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Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Repensando a Prática Avaliativa no Contexto Escolar
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
21/12/2023
Previsão de Fim:
22/12/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
5
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
20
Carga Horária de Execução do Evento:
20
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Semi-Presencial
Formas de Avaliação:
Participação
Formas de Divulgação:
Entrega presencial de convites
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Simone Cesar da Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Francisco Jardilson Barroso Ferreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 21/12/2023 22/12/2023
Simone Cesar da Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 21/12/2023 22/12/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
É por meio da avaliação que se compreende o progresso dos alunos e torna-se possível identificar as lacunas no processo de aprendizagem. Ao longo dos anos, a forma de pensar e aplicar a avaliação evoluiu consideravelmente. Atualmente, entende-se que uma abordagem avaliativa mais ampla e inclusiva possibilita uma análise mais criteriosa do processo de ensino e aprendizagem e proporciona uma tomada de decisão mais assertiva para garantir o desenvolvimento integral dos nossos estudantes. As práticas avaliativas devem ser alinhadas com os objetivos pedagógicos, respeitando as particularidades de cada criança e ser capaz de promover um ambiente de aprendizado saudável e estimulante. Ao longo deste curso de extensão, os docentes serão convidados a compartilhar suas experiências, desafios e sucessos no que diz respeito à prática avaliativa. O momento possibilitará a colaboração coletiva e uma aprendizagem mútua, com intuito de contribuir para a melhoria do processo avaliativo no contexto escolar. Nesse ambiente formativo, trilharemos um caminho de reflexão e discussão sobre a avaliação da aprendizagem, uma vez que, ao repensar e buscar aperfeiçoar as práticas avaliativas, abre-se um espaço para avançar significativamente na construção de um ensino mais eficaz e por consequente uma aprendizagem qualitativa.
Justificativa
Repensar e refletir sobre a avaliação da aprendizagem é uma necessidade urgente no cenário educacional que ora se apresenta. A avaliação da aprendizagem é uma peça indispensável do processo educacional, posto que seu papel é orientar os professores e os estudantes, por meio de uma análise profunda de dados, quanto aos caminhos que devem ser percorridos para o progresso nas mais diversas áreas de conhecimento. Ocorre que, por vezes, a avaliação é vista apenas como uma medida de desempenho, com foco exclusivo nas notas e resultados finais. Essa percepção, cada vez mais comum, trata-se de uma abordagem limitada que torna o uso da avaliação um processo ineficaz, ou seja, que não impulsiona a aprendizagem. Nesse contexto, a formação, parte essencial do aprimoramento profissional que acontece durante a carreira de um educador, apresenta-se como instrumento favorável, pois permite a reinterpretação das práticas de ensino. Capaz de contribuir significativamente com o crescimento do professor, o momento formativo proporciona a reflexão, criando uma perspectiva de transformação e a oportunidade de experienciar novas abordagens de ensino. A formação continuada transforma-se em recurso estratégico para que as “inovações” sejam materializadas nas salas de aula. Em outra lógica, a dinâmica da formação continuada consiste em um caminho para a reapropriação da experiência adquirida tendo em vista adequá-la com as novas situações vividas pelos docentes da atualidade. (FREITAS, 2007, p.44) É muito importante que o professor esteja em constante atualização e busque o conhecimento necessário para embasar sua prática pedagógica. De acordo com Marin (2005), a formação continuada tem como objetivo principal capacitar e qualificar os professores, a fim de aprimorarem suas práticas educacionais, através do domínio de conhecimentos e métodos relevantes para sua área de atuação. Os docentes necessitam de quadros teóricos que desequilibrem seus credos e encaminhem suas decisões de forma proativa, lúcida, crítica, rompendo com o modelo de avaliação como medida, com um currículo técnico-linear e uma aprendizagem pautada apenas pela transmissão de conhecimentos. Há dificuldade de reagir e superar de forma mais acertada à tendência do controle, do julgamento certificativo, da seleção e da exclusão, reinando ainda na escola uma forte tradição positivista. (ZUKOWSKY – TAVARES, 2008, p. 216). Portanto, o curso de extensão proposto para a formação dos docentes é muito importante para o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem. Ao proporcionar reflexões e discussões para uma avaliação mais abrangente e eficaz, esse produto oportunizará uma melhor condução da avaliação no contexto escolar.
Público Alvo
Professores da educação básica do Município de Caucaia
Objetivo Geral
Propor melhorias na gestão das práticas avaliativas no contexto escolar
Objetivo Específico
Realizar o minicurso “Repensando a Prática Avaliativa no Contexto Escolar” com os professores do ensino fundamental; Promover a reflexão crítica acerca das concepções e práticas avaliativas no contexto escolar; Construir uma prática pedagógica do processo avaliativo escolar a partir das contribuições da avaliação por rubricas.
Metodologia
O evento consiste na realização de um minicurso fundamento na concepção da avaliação da aprendizagem escolar. Para tanto, selecionamos como metodologia a exposição dialogada sobre os aspectos conceituais/teóricos necessários acerca da avaliação no contexto escolar; estudo dirigido acerca da rubrica como mecanismo para aperfeiçoar a prática avaliativa escolar; planejamento de práticas avaliativas fundamentadas na perspectiva mediadora. O evento destina-se aos docentes das séries iniciais do ensino fundamental que lecionam no munícipio de Caucaia/CE. Desenvolver-se-á por momentos no formato a distância fazendo uso do Google Classroom para assegurar melhores condições dos professores participarem, bem como a realização de um acompanhamento mais personalizado. O minicurso seguirá o seguinte cronograma: 1º Encontro (Data: 21/12/2023) - Tema "Importância da Avaliação da Aprendizagem". Resultados esperados: Reconstrução de conceitos, trajetórias e funções da avaliação; Reconhecimento da relação direta entre Planejamento e Avaliação; conhecer o processo de avaliação por meio de Rubrica avaliativa. 2º Encontro (Data: 22/12/2023) Tema: "Práticas avaliativas numa perspectiva mediadora de formação". Resultados esperados: Adoção na prática educativa da perspectiva da Avaliação mediadora; Uso dos instrumentos avaliativos e tecnologias; Aplicação sistemática da Auto avaliação como mecanismo de reflexão da prática docente.