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Campus:
CAMPUS CRATEUS
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Coro Cênico Karatis
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Música
Data de Início:
19/02/2024
Previsão de Fim:
20/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Crateús
Formas de Avaliação:
Frequência
Relatório
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Folder
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Francisca Amanda Bezerra Felix
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Biatriz Gomes Melo IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 19/02/2024 20/12/2024
Crisyani Soares Lima IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 19/02/2024 20/12/2024
Francisca Amanda Bezerra Felix IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 19/02/2024 20/12/2024
Iohannah Krishna Malveira Alves IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 19/02/2024 20/12/2024
Luca Cavalcante Barbosa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 19/02/2024 20/12/2024
Maria do Socorro Malveira Siqueira Secretaria Municipal de Educação de Crateús Integrante Sem vínculo Não 2 19/02/2024 20/12/2024
Sonia Sales Secretaria Municipal de Educação de Crateús Integrante Sem vínculo Não 2 19/02/2024 20/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto tem por objetivo a manutenção de um Coro Cênico no IFCE - Campus de Crateús, com encontros/ensaios semanais, que promovam a interdisciplinaridade (dialogando com as performances corporais do teatro) e transdisciplinaridade (na locução com a percussão corporal e o acompanhamento de instrumentos musicais adjutores ao canto coral). O intuito maior é utilizar o coral como meio de difusão e sociabilização cultural, além dos seus sentidos sensíveis, estéticos, técnicos e performáticos.
Justificativa
O canto coral como organismo coletivo humanizador, difusor de cultura, arte e sensibilidade estética vêm sendo utilizado desde as eras mais remotas da história da humanidade com seu poder de integração e transcendência no que tange a esfera dos saberes sensíveis (GOMES, 2015). De modo que percebemos a necessidade de manter iniciativas como estas no sertão de Crateús considerando o alto fator de sociabilidade e a escassez de projetos como estes, tendo em vista a interlocução do campus com a comunidade, que podem ser estabelecidos nesse harmonioso encontro de interesses. Pois na sociedade atual, inclusive a brasileira, assim como a população dos sertões de Crateús e municípios vizinhos observamos facilmente uma sede, desejo, de uma arte não mercadológica (ADORNO, 2001) que faça a fuga desse mercantilismo global avassalador que desconsidera individualidades e extingue a coletividade, restando apenas um cidadão padrão robótico e insensível. Fator verificável há tempos nas próprias audiências públicas realizadas pelo IFCE Crateús, onde os cursos de maior interesse seriam Licenciatura em Música e Licenciatura em Teatro, desse modo o coral surgiria como resposta a essa demanda da própria comunidade circundante imediata e intermunicipal. Nesse fluxo o coral aliado à sua técnica vocal seria um instigador promotor de autoconhecimento e a sensibilidade que permitem o encontro consigo mesmo e o mundo circundante (COELHO, 1999), a oportunidade de cada um descobrir-se e assumir-se como instrumento, instrumentista e luthier. Ainda vale ressaltar que aliado a vivência coral estética, performática e transcendente, algumas ressonâncias em potenciais de felling educacional são verificáveis nos envolvidos nesses processos de ensino e aprendizagem, tais como: o desenvolvimento motor nas questões de lateralidade, psicomotricidade geral e fina, raciocínio lógico matemático, processos mnemônicos e associativos, (re)interpretação e (re)significação de signos e símbolos linguísticos e musicais, liderança, trabalho coletivo, disciplina, concentração, desinibição, prontidão física, ludicidade e movimento. Para além disso, por se tratar de um projeto continuado, já foi possível observar através de relatos colhidos e através da avaliação contínua que os participantes demonstraram ter desenvolvido habilidades técnico-vocais, conhecimentos acerca das especificidades estéticas e interpretativas de diferentes repertórios da música popular brasileira pensando em termos de ensino-aprendizagem musical. Também mantivemos e expandimos a formação de plateia através das apresentações públicas e do crescimento de seguidores nas redes sociais do coro – tivemos um crescimento de cerca de 130 pessoas a mais acompanhando nossas atividades no Instagram.
