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Campus:
CAMPUS ITAPIPOCA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
IFCE Linguagens e Conexões
Área Temática:
Comunicação
Linha de Extensão:
Mídia e Comunicação
Data de Início:
20/03/2020
Previsão de Fim:
23/12/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100000
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Centros de Inclusão Digital e Social
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Umirim
Tururu
Miraíma
Itapipoca
Formas de Avaliação:
Pesquisa de Satisfação
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Cartaz
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Saulo Garcia
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Andre Igor Fonteles IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 23/01/2020 23/12/2020
Fernando Wellysson de Alencar Sobreira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 23/01/2020 23/12/2020
Francisco Jailon Ferreira Mendes IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 20/03/2020 23/12/2020
Saulo Garcia IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 23/01/2020 23/12/2020
Symon Tiago Brandao de Souza IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 23/01/2020 23/12/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
No ano de 1994, a antiga e renomada Escola Técnica Federal do Ceará passou a chamar-se Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Ceará (Cefet/CE). Anos mais tarde, ficou reconhecida como Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, assumindo, após tal nomenclatura, um compromisso ainda maior com a educação pública também no âmbito do ensino superior. Entre os acréscimos de sua missão, em 2005, com a publicação da Lei nº 11.195, foi lançada a primeira fase do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, com a construção de 64 novas unidades de ensino, iniciando, assim, a implantação de vários campi no interior do estado do Ceará. A partir desse processo de implantação, novos campi foram construídos em 33 cidades do Ceará, promovendo um ensino profissional e técnico de alta qualidade em localidades distantes da capital, em que a distância geográfica, normalmente, constitui um desafio a ser enfrentado pelo estudante do interior, que dificilmente possui condições financeiras para se manter na cidade de Fortaleza. A drástica redução dessa barreira geográfica, entre outros benefícios, democratizou o acesso ao ensino público federal por parte de estudantes com condições sociofinanceiras carentes. Em geral, os alunos do IFCE, lotados nos diversos campi de interior, são filhos de agricultores, residem, portanto, fora dos limites das cidades do interior em que os campi estão localizados. Nesse contexto, a realidade deles se configura bastante atípica se comparada aos da capital, por exemplo, a falta de informação e conhecimento da identidade, história e proposta de formação educacional da própria instituição de ensino. Em suma, nas cidades de interior do Ceará, nem sempre o IFCE é conhecido (e reconhecido) como deveria pela maioria da população, denotando, possivelmente, uma escassa rede de divulgação. No âmbito do IFCE – campus Itapipoca, percebe-se que há um trabalho de divulgação, mas que poderia ser mais intenso, amplo e direcionado, visando não somente captar ainda mais alunos, mas também promover uma integração e estabelecer um relacionamento profícuo com essa cidade de modo geral. Na consideração disso, surge a proposta do projeto IFCE Linguagens e Conexões, voltado para realizar uma ampla divulgação de nossa instituição e criar situações de produção textual (nas modalidades escrita e oral) em que os alunos (semestres V e VII) do referido campus possam protagonizar e desenvolver uma proficiência linguística.
Justificativa
Atualmente, constata-se que o IFCE campus Itapipoca ainda não possui uma rede suficiente de divulgação de suas ações na comunidade. Tal realidade pode ser facilmente percebida quando os moradores dessa cidade verbalizam que não conhecem essa instituição. Por conta disso, o projeto IFCE Linguagens e Conexões, de modo geral, pretende suprir uma necessidade do campus Itapipoca: divulgar, sistematicamente, as ações acadêmicas dessa instituição de ensino nas redes sociais e, ao mesmo tempo, captar mais alunos. Além disso, os estudantes participantes do projeto irão produzir textos nas modalidades oral e escrita.
Público Alvo
Estudantes das escolas públicas e privadas matriculados no 9º ano.
Objetivo Geral
Divulgar as atividades acadêmicas do IFCE campus Itapipoca nas redes sociais.
Objetivo Específico
Divulgar amplamente as atividades científicas e culturais do campus Itapipoca nas redes sociais; Produzir textos nas modalidades oral e escrita; Promover visitas guiadas ao campus.
Metodologia
Basicamente, a metodologia será a produção de textos (nas modalidades oral e escrita) para serem divulgados nas redes sociais. Essa produção textual descreverá as ações científicas e culturais desencadeadas no campus, em que os alunos protagonizarão três etapas: acompanhar o desenvolvimento das ações; registrar com fotos; produzir os textos e divulgar nas redes sociais.