Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CRATO
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Curta Espanhol
Área Temática:
Comunicação
Linha de Extensão:
Línguas Estrangeiras
Data de Início:
28/03/2024
Previsão de Fim:
28/06/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
25
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Semi-Presencial
Formas de Avaliação:
Trabalho em grupo
Frequência
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Site institucional
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Adriana Teixeira Pereira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Adriana Teixeira Pereira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 28/03/2024 27/06/2024
Jennifer Fernanda Parente Ferraz IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 28/03/2024 28/03/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A ação de extensão denominada "Curta Espanhol" consiste numa oportunidade de praticar a compreensão e produção oral em língua espanhola através da visualização de curtas-metragens, numa proposta semanal de atividades, totalizando 40h ao longo do semestre. A proposta é possibilitar um espaço de contato com a língua pela vertente do entretenimento e conseguir congregar as referências sociais e culturais desta língua, além de ampliar o repertório linguístico cultural do participante.
Justificativa
A ação de extensão Curta Espanhol é a uma iniciativa no campus para atuar no desenvolvimento de habilidades orais e promoverem situações de uso real da língua. Vale mencionar que a pedagogia de línguas tem associado o progresso da fluência em conversação à quantidade de prática em interações significativas. Assim, o Curta Espanhol é um espaço em que o participante poderá realizar esse tipo de atividade como complementação ao seu estudo em alguma disciplina, curso de espanhol, ou mesmo como uma forma de retomar uma prática suspensa.
Público Alvo
Alunos de outras Instituições de Ensino Superior, alunos de escolas de ensino médio ou técnico do Crato e região, profissionais de quaisquer áreas (independentemente de vínculo com instituição de ensino) e comunidade em geral.
Objetivo Geral
Habilitar a comunicação oral em língua espanhola, utilizando corretamente as estruturas de nível básico e difundir os valores culturais dos países que falam essa língua a partir de curtas-metragens.
Objetivo Específico
Desenvolver compreensão auditiva através de curtas; Praticar atividades de pronúncia, gramática e vocabulário que garantam reais possibilidades de interação e comunicação nessa língua; Desenvolver habilidades de análise crítica dos curtas por meio das discussões, apresentações e debates.
Metodologia
O presente projeto tem a intenção de tornar o ensino-aprendizagem da língua espanhola democrático e possível. A proposta é estudar/refletir/produzir nessa língua a partir de análises de curtas-metragens em língua espanhola. A escolha por este gênero cinematográfico se dá por ele ser um instrumento prático, curto em sua extensão e representativo real de aspectos culturais, sociais, históricos e linguísticos. Aspectos esses essenciais para o processo de aprendizagem de língua. Também permite que o contato com as diferenças e semelhanças culturais e linguísticas das línguas aconteça de maneira relevante, o que propicia a aprendizagem bem como o contato com o mundo externo. [INSCRIÇÃO] O projeto acontecerá semanalmente, ao longo do semestre 2024.1, contabilizando vinte encontros em total de 40h, dos quais deste devem ser 25% de forma sícrona, pela plataforma google meet. O participante deverá fazer sua inscrição no projeto, no período de 26 e 27 de março, via formulário google forms a ser divulgado pela comunicação do campus em site, instagram do campus. A certificação se dará a partir da exigência normativa 75% de frequência, da participação e da entrega do produto final do projeto. [PROCEDIMENTOS] Quanto ao aspecto metodológico, o professor-facilitador ofertará semanalmente um ambiente favorável à interação significativa, de cunho real ou simulado e toda a atividade será realizada em língua espanhola, sempre a partir dos aspectos levantados do curta assistido. Os conteúdos dos encontros não são pautados por uma sequência pedagógica pré-definida, como nas disciplinas regulares ou em cursos de espanhol convencionais. A intenção com essa proposta é permitir que a pauta de discussão seja construída de modo mais democrático, permitindo que os assuntos surjam também das necessidades dos participantes nos próprios encontros, em contraposição a uma pauta construída somente pelo olhar do professor e/ou da instituição (ou do escritor do material didático adotado, como é comum em alguns cursos de idiomas). [AVALIAÇÃO] O processo de avaliação do projeto tem caráter contínuo. Do ponto de vista qualitativo, a cada encontro é dada a oportunidade para os alunos expressarem suas opiniões com relação àquela reunião específica, com temática pré-determinada pelo curta-metragem. O diálogo aberto permite que haja feedback e aplicação de estratégias de melhoria paralelamente ao andamento das atividades. Também, ao final do semestre, contará com a produção de produto final – Vlog do projeto. A escolha por este gênero se dá pelo seu caráter interativo e integrador que poderá ser compartilhado com outros não membros do projeto. É preciso destacar que o Vlog, gênero predominante oral, é um tipo de conteúdo feito em vídeo por meio do qual uma pessoa/grupo mostra/trata de diferentes conteúdos e assuntos. [DIVULGAÇÃO] A divulgação do projeto e dos palnos de ação (Minicurso "La variedade linguística de la lengua española" e Ciclo de Debates: a interculturalidade através de curtas) será feita por meio das mídias sociais e site da Instituição, com o auxílio do Setor de Comunicação Social e Eventos do Campus Crato. Também será feita, dependendo do surgimento de oportunidade, por meio de outras mídias locais, convites e outros meios disponíveis. [PLANO DE TRABALHO] O projeto contará com a vinculação de dois eventos que ampliará os conhecimentos dos participantes do projeto, se assim desejarem, e/ou de participantes externos interessados em compreender e produzir em língua espanhola: 1. O minicurso “La variedad linguística de la lengua española”, cuja proposta é tratar dos aspectos introdutórios que se referem a oralidade da língua espanhola. Esta atividade contará com carga-horária de 10h, com inscrição prévia; e 2. Ciclo de debates: Interculturalidade através de curtas, consiste numa oportunidade de discutir e refletir sobre a interculturalidade no ensino de línguas e propor ações para combater preconceitos e indiferenças com apoio dos núcleos de estudos do campus (carga-horária de 6h). [RECURSOS] Espaço físico - sala de aula e auditório; Recursos audiovisuais - projetor, caixa de som e computadores; Material didático-pedagógico - quadro branco, pincel e textos (cópias).