Exibir Ação

Campus:
CAMPUS ACOPIARA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
ENEM BILIÍNGUE
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acessibilidade
Data de Início:
12/03/2024
Previsão de Fim:
17/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
5
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
20
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Acopiara
Iguatu
Formas de Avaliação:
Seminário
Frequência
Relatório
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Site institucional
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Raquece Mota Honorio Cruz
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Raquece Mota Honorio Cruz IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 12/03/2024 17/12/2024
Vanessa Guedes Ribeiro ALpha Terceirizações Integrante Sem vínculo Não 4 12/03/2024 17/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O IFCE campus Acopiara já desenvolve desde o início do ano de 2022 projetos na área da Libras tanto para pessoas surdas como para pessoas ouvintes. Para surdos, ofertamos o curso que Libras como L1 e o curso de Língua Portuguesa como L2. Nesse espaço de tempo ( cerca de 1 ano), pudemos perceber que os surdos que participam do projeto e que já haviam concluído o ensino médio sentiam o desejo de concluírem sua formação acadêmica pois se sentiram motivados pela oportunidade ofertada pelo campus Acopiara. Para Tanto, os alunos surdos que concluíram o ensino médio, se inscreveram na edição de 2023 do Enem e estão no presente momento nos preparativos para a realização das provas que contém conteúdo programático nas áreas de : Códigos e linguagens; ciências humanas; ciências da natureza; matemática e redação, conteúdos esses que almejamos explanar de forma significativa para que eles possam ter um desempenho satisfatório.
Justificativa
Este projeto contribuirá para uma maior evolução dos conhecimentos exigidos no enem, tendo em vista que os materiais como apostilas, simulados, serão traduzidos para Libras.
Público Alvo
Surdos que concluiram o ensino médio; alunos ouvintes que desejam estudar para o enem
Objetivo Geral
Utilizar estratégias bilíngues para a efetivação de conteúdos previstos no edital do Enem( Exame Nacional do Ensino Médio) para a comunidade surda que almeja continuar os estudos.
Objetivo Específico
Ofertar aos discentes surdos possibilidades de enriquecimento de conteúdos básicos para a realização da prova do Enem; Desenvolver atividades formativas de vocabulários dos pares línguísticos Libras/ Lingua Portuguesa; Oportunizar saberes formativos para o público alvo; Promover a inclusão e fortalecer os vínculos dos discentes surdos com a sociedade.
Metodologia
Ofertar aos discentes surdos possibilidades de enriquecimento de conteúdos básicos para a realização da prova do Enem; Desenvolver atividades formativas de vocabulários dos pares línguísticos Libras/ Lingua Portuguesa; Oportunizar saberes formativos para o público alvo; Promover a inclusão e fortalecer os vínculos dos discentes surdos com a sociedade.