Exibir Ação

Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
OFICINA GRAFITANDO E ENCANTANDO A PARTIR DA ETNICIDADE
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Étnico-raciais
Data de Início:
03/12/2019
Previsão de Fim:
28/12/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Fortaleza
Formas de Avaliação:
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Folder
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Anna Erika Ferreira Lima
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Anna Erika Ferreira Lima IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 03/12/2019 28/12/2020
Carolinne Melo dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Sim 2 03/12/2019 28/12/2020
Francisca Adriana Clemente de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 03/12/2019 29/07/2020
Francisco Romário de Sousa Holanda IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 03/12/2019 30/04/2020
Miguel Emanuel Furtado da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 03/12/2019 31/07/2020
Victor Henrique Sinval Cavalcante IFCE Integrante Discente IFCE Sim 2 03/12/2019 31/07/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Escola Indígena Kanindé de Aratuba Não
Povo Indígena Jenipapo-Kanindé Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 500,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 500,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2.000,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O "Projeto Grafitando e Encantando a partir da Etnicidade" visa aprofundar os conhecimentos dos participantes sobre a arte do grafite, transformando em arte o cotidiano indígena de duas aldeias do Ceará (Jenipapo-Kanindé e Kanindé de Aratuba). Serão concebidas atividades nas quais os participantes irão conhecer um pouco da história do grafite, seus diferentes estilos e técnicas, suas principais características, seus principais representantes a nível local, além de vivenciarem a grafitagem na prática, desde a criação do esboço no papel até a sua aplicação na parede.
Justificativa
A arte de grafitar faz parte de um processo de educação popular, onde as práticas de interação com o grafite geram uma atitude cidadã. Refletir, desenhar e colorir o muro são processos que incentivam o respeito e a solidariedade ao próximo. Tal exercício proporciona a realização de práticas culturais e de sensibilização/educação artística proporcionando vivências do fazer artístico, seja por meio de oficinas, cursos ou outras atividades de caráter educativo.
Público Alvo
Jovens estudantes regularmente matriculados em escolas indígenas de duas aldeias do Ceará, a Aldeia Encantada do Povo Jenipapo Kanindé e da Aldeia Fernandes, do Povo Kanindé de Aratuba. Docentes das duas escolas.
Objetivo Geral
Garantir o acesso democrático aos bens culturais, familiarizando os jovens indígenas com o universo das artes visuais a partir da grafitagem transpondo o conhecimento adquirido com o projeto em um local determinado pela comunidade em duas aldeias do Estado do Ceará, especificamente, nos Jenipapo-Kanindé (Aldeia Encantada) e nos Kanindé de Aratuba (Aldeia Fernandes).
Objetivo Específico
Divulgar a arte urbana (grafite) entre as comunidades indígenas com foto em sua etnicidade; Despertar o interesse dos participantes para os encantos da temática étnica; Promover a difusão de olhares e saberes sobre a arte urbana (grafite); Contribuir para a formação de um público apreciador da arte.
Metodologia
O presente projeto, está estruturado em Oficinas sobre o Graffiti como meio para desenvolver temas e atividades na área de Artes. É indicado para uso dos professores da rede estadual de ensino do Paraná, traz uma reflexão teórica sobre o graffiti, o patrimônio escolar e a sua relação com pauta da etnicidade, sugerindo atividades práticas e lúdicas que poderão ser desenvolvidas por alunos na faixa etária de 14 a 17 anos e recompostas pelos docentes como forma de dar sequencia ao ensino informal da identidade indígena e o cuidado com o patrimônio material das escolas que estudam. Nesse sentido, em cada Aldeia será realizada 5 oficinas de 5 h/a, divididas em aulas teóricas (2 Oficinas) e 3 práticas que irão culminar com a construção de um mural étnico desenvolvido pelos alunos e docentes. Material de consumo • (20) folhas papel craft grosso • (15) lápis preto • (15) borrachas brancas • (10) estiletes • (1) galão de tinta acrílica / branca neve • (15) bisnaga corante 3×5 cinco cores (azul, vermelho, preto, verde, amarelo) • (2) trinchas de quatro dedos (7cm) • (3) Pincéis (1 n°12), (1 nº 16) e (1 nº 20) • (2) Rolo de fita crepe