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Campus:
CAMPUS CAUCAIA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
PAPMEM - IFCE/Caucaia (Janeiro 2024)
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Humano
Data de Início:
22/01/2024
Previsão de Fim:
26/01/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Carga Horária de Execução do Evento:
39
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Semi-Presencial
Formas de Avaliação:
Prova
Frequência
Questionário
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Site institucional
E-mail
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Emanuel Mendonca Viana
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Emanuel Mendonca Viana IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 22/01/2024 26/01/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Uma das diretrizes do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), explicitamente expressa em seu contrato de gestão como organização social, é atuar em projetos de melhoria do ensino de matemática em todos os níveis. Os programas de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio (PAPMEM) do IMPA, vem, desde 1991, contribuindo para a execução desta diretriz, tendo mais de 1000 participantes desde o seu início. Tais programas visa oferecer treinamento gratuito para professores de Matemática do Ensino Médio de todo país. É realizado, sob diversas formas abordando assuntos relativos às três séries do Ensino Médio, embora com algumas variações em sua execução ao longo dos anos, as características fundamentais do programa tem sido as mesmas, em todas as realizações: cursos intensivos de curta duração (de 1 a 2 semanas), realizados nas férias escolares, com ênfase no fortalecimento do conteúdo matemático dos professores participantes. Destes programas resultou uma série de livros especialmente voltados para o professor de Ensino Médio, publicados na Coleção do Professor de Matemática da SBM (Sociedade Brasileira de Matemática) e é seguro afirmar que esta coleção representa a melhor referência disponível no Brasil para formação de professores de Ensino Médio de Matemática. Em outra fase, que contou com o auxílio do programa CAPES-FAPERJ, foram produzidos os livros intitulados A Matemática do Ensino Médio – volumes 1, 2 e 3. Como o próprio título indica, são organizados de modo a cobrir, cada um, o material de uma das séries do Ensino Médio. Além do cuidado com o conceito e a visão crítica de cada tema, presente em todos os livros da coleção, os livros dessa nova série se aproximam mais da sala de aula, discutindo a postura do professor ao ensinar cada assunto e dando sugestões para sua atuação. É permanente a preocupação de dar ao professor instrumentos para demonstrar a relevância do que ele ensina, relacionando os temas entre si e com as aplicações. Com o mesmo intuito dos programas do IMPA, o Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio do IFCE/Caucaia será uma boa oportunidade para aprimorar os conhecimentos matemáticos dos professores e dos alunos de licenciatura em matemática da comunidade, do município de Caucaia e regiões vizinhas.
Justificativa
Baseado em observações dos atuais professores de matemática do IFCE/Caucaia notou-se que boa parte dos alunos do Ensino Técnico do IFCE, campus Caucaia, bem como os alunos dos cursos de licenciatura em Matemática e de licenciatura em Química, tem dificuldades nas matérias relacionadas com matemática. Deduz-se então que tais alunos não receberam os conhecimentos básicos, do Ensino Médio, de matemática, e, portanto, existe a necessidade de capacitar, reciclar e incrementar os métodos de ensino dos professores de Matemática do Ensino Médio de Caucaia e regiões vizinhas, fazendo com que os alunos cheguem ao IFCE com uma melhor base em matemática o que na diminuição da evasão e retenção nos cursos. Os alunos das licenciaturas em matemática necessitam de informações acerca do ambiente de trabalho nas escolas e colégios, para saberem como reagir e interagir nesse meio, como avaliar as consequências de suas ações e para identificar o que podem partilhar com outras pessoas. Assim, os alunos que desejarem, poderão participar do curso tendo acesso tanto a conhecimentos matemáticos, bem como experiências profissionais dos professores que estarão no curso. Ademais, como os alunos irão receber um certificado no final de cada curso, então isto ajudará a melhorar o currículo dos discentes do IFCE, campus Caucaia, bem como a educação é um processo contínuo para toda vida.
Público Alvo
Professores de matemática do município de Caucaia e circunvizinhos, bem como alunos de graduação das IES
Objetivo Geral
Aprimorar os conhecimentos matemáticos do ensino médio de docentes e futuros docentes (alunos de licenciatura em matemática) da comunidade do município de Caucaia e regiões vizinhas.
Objetivo Específico
• Instituir parceria com o IMPA, visando a concessão de recursos, bem como bolsas e livros para os participantes; • Aprimorar o ensino de matemática na comunidade; • Apurar os conhecimentos de matemática dos novos alunos do IFCE, campus Caucaia; • Promover grupos de discussão e pesquisa em matemática; • Incentivar a prática de estudo e o hábito de reciclar seus conhecimentos matemáticos; • Inserir os graduando do curso Licenciatura em Matemática do IFCE – campus Caucaia na prática educativa.
Metodologia
O curso é ministrado pelos professores Antonio Branco, Carlos Nehab, Eduardo Wagner, Flávia Landim, Ledo Vaccaro, Luciano Castro, Marcos Paulo, Paulo Cezar, renomados nacional e internacionalmente na área de matemática. Tais professores possuem larga experiência com o ensino de matemática, sendo autores de vários livros na área. Um material didático será elaborado por eles especialmente para esse curso. O programa é realizado durante uma semana em tempo integral, das 9 às 17 horas, de modo independente nos meses de janeiro e julho, durante o recesso escolar. Cada um dos módulos do programa é realizado simultaneamente no IMPA e em instituições parceiras de todo o país. Contamos atualmente com cerca de 70 polos e de 3.000 professores participantes. No IMPA temos 150 alunos por módulo. As aulas expositivas são ministradas pela manhã e transmitidas ao vivo, via Internet, do IMPA para as instituições participantes em outros estados, utilizando a infraestrutura da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). No período da parte da tarde são realizados estudos dirigidos supervisionados por professores de cada polo. - Detalhamento do programa: I. Organização do Curso: O programa é realizado em módulos independentes, que abordam tópicos selecionados das três séries do Ensino Médio e alguns tópicos do Ensino Fundamental, tais como: Análise Combinatória, Medida e Forma em Geometria, Logaritmos, Trigonometria e Números Complexos, Coordenadas no Plano e no Espaço, Introdução à Geometria Espacial, Progressões e Matemática Financeira, Construções Geométricas etc. Em cada módulo, as atividades ocorrem durante os recessos escolares, em janeiro e julho. II. Desenvolvimento do treinamento: O grupo a ser treinado terá 150 professores no Estado do Rio de Janeiro e de 50 a 100 professores nos centros multiplicadores em universidades de todos os estados brasileiros. Cada módulo consta de treinamento em tempo integral (das 9 às 17 horas), durante uma semana. As atividades de cada dia consistem em aulas expositivas pela parte da manhã e trabalhos em grupo à tarde. III. Local de realização: Cada um dos módulos do programa será realizado simultaneamente no IMPA e em instituições parceiras de todo o país. As aulas expositivas serão transmitidas ao vivo, via Internet, do IMPA para as instituições participantes em outros estados, utilizando a infraestrutura da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Os professores participantes poderão enviar suas perguntas durante a realização das aulas, utilizando um programa de “chat”. As atividades da tarde serão conduzidas localmente.