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Campus:
CAMPUS QUIXADA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Inclusão escolar e acessibilidade pedagógica: garantia de acesso, permanência e participação
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acessibilidade
Data de Início:
05/12/2023
Previsão de Fim:
05/12/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
150
Carga Horária de Execução do Evento:
8
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Choró
Ibaretama
Ibicuitinga
Itapiúna
Pedra Branca
Solonópole
Senador Pompeu
Quixeramobim
Quixadá
Formas de Avaliação:
Trabalhos Escritos
Frequência
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Apresentação
Exposição
Palestra
Nome do Responsável:
Francelio Angelo de Oliveira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonio Arinilson Rabelo de Aguiar IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 05/12/2023 05/12/2023
Fatima Maria de Holanda Lima IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 05/12/2023 05/12/2023
Francelio Angelo de Oliveira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 12 05/12/2023 05/12/2023
Francisco Edson Alves Garantizado IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 05/12/2023 05/12/2023
Joao Paulo Holanda da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 05/12/2023 05/12/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O evento intitulado "Inclusão escolar e acessibilidade pedagógica: garantia de acesso, permanência e participação", é mais uma intervenção que visa promover o debate sobre a inclusão escolar, compreendo a acessibilidade como mecanismo que torna a oferta escolar adequada a todos, indistintamente. Sabemos que a escolarização dos estudantes público-alvo da educação especial nas escolas comuns da rede regular de ensino se constitui um direito assegurado por lei como está disposto na Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) e na Lei Brasileira da Inclusão das Pessoas com Deficiência (2015). Entretanto, entre a lei e o fato ainda existem lacunas que, na prática, inviabiliza a plena participação desses estudantes na vida escolar, o que reverbera em seu direito de aprendizagem. Sassaki (2009), nos admoesta sobre algumas barreiras que se interpõem no processo de inclusão das pessoas com deficiência, sendo elas, arquitetônicas, comunicacionais, administrativas, pedagógicas e atitudinais. Isto posto, este evento se propõe debater a acessibilidade pedagógica, entendendo-a como responsabilidade das instituições de ensino, juntamente com toda a comunidade escolar. Por meio de uma exposição sobre o tema da inclusão, apresentação artística e palestra sobre a acessibilidade, concepções e instrumentos de avaliação, esperamos fortalecer essa discussão e incentivar a consolidação da cultura inclusiva no IFCE.
Justificativa
O evento se justifica por meio da necessidade de fortalecer o debate da inclusão escolar nas instituições de ensino, em todos os níveis, etapas e modalidades. Ademais, destacamos a importância da visibilidade às práticas educacionais inclusivas, visto que os estudantes público-alvo da educação especial historicamente foram segregados e ficaram a margem dos sistemas de ensino comuns. Assim urge a necessidade de superarmos a "inclusão excludente" que muitas vezes exclui no interior das instituições escolares.
Público Alvo
-Professores de sala de aula comum e do AEE das redes públicas municipal e estadual de Quixadá e cidades vizinhas -Estudantes das escolas públicas de Quixadá e cidades vizinhas
Objetivo Geral
Debater sobre inclusão escolar e acessibilidade pedagógica,
Objetivo Específico
Apresentar, por meio de exposição, as ações de inclusão desenvolvidas no IFCE/Campus Quixadá. Discutir sobre concepções e práticas de avaliação da aprendizagem na perspectiva da inclusão escolar.
Metodologia
Para o alcance dos objetivos propostos, construiremos seguintes procedimentos metodológicos: 1) Apresentar, por meio de exposição, as ações de inclusão desenvolvidas no IFCE/Campus Quixadá. Esse objetivo será desenvolvido por meio de uma exposição intitulada ExpoInclusão. Serão expostas por meio de fotografias e vídeos as ações de inclusão realizadas no campus. Do mesmo mosto serão o expostos alguns materiais de apoio e tecnologia assistiva que dão suporte à inclusão de estudantes público-alvo da educação especial. Todas os elementos dispostos na exposição traduzidos em Libras para garantir a acessibilidade pedagógica de estudantes surdos. 2) Discutir sobre concepções e práticas de avaliação da aprendizagem na perspectiva da inclusão escolar. Será realizada no auditório uma palestra aberta com duração de 2h/a sobre Acessibilidade, concepções e instrumentos de avaliação na perspectiva da inclusão. A palestra será ministrada por um professor especialista na área, havendo um espaço para interações e debate com o público. - A divulgação do evento será realizada por meio das redes sociais do campo, e-mail/convite e no Site Oficial. - Os certificados serão emitidos por meio da comprovação de participação meio da assinatura de frequência. - O evento será avaliado pelos participantes por meio de feedback e sugestões a serem realizados oralmente ao final da palestra.