Municipal de Cedro Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto trata-se de uma ação de cunho social que integra comunidade escolar e comunidade externa com intuito de usufruirem de serviços gratuitos, assim como de atividades educativas.
Justificativa
Localização Geográfica e Contexto Socioeconômico: O IFCE Campus Cedro está situado em uma região que enfrenta desafios significativos em termos de acesso a serviços básicos, oportunidades de emprego e qualidade de vida. A área é caracterizada por indicadores socioeconômicos desfavoráveis, como baixa renda per capita e falta de infraestrutura adequada. Relevância para a Comunidade Externa: O campus é frequentado por estudantes de diversas cidades circunvizinhas, que muitas vezes enfrentam dificuldades para acessar uma educação de qualidade e oportunidades de desenvolvimento. Portanto, qualquer iniciativa do campus não afeta apenas seus alunos, mas também a comunidade externa que busca educação e capacitação. Responsabilidade Social e Institucional: Como uma instituição de ensino, o IFCE Campus Cedro tem a responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento social e econômico de sua região. Isso não se limita apenas à entrega de educação de qualidade, mas também à promoção de iniciativas que abordem problemas reais enfrentados pela comunidade. Sustentabilidade e Crescimento da Instituição: O desenvolvimento comunitário está intrinsicamente ligado à sustentabilidade e ao crescimento do campus. Uma comunidade mais saudável e próspera atrai e retém estudantes talentosos, professores e funcionários, contribuindo para o prestígio e o desenvolvimento contínuo da instituição. Sinergia com Políticas Governamentais: Projetos de desenvolvimento comunitário também podem alinhar-se com políticas governamentais e programas de incentivo ao desenvolvimento regional, tornando o IFCE Campus Cedro um parceiro valioso para a implementação dessas políticas.
Público Alvo
Comunidade local e de regiões circunvizinhas
Objetivo Geral
promover a integração da comunidade escolar do IFCE Campus Cedro com a comunidade externa, oferecendo uma variedade de serviços gratuitos que visam melhorar a qualidade de vida, proporcionar oportunidades de aprendizado e fortalecer os laços entre a instituição e a sociedade.
Objetivo Específico
Promover a consciência de responsabilidade social entre os estudantes e servidores do IFCE, destacando o papel da instituição como um agente de mudança positiva na comunidade. Criar um ambiente propício para a interação e networking entre os participantes, fortalecendo os laços entre o IFCE e a comunidade local. Realizar atividades de promoção da saúde, como exames médicos preventivos, distribuição de materiais informativos sobre saúde e bem-estar, e atividades físicas. Realizar cadastro para serviços como Bolsa família, CAD Único. Oferecer serviços essenciais, como exames básicos, orientação jurídica, entre outros, para melhorar a qualidade de vida dos participantes do evento e suprir necessidades básicas.
Metodologia
A princípio será realizada a parceria entre Prefeitura, através das secretarias de saúde e secretaria de Assistência Social, assim como Hemoce, órgão do governo do estado e provedores de outros serviços, como advogados, cabeleireiros e manicures, vacinação, oficina de dança. Por meio de parceria com a secretaria de saúde também será realizada palestra sobre saúde da mulher em alusão ao outubro rosa, onde será enfatizada a necessidade de cuidados preventivos para evitar o câncer de mama e outras doenças. Esses serviços serão disponibilizados no IFCE campus Cedro, para que o máximo de pessoas possam usufruir das ações ofertadas. Haverá um período de divulgação da ação através de rádio, mídias sociais, cartazes, visando ter o máximo alcance. Após realizada a parceria e a divulgação do evento, haverá um dia específico em que todos os serviços serão disponibilizados para a comunidade local e institucional. Após a realização da ação, sua avaliação se dará através do número de participantes atendidos.