Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CRATEUS
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Ancestrais
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Artes Visuais
Data de Início:
05/12/2019
Previsão de Fim:
05/12/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1000
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Crateús
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Sistema acadêmico
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Francisco Flavio Dias Carneiro
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Francisco Flavio Dias Carneiro IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 05/12/2019 05/12/2021
Greice Kelly Vieira Soares IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 05/12/2019 05/12/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
FamilySearch International Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto de extensão Ancestrais é uma ferramenta que objetiva aproximar gerações, fortalecer a família, promover a preservação da história e cultura da comunidade, capacitando aos cidadãos ao uso de recursos gratuitos da parceria com o FamilySearch, que detém acesso gratuito a milhares de fotos, histórias, documentos e registros sobre História da Família. Os dados compreendem a mais de 70 países. O projeto Ancestrais atuará e contribuirá na esfera acadêmica, cultural, intelectual, social, (...), promovendo um salto em qualidade de vida a médio e longo prazo, afinal “o meu segredo é muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos” (Pequeno Príncipe). Para ajudar nessa grande busca, o FamilySearch vem constantemente reunindo, preservando e compartilhando registros genealógicos em todo o mundo há mais de 100 anos. O FamilySearch é uma organização sem fins lucrativos patrocinada por A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Website e mídias sociais do parceiro Website: www.familysearch.org Blog: www.familysearch.org/blog/pt Facebook: www.facebook.com/FamilySearchBrasil www.facebook.com/IndexacaoDoFamilySearch Twitter: www.twitter.com/FamilySearchBRA YouTube: www.youtube.com/familysearchBrasil Instagram: www.instagram.com/familysearchBRA Pinterest: www.pinterest.com/familysearchBRA Auxílio pessoal ao usuário E-mail: support@familysearch.org Telefone: 0-800-891-6465
Justificativa
É no relacionamento familiar que encontramos nossas maiores alegrias e nossas maiores tristezas. As alegrias advêm de colocarmos o bem dos outros acima do nosso próprio bem. Isso é que é amor. Como “nenhum sucesso na vida pode compensar o fracasso no lar” (David O. McKay), precisamos dar alta prioridade à família. Edificamos um relacionamento familiar profundo e amoroso fazendo coisas simples, como o jantar em família, reuniões familiares, ou simplesmente nos divertindo juntos. No relacionamento familiar, o amor se soletra assim: t-e-m-p-o, tempo. Reservar tempo para passar uns com os outros é a chave para a harmonia no lar. Temos que conversar uns com os outros, em vez de falar uns dos outros. Ambicionar estabelecer um lar é um desejo justo, implica em viver e ensinar princípios, cultivar valores, criar/educar filhos resilientes, aprendermos uns com os outros, valorizarmos nossas diferenças e as coisas que temos em comum, isso advém da soma de ações simples que demandam esforço consciente e diligente. Atribui-se a Leonardo da Vinci o dito de que “a simplicidade é a sofisticação suprema”. O Projeto Ancestrais se apresenta como um mediador simples no processo de ensinar indivíduos e famílias a REUNIR, CONSTRUIR e PRESERVAR a história de sua família na plataforma do FamilySearch, um recurso online gratuito, detentor do maior banco de dados de valor genealógico do mundo, com ampla variedade de canais de suporte aos seus usuários. Convidamos todos a DESCOBRIR a felicidade que sobrevém de conhecer seus antepassados, REUNIR entes queridos e CONECTAR gerações de sua família, afinal “é por meio de coisas pequenas e simples que as grandes são realizadas; e pequenos meios muitas vezes confundem os sábios.” Ademais, com autenticidade expressou O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, “Eis o meu segredo: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.” Nesse contexto, ao participar do Projeto Ancestrais você terá instrumentos para ver/tocar/reconhecer/viver o que mais importa.
Público Alvo
Quaisquer indivíduos com 8 anos de idade ou mais estão aptos. Faremos parcerias com escolas da rede pública e particular levando o treinamento até suas instituições e/ou trazendo-os para o Campus e capacitando-os em nossas instalações.
Objetivo Geral
Promover descobertas familiares, integrar e fortalecer a principal célula da sociedade por meio da construção e preservação de registro familiar, histórias, documentos, fotos e áudios na plataforma do FamilySearch International.
Objetivo Específico
Criar a conta de usuário no site FamilySearch.org para cada indivíduo; Auxiliar aos participantes a inserirem os nomes e dados de seus familiares na árvore familiar; Capacitar as pessoas a editarem as informações no banco de dados; Habilitar as pessoas a armazenarem infinitas histórias, áudios, fotos e documentos nas recordações do FamilySearch; Treinar o conhecimento de ferramentas de busca de registros, árvores familiares, genealogias, catálogo, livros e wiki de pesquisa; Proporcionar oportunidades aos integrantes de inserirem-se em atividades voluntárias que ajudam a acelerar a pesquisa em todo o mundo. Indexação e revisão de registros. Organização e revisão de lotes. Prover os vários canais de auxílio ao usuário do site.
Metodologia
Proporcionar que coordenador e integrantes do projeto realizem ações semanais (com indivíduos), mensais em escolas e semestrais (com grupos) para prestarem auxílio personalizado com o público. Esses encontros serão momentos para cumprir com cada objetivo específico estabelecido.