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Campus:
CAMPUS ACARAU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Atividades Aquáticas no IFCE - Campus Acaraú: HIDROGINÁSTICA E NATAÇÃO
Área Temática:
Saúde
Linha de Extensão:
Desporto e Lazer
Data de Início:
12/03/2024
Previsão de Fim:
12/03/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Acaraú
Formas de Avaliação:
Frequência
Participação
Formas de Divulgação:
Rádio
Redes sociais
Site institucional
E-mail
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Juliana Martins Pereira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Emanoel Avelar Muniz IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 03/06/2024 06/06/2025
Juliana Martins Pereira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 12/03/2024 30/01/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O presente projeto objetiva dar continuidade às atividades de extensão em atividades aquáticas existentes há cinco anos no IFCE - Campus Acaraú. Nesse sentido, compreende-se a importância da prática de atividades físicas para manutenção de boas condições gerais de saúde e, em específico, a importância da prática de hidroginástica e natação por pessoas que apresentam limitações físicas e buscam práticas corporais que não tenham impacto. Ao longo dos anos de existência do projeto, identificamos que as pessoas idosas, quando questionadas sobre as diferentes motivações para a prática da hidroginástica, afirmam que a procura se dá devido a problemas de saúde e consequentemente por indicação médica. Mesmo mediante outras possibilidades de práticas corporais verifica-se que o mais comum entre idosos e pessoas que apresentam alguma limitação física é a prática de atividades em meio aquático, pois são consideradas práticas de baixo impacto, o que evitaria a ocorrência de lesões articulares (LEÃO et al, 2019). Observa-se que, ao longo de sua existência, o projeto de atividades aquáticas no IFCE - Campus Acaraú vem crescendo e ganhando importância tanto no município quanto na região, pois preenche uma lacuna existente (o oferecimento de práticas corporais gratuitas ou de baixo custo pelo poder público). Assim, apresenta-se a proposta de continuar com o oferecimento aulas de hidroginástica e natação pra a comunidade do município de Acaraú e região.
Justificativa
Existe carência no município de Acaraú e região de iniciativas voltadas para a prática de exercícios físicos, particularmente de atividades que sejam gratuitas e que possam ser realizadas por idosos. Por outro lado, sabemos que enfermidades como lesões articulares, fibromialgia, osteopatias, artrite, artrose, osteoporose, doenças cardiovasculares, estão entre as principais queixas das pessoas idosas referente aos motivos de procura da prática de atividades físicas. Parte desse público idoso praticante de hidroginástica recorre a atividades no meio líquido devido ao baixo impacto que a prática oferece para as articulações. Por se tratar de uma atividade de baixo impacto devido às propriedades da água, a hidroginástica tornou-se uma das atividades mais procuradas pela população idosa em geral. Os motivos que levam os idosos a ingressarem nas aulas de hidroginástica e impulsionam a permanência, principalmente os relacionados à melhoria da saúde física e mental, convívio social/amizade/sociabilização e o gostar de praticar atividades físicas no meio líquido. Assim, é um dado extremamente relevante que o grupo de idosos participantes dos projetos de atividades aquáticas no IFCE - Campus Acaraú não apenas tenham ingressado nas turmas, mas também participem ativamente das aulas, demonstrando aderência ao projeto. De posse do conhecimento desses motivos cabe ao profissional de Educação Física compreender as expectativas dos idosos, planejando suas aulas de forma que motive os alunos a darem continuidade a esta prática de modo prazeroso, com melhoria da autoestima e autoimagem (Aguiar,et al, 2017). No contexto do envelhecimento é de suma importância a prática de atividades físicas seja de qualquer natureza, e a manutenção de uma rotina ativa e cercada de atividades contribui de forma significativa para a qualidade de vida de todo indivíduo em qualquer faixa etária e principalmente para a pessoa idosa em seu processo de envelhecimento. No que se refere a prática da hidroginástica, segundo Leão et al (2019): a prática regular e orientada de hidroginástica traz inúmeros benefícios para os idosos, como melhora da capacidade aeróbia, da capacidade funcional, do equilíbrio postural, e da flexibilidade, auxiliando no controle de doenças crônicas como a artrose, e promovendo a inserção deste indivíduo no meio social, propiciando ao mesmo tempo uma melhor qualidade de vida e uma sensação de pertencimento a um grupo.
Público Alvo
Jovens, adultos e idosos do município de Acaraú e região
Objetivo Geral
Favorecer a prática de exercícios físicos pela comunidade local, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida dos participantes
Objetivo Específico
Atender pessoas que necessitam da realização regular de exercícios físicos, supervisionar as práticas, oportunizar a sociabilização especialmente de idosos que frequentam as aulas, melhorar a força, agilidade, flexibilidade, equilíbrio, entre outras capacidades físicas dos participantes. Oferecer atividades que os façam refletir sobre sua saúde e qualidade de vida.
Metodologia
A partir da aprovação do projeto serão abertas as inscrições (via edital) e, após o período de seleção, as aulas de hidroginástica e natação serão oferecidas em 4 horários (a serem determinados de acordo com a disponibilidade da professora). O acompanhamento será semanal e, de acordo com a frequência nas aulas poderá haver substituição dos participantes. Na inscrição é solicitado que se apresente um atestado médico no qual conste que o candidato está apto para frequentar as aulas. Além das aulas, serão oferecidas palestras e oficinas sobre saúde e qualidade de vida. O principal critério para escolha dos participantes será a ordem de inscrição e apresentação dos documentos solicitados, no entanto, terão preferência os alunos já participantes do projeto anterior.