Público Alvo
Qualquer indivíduo com a idade igual ou superior a 15 anos. Parte do alunado consiste em integrantes dos anos anteriores, por se tratar de uma atividade de extensão continuada, estes vão desde donas de casa até dentistas, professores e médicos da região do sertão de Crateús. Os novos integrantes serão aceitos através do processo seletivo ou por indicação até o preenchimento total de 40 vagas. Também, são beneficiadas as pessoas que compõem o público do Karatis nas apresentações feitas nos mais diversos dispositivos culturais e institucionais da cidade além dos seguidores das atividades do coro no Instagram, que até o presente momento conta com cerca de 330 pessoas.
Objetivo Geral
Por meio do coral difundir e promover sociabilização cultural, além dos seus sentidos sensíveis, estéticos, técnicos e performáticos.
Objetivo Específico
• Estudar música em seus múltiplos aspectos e funções na sociedade, porém ressaltando sempre o sentido do fazer música musicalmente (SWANWICK, 2003); • Compartilhar metodologias e vivências em canto e suas técnicas; • Promover vivências e culminâncias esporádicas para apresentar em praças, escolas, teatros e demais dispositivos culturais da cidade.
Metodologia
O projeto irá funcionar com dois encontros semanais de 2h, nas segundas e terças-feiras, das 17h00min às 18h30min. Parte desse alunado, já, consiste em integrantes dos anos anteriores (cerca de 28 integrantes), por se tratar de uma atividade de extensão continuada. Estes vão desde donas de casa até dentistas, professores e médicos da região do sertão de Crateús. Durante o restante do mês de fevereiro tiraremos uma semana – dois ensaios – para fazer um processo seletivo. Como pré requisitos estabelecidos estão: ter mais de 15 anos de idade, possuir interesse em se aprofundar na prática coral, disponibilidade de horários para participação dos ensaios e comprometimento de estudar os arranjos em casa. Durante os ensaios de seleção, a coordenadora do projeto apresentará o coral, como funcionam os ensaios e a aprendizagem dos repertórios, além de promover vivências de musicalização, técnica e iniciação à abertura de vozes para que os interessados possam conhecer na prática como se dá o andamento dos encontros. Essa seleção será divulgada principalmente nas redes sociais do coral, do curso de licenciatura em Música e do IFCE – campus Crateús. A partir de março, iniciaremos a montagem de um repertório focado em músicas tradicionais nordestinas. Até o presente momento já estão montados quatro arranjos a serem ensaiados ao longo do ano – dentre eles cânones, arranjos a duas e três vozes – que contemplam desde repertório folclórico até nomes que se consagraram também na música popular brasileira urbana, como Luiz Gonzaga, Huberto Teixeira e Catulo da Paixão Cearense. A ideia é desenvolver uma peça coralística em formato pocket que mesclará arranjos e cordéis – escritos pela coordenadora do projeto e por outros integrantes do coro. Além dos quatro arranjos já pré-estabelecidos, outros também poderão ser desenvolvidos ao longo do ano caso se mostre necessário pelas necessidades dos ensaios e da montagem. Concomitante aos encontros semanais, duas alunas do curso auxiliarão na construção de postagens nas redes sociais do coral para permitir aos seguidores (cerca de 330 até o presente momento) conhecer os bastidores de nossos ensaios além de postar curiosidades sobre a formação coral, sobre o Karatis e sobre o repertório que estamos construindo de forma a promover uma ação pedagógico-musical com as pessoas que acompanham o coral. Devido a comum evasão que já foi observada em anos anteriores, é possível que sejam feitos novos processos seletivos. Ao finalizar um processo de construção de repertório aprendido pelos componentes do coro dar-se-á o momento da performance pública que poderá ser realizada em teatros, igrejas, praças, auditórios e demais dispositivos culturais que nos forem solícitos e propícios. Esse momento também constará como parte do processo avaliativo, somando-se a assiduidade e envolvimento com o projeto e uma auto avaliação ao final do ciclo de cada apresentações. Espera-se que durante o mês de dezembro possamos realizar de uma a três apresentações com o repertório. Outras apresentações podem ser feitas ao longo do ano com os arranjos já prontos visto que o coro recebe convites de diferentes instituições, grupos e espaços culturais da cidade de Crateús e região. Nestas apresentações, serão feitos fotos e vídeos por membros do coro ou por outros estudantes do curso de licenciatura em Música de modo a montar um portfólio audiovisual das performances do grupo. Parte desse material será disponibilizado nas redes sociais também como forma de divulgar o trabalho do projeto.