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Campus:
CAMPUS AVANÇADO DE JAGUARUANA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
PROJETO DE XADREZ PRIMEIROS LANCES
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desporto e Lazer
Data de Início:
06/03/2024
Previsão de Fim:
06/02/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Russas
Morada Nova
Limoeiro do Norte
Jaguaruana
Itaiçaba
Aracati
Formas de Avaliação:
Frequência
Participação
Formas de Divulgação:
Rádio
Redes sociais
Site institucional
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Jorge Henrique Ribeiro da Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Christyan Soares Gomes IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 06/03/2024 06/02/2026
Jorge Henrique Ribeiro da Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 6 06/03/2024 06/02/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Este projeto de extensão é um sonho antigo e pioneiro na cidade de Jaguaruana-Ceará, Projeto de Xadrez Primeiros Lances deseja estreitar os laços acerca da prática do xadrez no ambiente escolar terá 4 horas de atividades semanais, o intuito de aplicar o jogo de xadrez em ambiente escolar é ampliar as possibilidades de produções científicos, promover o lúdico e ser mais uma ferramenta no processo didático de ensino e aprendizagem para estudantes das redes federais, estaduais, municipais e comunidade do Vale do Jaguaribe.
Justificativa
Em primeiro lugar, o xadrez é um verdadeiro exercício mental. Jogar xadrez requer raciocínio estratégico, análise crítica e capacidade de antecipar as consequências de cada jogada. Os alunos são desafiados a planejar seus movimentos com antecedência, considerar dissemelhantes opções e julgamentos embasados. Essas habilidades cognitivas aprimoradas durante as partidas de xadrez têm consequências na performance acadêmica, contribuindo em disciplinas como matemática, ciências e resolução de problemas. Além disso, o xadrez promove a criatividade e a imaginação. Os alunos são incentivados a explorar diferentes estratégias, maturidade intelectual e descobrir ações inovadoras para os desafios que surgem durante o jogo. Essa habilidade de pensar de forma criativa é transferível para outras áreas da vida, estimulando o pensamento inovador e a resolução de problemas complexos. O xadrez também desempenha um papel fundamental no desenvolvimento socioemocional dos alunos. Durante as competições, os discentes preparar-se para a vitória e a derrota, desenvolvendo resiliência e controle emocional. Eles aprendem a respeitar o oponente, a seguir as regras e a considerar diferentes perspectivas. O xadrez é um ambiente propício para promover a empatia, a paciência, o trabalho em equipe e a ética esportiva. Outra vantagem do xadrez é a sua capacidade de possibilitar a inserção e a paridade de oportunidades. O jogo é acessível a todos os alunos, independentemente de suas habilidades físicas ou condições socioeconômicas. Através do xadrez, os alunos têm a oportunidade de se envolverem em uma atividade intelectual desafiadora, independentemente de seus antecedentes ou isolados, promovendo a diversidade e a segurança de acesso ao conhecimento. Além dos benefícios individuais, o xadrez também pode ser utilizado como uma ferramenta educacional para promover o trabalho em equipe e a cooperação. Os alunos podem jogar em equipes, discutir estratégias e compartilhar conhecimentos. Essa colaboração fortalece os laços sociais entre os alunos e promove um ambiente de aprendizagem positivo e enriquecedor. Em suma, o xadrez nas escolas desencadeia um conjunto de benefícios multifacetados. Desde o desenvolvimento cognitivo e socioemocional até a inspiração à imaginação e à inclusão, o xadrez oferece uma oportunidade única para os alunos expandirem seus horizontes e adquirirem habilidades essenciais para confrontar os desafios cotidianos contemporâneo.
Público Alvo
Estudantes das redes estaduais, municipais e comunidade residente no Vale do Jaguaribe, que possua no mínimo ensino fundamental incompleta e na faixa etária de 5 a 90 anos. Serão destinadas 100 vagas.
