Exibir Ação

Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Musculação e Comunidade
Área Temática:
Saúde
Linha de Extensão:
Promoção da Saúde
Data de Início:
19/02/2024
Previsão de Fim:
16/12/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
70
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Fortaleza
Formas de Avaliação:
Frequência
Participação
Formas de Divulgação:
Articulações institucionais
Redes sociais
Site institucional
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Raquel Felipe de Vasconcelos
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Raquel Felipe de Vasconcelos IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 19/02/2024 16/12/2026
Rommulo Celly Lima Siqueira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 19/02/2024 16/12/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto de extensão intitulado Musculação e Comunidade apresenta-se como parte integrante do Programa CAEF em Movimento. Sabe-se que a prática regular, sistemática e orientada de exercícios físicos, ligadas à adoção de um estilo de vida mais ativo, está diretamente relacionada à melhoria da saúde física, psicológica e do bem-estar geral das pessoas. Assim, esse projeto tem por objetivo proporcionar a prática orientada e gratuita de musculação, duas vezes por semana, para a comunidade externa e interna (acadêmicos e servidores) do IFCE, Campus Fortaleza.
Justificativa
Evidenciamos a necessária e emergencial busca pela promoção a saúde das pessoas como processo de universalização e democratização, na perspectiva sustentável de uma sociedade saudável e ativa, sobretudo, em tempos de modernidade líquida. Desse modo, significamos que a promoção de práticas corporais no âmbito da Educação Física entoa uma representação de educação, humanização e integralidade a saúde, uma vez que essa “possibilita o processo educativo como um todo, sem dissociar corpo e mente. Ela desenvolve, aprimora as habilidades físicas, morais e sociais. Se bem aplicada é uma excelente ferramenta de inclusão” (FERREIRA, 2010. p. 17) e, portanto, materializa-se sobre o compromisso e responsabilidade social. Com a intenção de promover práticas corporais através de aulas de Musculação, a serem realizadas duas vezes por semana, com a duração de 50 min cujo espaço destinado é a sala de musculação da CAEF, esse projeto poderá incentivar a aquisição de hábitos saudáveis (mais fortemente a prática de exercícios físicos regulares) e, consequentemente, diminuição e/ou eliminação de riscos de desenvolvimento de doenças crônico-degenerativas. Portanto, esse projeto beneficiará a população participante já que desenvolverá a consciência de movimento e controle corporal; auxiliará no processo de emagrecimento; trará melhoria da postura e do equilíbrio muscular; poderá diminuição da incidência de lesão; promoverá estabilidade articular e aumento da eficiência dos movimentos; melhora da força e resistência muscular, dentre outras necessárias para a eficiência diária. É válido ressaltar, ainda, que esse projeto gerará um vínculo institucional entre a sociedade e a universidade, através de ações interdisciplinares, de cidadania e de responsabilidade social, tais como, realização de palestras informativas e prestação de serviços.
Público Alvo
O público-alvo que compõe o projeto é formado pela comunidade local: familiares de servidores, servidores de outras IES, familiares dos alunos e comunidade circunvizinha.
Objetivo Geral
Proporcionar a prática orientada e gratuita de musculação, duas vezes por semana, para a comunidade externa e interna (acadêmicos e servidores) do IFCE, Campus Fortaleza, com vistas à educação e promoção à saúde como direito social.
Objetivo Específico
• Contribuir para a melhoria das capacidades motoras, afetivas, sociais e cognitivas da população inserida no projeto por meio de aulas orientadas. • Desenvolver o senso de cooperação e de participação, identificando a importância desta prática corporal como fonte de conhecimento cultural. • Oportunizar a melhoria da autoestima do participante através da valorização de suas habilidades sociomotoras e da capacidade de integração social; • Ampliar o repertório de práticas corporais e comunidade atendida pelo programa CAEF em Movimento.
Metodologia
1. Do local de atuação: O território de atuação do projeto abrange o lócus do IFCE campus Fortaleza, na sala de musculação, vinculada a Coordenadoria de Educação Física. 2. Do período de atuação: Esse projeto terá período anual de dez (10) meses, a partir de fevereiro de 2024, podendo ser renovado anualmente. 3. Do Público alvo: O público-alvo que compõe o projeto é formado pela comunidade institucional (Servidores e alunos do Cursos Superiores) e comunidade local (familiares de servidores, servidores de outras IES, e população adscrita). Tomando a dimensão do atendimento qualitativo, evidencia-se que o público alvo será composto por no máximo 35 sujeitos por turma. 4. Da equipe pedagógica: 01 coordenador geral do projeto que atua na coordenação e execução do projeto e 01 professor que dará assistência científico-pedagógica à turma. 5. Do desenvolvimento do projeto: Este projeto faz parte do Programa CAEF em Movimento e terá sua divulgação e abertura de inscrição realizada junto com as turmas do referido programa. Além disso, os bolsistas e demais integrantes do Programa CAEF em Movimento, também farão parte do referido projeto. As atividades desenvolvidas no projeto têm a duração de dez (10) meses (podendo ser renovadas anualmente), ocorrendo semanalmente, com carga horária semanal de 8 horas, a saber: 2 horas de práticas corporais inclusivas, 3 horas de planejamento individual, 3 horas de reuniões formativas. Serão realizadas também palestras e oficinas tratando da temática corpo e saúde para subsidiar e fortalecer a aquisição de hábitos de vida mais saudáveis. Dessa forma, haverá palestras e/ou oficinas com nutricionistas e fisioterapeuta para comunidade atendida. 6. Da avaliação do projeto: A avaliação será feita de forma qualitativa por meio da participação e frequência dos alunos às aulas e de instrumentos de avaliativos, tais como questionários, pesquisa de satisfação, entre outros. A partir da sistematização e leitura dos resultados obtidos serão emitidos relatórios, visando à verificação de resultados e metas assim como a produção científica.