Objetivo Geral
Incentivar a prática orientada do jogo de xadrez no Vale do Jaguaribe com a sede do projeto na cidade de Jaguaruana-Ceará, utilizando a metodologia dos Três Momentos Pedagógicos (3MP).
Objetivo Específico
• Ensinar o jogo de xadrez para estudantes das redes públicas federais, estaduais, municipais e comunidade do Vale de Jaguaribano; • Promover torneios de xadrez em conjunto com Federação Cearense de Xadrez (FCX) em diversas modalidades, com isto promovendo intercâmbio entre jogadores do Vale Jaguaribano; • Participar de competições realizadas pelas FCX, Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e Federação Internacional de Xadrez (FIDE) em todo território nacional.
Metodologia
METODOLOGIA Este projeto irá se apropriar inicialmente de uma abordagem qualitativa com um levantamento de aportes teóricos nos meios de vinculação científica para adquirir e compartilhar fundamentos acerca do jogo de xadrez com o público alvo, posteriormente a pesquisa-ação terá um caráter exploratório e quantitativo. 1. Local do projeto A sede do projeto de extensão será no IFCE Campus Avançado de Jaguaruana, mas não impedirá algumas atividades itinerante em outros locais públicos e privados. 2. Público alvo do projeto Estudantes das redes federais, estaduais, municipais e comunidade residente no Vale do Jaguaribe, que possua no mínimo ensino fundamental incompleta e na faixa etária de 5 a 90 anos. 3. Instrumento metodológico Crestani (2020) apud Japíassu (1976, p. 75), por sua vez, assim define a interdisciplinaridade: [...] podemos dizer que nós reconhecemos diante de um empreendimento interdisciplinar todas as vezes em que ele conseguir incorporar os resultados de várias especialidades, que tomar de empréstimo a outras disciplinas certos instrumentos e técnicas metodológicos, fazendo uso dos esquemas conceituais e das análises que se encontram nos diversos ramos do saber, a fim de fazê-los integrarem e convergirem, depois de terem sido comparados e julgados. Donde podermos dizer que o papel específico da atividade interdisciplinar consiste, primordialmente, em lançar uma ponte para ligar as fronteiras que haviam sido estabelecidas anteriormente entre as disciplinas com o objetivo preciso de assegurar a um seu caráter propriamente positivo, segundo modos particulares e com resultados específicos. Acredita-se que um caminho para o trabalho interdisciplinar nas escolas pode ser o uso da problematização como aspecto norteador das discussões em sala de aula. Essa problematização pode estar relacionada ao encontro de situações vivenciais próximas aos alunos, envolvendo aspectos sociais e culturais do meio envolvente. Nesse sentido, surgiram propostas de ensino e de organização curricular, como as propostas de Delizoicov e Angotti (1991), denominadas “Três Momentos Pedagógicos”. Organização e execução do projeto utilizará como ferramenta didática no processo de ensino e aprendizagem os Três Momentos Pedagógicos (3MP), essa ferramenta metodológica será aplicada na elaboração do material de didático e nas aulas expositivas nos encontros semanais em dois turnos. 4. Etapas do projeto Primeira Etapa – A escrita do projeto balizado nas normas de extensão do IFCE, e em seguida o coordenador do projeto formalizar junto ao IFCE Campus Avançado de Jaguaruana através da plataforma desenvolvida pela Pró-reitoria de Extensão (PROEXT). Segunda Etapa – Dialogar com as secretarias municipais, instituições de ensino e iniciativas privadas para aquisição de apoiadores e parceiros no desenvolvimento do projeto, antes de concretizar a parceria será consultado jurídico do IFCE sobre os procedimentos legais. Terceira Etapa – Divulgação, captação e inscrição do público alvo ao projeto. Quarta Etapa – Início do projeto no Campus Avançado de Jaguaruana, que inicialmente o projeto de extensão terá duração de 2 anos com inscrição para novos participantes ao projeto semestral.